domingo, 14 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Você concorda com a opinião do jornalista Saul Bogoni ?

Na edição de hoje do DN (14), o jornalista e professor Saul Bogoni, em sua coluna Sinopse, colocou uma nota em que afirma que pessoas leigas intensificaram nos últimos dias um debate sobre a fusão Uem/Fafipa.

Na verdade, este debate teve início com uma entrevista que o Pedro Artur fez com o vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá UEM, dr.Mário de Azevedo, que se formou alguns anos atrás pela Fafipa. Alguns dias após, o Pedro Artur entrevistou o reitor da UEM, prof.Décio Sperandio. Tudo isso após termos publicado em nosso blog um comentário a respeito da fusão, assinado pelo nosso leitor Demerval Silvestre, ex-vereador e produtor rural de nosso município.
Essas matérias, publicadas no Jornal do Meio-Dia pelas rádios Caiuá FM e Cultura AM instigaram o início das discussões.
Como nós entendemos que o jornalismo serve para provocar os debates da comunidade e não ficar simplesmente opinando sobre isso ou aquilo, querendo fazer valer nossas opiniões pessoais, abrimos espaços no Rádio e em nosso blog, para as pessoas opinarem sobre o assunto.
Sempre é bom frisar que o nosso blog chega a ter 2 mil acessos diários, atingindo formadores de opinião de Pvaí e paranavaienses que hoje não moram mais em nossa cidade, também nossos leitores.
Vale lembrar que a Secretária de Ciência e Tecnologia do Paraná, profa.Lygia Pupatto, quando esteve dias atrás em Pvaí, também foi entrevistada pelo Pedro Artur e se mostrou favorável à existência de uma discussão aprofundada sobre o assunto.
Eu não concordo com o jornalista Saul Bogoni quando ele se refere a essas pesssoas como leigas.
Nem tampouco são leigos os que postaram em nosso blog textos e comentários.
Hoje o DN publica uma matéria paga pela Fafipa, assinada pelo seu diretor, prof.José Paszczuk, em que ele mostra os avanços e investimentos na Fafipa e parece sinalizar que tá tudo bem do jeito que tá. No entanto, defende que é "necessário aprofundar as discussões".
Finalmente, faço um apelo aos que postaram comentários, textos, artigos em nosso blog a respeito desse tema. Analisem o que o ilustre jornalista escreveu - o texto está publicado logo abaixo - e comentem sobre isso.

PESSOAS LEIGAS intensificaram nos últimos dias uma campanha para anexar a Fafipa à Universidade Estadual de Maringá. O curioso é que segundo o diretor José Pasczuck, a comunidade acadêmica – professores da Fafipa e alunos – nem sequer foram consultados. Há muito cheiro de atividade meramente política nessa história. Sabe-se, inclusive, que algumas lideranças de Paranavaí que pensam em se lançar candidatos em próximas eleições, agendaram uma reunião hoje em Maringá para discutir o assunto com a cúpula da UEM.

Saul Bogoni - Coluna Sinopse - 14/12/2008

19 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Ele também é um 'jornalista' leigo. Não fez faculdade coisa nenhuma. Está com medo de perder a boquinha na Fafipa.

Rudiney ! disse...

Apenas deixando um link do meu blogue da foto que esta na casa da cultura.

http://rudineynaweb.blogspot.com/2008/12/uemfafipa.html

Abraço e sucesso no seu blogue.

Rudiney

Anônimo disse...

Joaquim

É lamentável o professor Saul Bogoni pensar assim.
Quando iniciamos a campanha para a Fafipa se tornar universidade no ano passado com a participação dos professores, falaram que faltava o envolvimento da sociedade em geral. Agora reclamam que a sociedade está organizada para isso.
A Fafipa não é particular para ser restrito assim.

Aproveito para dizer aqui, que me entristeceu perceber que o DN trata-nos (os blogueiros) como concorrentes. Recentemente o DN publicou 2 artigos insinuando que os blogs são "coisas do mau". Talvez, tentando desmerecer o nosso trabalho.
Veja os artigos:
http://www.diariodonoroeste.com.br/novo/noticia_det.php?cdnoticia=15318

http://www.diariodonoroeste.com.br/novo/noticia_det.php?cdnoticia=15410

Não oferecemos risco a um jornal tão grande e de tamanha tradição.
Eu sempre tratei o DN como parceiro e é assim que irei sempre manter, com muita humildade.

Gilson dos Santos disse...

E desde quando precisa ser especialista da educação pra saber que a UEM/FAFIPA é melhor pra nossa cidade?
Até o Chico Doido sabe que a fusão permitirá a vinda de muitos outros cursos que a FAFIPA não tem condições de trazer...
Saul Bogoni, vai catá coquinho...

Anônimo disse...

Saul, sabe daquele didato, quem fala de mais da bom dia a cavalo. Olha quando vc diz que professores e estudante não foram consultado, mostra o seu total desconhecimento sobre o assunto, vc não tem lido os artigos pró e contras a fusão nos blogs do joaquim de paula, do kaka (noroetão), valmir trentini,e talves não tenha lido o jornal diário do noroeste esses dias. Olha substimar a inteligência humana, são atitudes de pessoas sem virtudes ao contrário são cheias de vícios, dentre os quais, da crítica festiva com objetivos pirotécnicos e fantasiosas de conteúdo maléficos e ofensivos a todas que trabalham como volutários. Saiba você, que os que são a favor da FUSÃO são os que trabalham por idealismo, uma das virtudes importante senão a mais importante do ser humano, más nos entendemos que só às valoriza, quem tem a capacidade e a sensibilidade de enchergar o que é ser idealista, ao contrário de pessoas que tem visão míope, so veêm o umbigo, se indentificam , como pessoas que trabalham só por interreses pessoais, julgam o próximo como se o próximo fosse. Olha Saul , quando vc diz sermos leigos saiba que somos mais de 300 empresários de Paranavaí além de 22 entidades entre sindicatos , associações e clubes de serviços além do DCE da fafipa. Saul vc não pode ignorar os numeros negativos sobre os problemas sociais e ecônomico que o iapardes tem , vc foi na palestra no último dia 27 de outubro, proferida pelo dr Mário, vice reitor da uem, sendo que a nossa região amarga cresimento negativo em relação a outras regiões do Estado. Das duas uma ou vc não esta enchergando a nossa atual situação, ou você esta defedendo interesses pessoais obscuros. É de se lamentar que o chefe do nucleo de ensino, tenha tomado atitude tão infeliz.

Cássio Augusto disse...

Leigas???

É deprimente ver uma opinião desta publicada no jornal de circulação regional, mas sabemos que o DN vive de "matérias pagas" pelas prefeituras e que o jornalismo investigativo e de opinião isenta não é o seu forte!!! Quem acompanha o Jornal e a coluna no Bonogi sabe bem disso!!!

Não sou leigo no assunto, sou aluno da Fafipa, o Valmir também, o Leandro e o KK se formaram na Fafipa, o Prof. Augusto, Prof. Aníbal são professores da Fafipa, muitos dos comentários "anônimos" garanto de vêem de alunos da instituição!!!

É triste ver como o jonalismo provinciano do nosso DN também tenta se portar como uma "casta superior do conhecimento", o nosso famoso e golpista 4º poder!!!

Anônimo disse...

onde eu assino o que o Cassio Falou? Concordo 100%. Se o debate é feito através de leigos, o DN também o é. Um jornal cheio de jornalistas Eunucos, que não tem poder de fogo, só sobrevive de matérias pagas, o principal cliente a prefeitura. O DN não tem CREDIBILIDADE para falar sobre qualquer assunto, pois só noticia coisas pagas, e vive tomando barriga do outro jornal - semanal que também vive da prefeitura - da cidade (Relembrando é cópia).

O Saul está defendendo a boquinha que deve ter lá, como muitas outras pessoas do DN que possuem boquinha em instituições da cidade - fotografos e jornalistas vivem na prefeitura e na Câmara.

Chico Mendes

Anônimo disse...

O debate sobre a fusão ou integração FAFIPA/UEM diz respeito a toda a sociedade, pois é a esta sociedade que se destina uma Universidade.A integração entre a FAFIPA e a Comunidade, é um ideal que nos idos de 1983/84 até final dos anos 80 defendi como presidente do antigo DATA (hoje DCE) e que tantas gerações posteriores de acadêmicos defenderam e continuam defendendo. Portanto, esse assunto diz respeito desde o governador até o Seu José que trabalha no cabo da enxada lá no sitinho dele. Ninguém está mais ou menos qualificado para esse debate, se considerarmos que todo cidadão tem alguma relação, direta ou indiretamente, com a FAFIPA. Ex.? - a filha do Seu José que estudou e o neto do seu José que está para entrar na Faculdade, ou mesmo a enfermeira que ali se formou e que um dia vai atender o Seu José. Devemos ouvir o que o Seu José tem a dizer, pois que, de fora, sem interesse direito dentro da FAFIPA, ele pode, com muito mais propriedade contribuir com o debate, externando um desejo seu, mas que pode ser coletivo. Concluo fazendo um alerta: - Por duas oportunidades tivemos esse tema da fusão/integração posta de forma mais forte - a primeira no final dos anos 80, quando ao invés da integração FAFIPA/UEM, os mandatários da época cederam a Estadualização e gratuidade, que era nosso objetivo maior à época; e mais recentemente, quando o governo propos a criação da Unespar e discutimos a integração/fusão FAFIPA/UEM como uma alternativa naquele momento. Por fim o alerta: Em todas as vezes, a integração/fusão FAFIPA/UEM, embora desejada pela sociedade paranavaiense e regional e pelos acadêmicos representados pelo DCE, não prosperou. Prevalecendo os "status quo" e o interesse de alguns poucos, que embora poucos, têm a chave da Instituição, e jamais a entregarão facilmente para a comunidade acadêmica/universitária e para a sociedade em geral, mesmo que isso prejudique o interesse coletivo e o interesse do desenvolvimento de toda uma cidade e região. Continuarão ensimesmados, olhando o próprio umbigo, enxergando não mais além das paredes de um gabinete ou de uma sala de aula. Enfim, perguntem a eles, se a transformação da Santa Casa em Hospital Regional não significou imensurável avanço e conquistas para toda uma população? E voces se lembram, quando alguns leigos defendiam essa Regionalização e eu a defendia na Tribuna da Câmara, os experts e alguns outros, com interesses inconfessos, repudiavam a Regionalização da Santa Casa. O tempo mostrou onde estava a justa razão. É um problema no Brasil as mudanças ocorrerem de forma lenta e apenas consentida. Isso atrasa demais o nosso desenvolvimento e as conquistas de vida melhor para a maioria dos cidadãos. Mas vamos lá, lutem, não desistam, se organizem, lutem com determinação, fundamentem a proposta, ampliem a discussão, levem para o Fórum de Desenvolvimento (Paranavaí tem esse grande espaço de idéias e interesse coletivo, ali convivi muitos anos), rompam as barreiras político/partidárias, convidem deputados de Paranavaí e da Região, prefeitos, o DCE é imprescindível, a UEM deve ser convidada a integrar esse movimento, já que ela é parte da proposta. Enfim, mesmo aqui, em Alta Floresta, no meio da Floresta Amazônica, a 2.200 km de Paranavaí, estarei aí com vocês, pois sempre quis e sempre quererei o melhor para essa cidade e essa gente, onde ainda estão meus pais, irmãos, tantos familiares e amigos.
abraços. ânimo e êxito a todos.

Edmilson Botéquio
advogado em Alta Floresta - MT
e mail: ed.botéquio@hotmail.com

Anônimo disse...

Essa dúvida não deveria existir.

A fusão, na verdade, incorporação da Fafipa pela Uem, deveria ser uma luta de Paranavaí e região, visando introduzir melhorias para Paranavaí e vasta região.

As perspectivas são alvissareiras, com a melhoria na qualidade de ensino e, principalmente, ampliação do leque de cursos oferecidos. Ademais, o vice-reitor Mário Luiz Neves, que foi aluno da Fafipa, terá peso importante no processo, pois já se manifestou favorável à incorporação.

A comunidade de Paranavaí e da região não podem ficar reféns de interesses localizados e pontuais de meia dúzia de pessoas, inclusive do jornalista que manifestou sua opinião a respeito do assunto. Ele tem lá sua opinião e é preciso, claro, também ouvi-lo, mas que ele não pode é discriminar pessoas, selecionando quem é importante para discutir a questão.

Mas, enfim, essa é apenas uma amostra de como age e pensa a elite da cidade, e nada melhor que o seu porta-voz, para demonstrar, de forma cabal, como ela, elite, está sempre apostando na exclusão como melhor forma de perpetuar sua condição de classe dominante.

A Fafipa não é somente de Paranavaí. Ela possui inserção numa região vasta e as comunidades devem ser ouvidas acerca do assunto, inclusive os "leigos".

Os contrários à incorporação querem abafar o assunto, querem jogar para baixo do tapete uma aspiração justa e legítima como bem asseverou o Botéquio nesse espaço.

Anônimo disse...

O Saul!!gazeta do povo!!Bogoni nao sabe nada,pois...nem escrever a sua coluna(ele assina)mas...as matérias sao todas copiados da Gazeta do Povo do dia anterior,entao quando escreve alguma coisa de sua cabecinha,dá nisso...só sai besteira...o Saul é funcionário do governo do estado,sempre arruma uma boquinha.

Anônimo disse...

Quanta mediocridade hein Bogoni!
Tem muita gente que sempre viveram viveram pendurados nos cabides, cargos públicos, sem concurso que "jogam" igualzinho a você. Por gentileza, só escreva se for para contribuir com alguma reflexão séria, contra a favor, mas não menospreze a inteligência de nossa comunidade.

Neodo disse...

é Saul... .. foi mexer no vespeiro... saiu picado... Parece que a sociedade paranavaiense, ao menos alguma parte dela, não está contente com a situação atual.. (que de fato vem de bom tempo.. uns 50 anos, talvez???)...

se a elite que se apossou das instituições municipais e regionais permanecerem no domínio destas, por certo a FAFIPA (e as outras instâncias também), continuará a ser o que sempre foi: domínio exclusivo de alguns poucos..

Uma indicação do que falo é o fato de o campus da FAFIPA estar situado onde está. Alguém sabe por quê?

Anônimo disse...

Saul, por favor responda esta:
PO QUE SERÁ QUE SÓ OS LEIGOS SE MANIFESTAM AQUI?
Onde estão os doutores? Saul, que tal você consultar o Curriculum Lattes dos professores da FAFIPA no portal http://lattes.cnpq.br/
principalmente dos dinossauros e comparar com o Lattes de outras instituições... Você vai se decepcionar e mudar seu conceito sobre leigos. Por aqui, tem gente que nem sabe o que é isto. aliás, você sabe? Você tem Lattes? Ou é leigo?

joaquim de paula disse...

O Nêodo que postou o comentário acima não é o que escreve no DN e sim o filho dele, o Nêodinho, que é professor de uma Universidade do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Ei Joaquim,foi só o Neodo Júnior escrever aqui,que voce foi logo emendando,que trat-se do filho,pudera...já imaginou o funcionário apertar o patráo.Aí nao dava,né

Anônimo disse...

Como sempre, a mediocredade acompanha os textos do Pasquim do Bogoni.

Anônimo disse...

Saul Bogoni,jornalista dos bons,pois já nao usa mais o !!gilete-press!! na gíria de rádios,é quem recorta jornais para copiar textos,mas...hoje em dia...usa a internet e copia a matéria dos outros.Acorda SAUL pare de copiar...seja vc mesmo...escreva algo de tua cabecinha....

Anônimo disse...

ai de cima, quando ele da pra usar a cabecinha, sai essas besteiras. melhor continuar copiando tudo.

Anônimo disse...

Bogoni,
diz aí meu amigo o que você acha das seguintes questões:
1- Nepotismo, nomear a esposa para cargo de confiança?
2- Concurso público para aprovar a filha?
3- Ficar anos sem trabalhar, apresentando atestado médico, alegando doenças... Depois aparecer para ocupar cargo de confiança e receber FG, pois, num passe de mágica, milagrosamente, a doença sumiu?
4- Tudo isso, com um curriculum lattes de causar inveja a qualquer pesquisador, pois dada a quantidade de páginas o tal curriculum os pesquisadores sentem-se leigos?
Por favor, responda se for possível.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO