sábado, 20 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Prof.Anibal Pagamunici fala como foi a reunião de lideranças com o reitor da Uem

Na última sexta-feira (19), os professores da Fafipa estiveram reunidos pra discutir a tão propalada idéia de fusão Uem/Fafipa e firmar posições contra esse projeto que está sendo debatido na comunidade.

Como se sabe, na quinta (18) pela manhã, expressivas lideranças da comunidade paranavaiense e regional estiveram reunidas com o reitor da Universidade Estadual de Maringá UEM, prof.Décio Sperandio, para uma discussão sobre a possibilidade dessa fusão.
Entre essas pessoas estava o professor da Fafipa, Anibal Pagamunici - que é radicalmente contra esse projeto de fusão - e que nessa reunião da sexta falou sobre o que aconteceu no encontro da quinta-feira com o reitor da UEM.
O professor Anibal, na verdade, estava lá em Maringá como se fosse um "espião" dos contrários à idéia, como ele mesmo deixou bem claro em sua fala aos professores e que foi gravada pelo repórter do Jornal do Meio-Dia, Pedro Artur. Ouça : -

8 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

De Paula, muito importante a fala gravada do Prof. Aníbal Pagamunici.

Todavia, é de boa cautela que, antes de dar ou não créditos às suas palavras (inda que como "espião" confesso), que se ouçam o Diretor da FAFIPA e as demais pessoas também que estiveram na reunião com o Reitor da UEM, em Maringá.

Até porque, certamente naquele grupo (em Maringá), também devia haver outras pessoas com posições favoráveis, e até contrárias, como é a do Prof. Aníbal.

Mas uma coisa posso adiantar de minha parte, e que muito me intriga: pelos artigos, comentários e entrevistas que já li e ouvi até agora acerca da fusão FAFIPA/UEM, os contrários à fusão são todos os que têm algum cargo/função na FAFIPA, ou são amigos de alguém que os tem. Ora, sempre achei que é melhor mesmo ser cabeça de sardinha que rabo de baleia.

Mas no caso da FAFIPA, em mais de 40 anos seus dirigentes não conseguiram torná-la UMA BALEIA, e agora, na iminência de uma mudança favorável à comunidade maior de Paranavaí e região, os contrários à fusão querem travar o seu progresso da educação, agarrando-se no eterno da sardinha... Não me parece justo, muito menos razoável!

Neste caso da fusão, é preciso olhar Paranavaí com olhos desinteressados, desarmados, sem preocupação com as brasas... das sardinhas próprias.

Aliás, de tudo que vi ou ouvi, ninguém foi objetivo em informar à comunidade paranavaiense ONDE ESTARÁ O PREJUÍZO DA FUSÃO! ¿Será que não é porque a fusão FAFIPA/UEM só trará benefícios? (... mas não individuais, e sim para a educação, no seu sentido amplo.)

Anônimo disse...

Falou Balestra,eu ia escrever alguma coisa,mas v.s. disse tudo,um abraco.

Anônimo disse...

É lamentável ouvir 15 minutos e 7 segundos da VOZ do atraso. Veja o que este cidadão fez na Prefeitura de Alto Paraná, ele foi secretário lá e o PT dele se afundou. Sempre a mesma ladainha... A FG deve tá gorda.

Cássio Augusto disse...

Alguém sabe informar qual foi o encaminhamento da reunião de ontem na Fafipa?

Anônimo disse...

Aníbal,
como você é irônico e cômico. Ouvi as duas gravações aqui postadas, atentamente. Você faz comparações de número de alunos, de metros de construção, de serviços à comunidade etc.
A comédia é como você constrói um raciocínio capaz de levar os ouvintes à conclusão de que a FAFIPA em tudo é 25% ou + da UEM.
Você poderia então, continuar sua lógica matemática e aprofundar os percentuais. O que acha de queimar um pouco mais seus neurônios?
Quantos docentes têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA? Percentual de mestres e doutores: Quantos são na UEM? Quantos são na FAFIPA?
Quantos técnicos de nível médio têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA?
Auxiliar de serviços gerais: Quantos têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA?
Quantos técnicos de nível superior têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA?
Segurança: quantos vigilantes têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA?
Biblioteca: Quantos metros quadrados tm a biblioteca da UEM? Quantos metros quadrados têm a FAFIPA? Não esqueça de comparar também o acervo, afinal, isto importa muito.
Você sabe quantos bibliotecários têm na FAFIPA? Quantos têm na UEM? Qual a média de alunos por bibliotecários?
CNPQ/CAPES quantos projetos há na UEM? Quantos há na FAFIPA? Bolsas mestrado/doutorado destas instituições: Quantos há na UEM? Quantos há na FAFIPA?
Percentual de mestres e doutores: Quantos são na UEM? Quantos são na FAFIPA?
Auditórios e anteatros: Quantos têm na UEM? Total de metros quadrados de todos eles? Quantos têm mesmo a FAFIPA?
Média de livros lançados pelos docentes – qual a média da UEM? Qual a média da FAFIPA? Número de revistas científicas existentes na UEM? E na FAFIPA? Publicação QUALIS também é importante comparar?
Mestrados e doutorados: Quantos têm na UEM? Quantos têm na FAFIPA? Ao comparar o número de alunos por professores nas duas instituições e não considerar a orientação nos mestrados e doutorados, você comete uma desonestidade, pois causa a impressão que os fafipenses trabalham muito mais? Será que isto é verdade? Em partes sim, porém, como auleiros ou dadores de aula, porque a pesquisa e a publicação dos resultados destas, na FAFIPA, estão ainda para aparecer.
OUTRA COISA ANÍBAL:
Em seu curriculum Lattes – endereço: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537699A6
Você colocou lá para o CNPQ que trabalha na UNESPAR , até aí tudo bem. Mas, dizer que se formou em geografia entre os anos de 1972-1974 pela Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil – você não acha que é uma comédia? Existia, por acaso, esta instituição? Espero acreditar que não é vergonha de dizer que se formou pela FAFIPA, porque, se for, é muita contradição. Não é?
Ou você tem um diploma da UNESPAR?
No mais, parabéns, vi em seu curriculum que você trabalhou na UEM, fez mestrado na UNESP, fez especialização em Geografia pela UEM e Direito também pela UEM... Realmente a “UEM é fora de Série”... E eu afirmo: A FAFIPA também o é! Porém, sem comparações porque, isto é no mínimo risível.
Por favor, queira desconsiderar eventuais ofensas.

Anônimo disse...

Depois dos comentários do Dr BALESTRA e do bloganônimo 20:45, dizer mais o que,a não ser aconselhar o prof Anibal de Alto Paraná a fazer uma reflexão cair na real,caso o contrário o senhor poderar receber da família paranavaiense, uma mensão de "persona non grata" em nossa comunidade.

Anônimo disse...

Pergunta-se:
O Aníbal é o diretor da FAFIPA?

Anônimo disse...

É muito feio, desleal um professor ir à casa dos estudantes - DCE - e atacar as lideranças estudantis.
será que isso é ético?

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO