domingo, 21 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Argumentos contrários à fusão

O debate sobre a fusão ou não da Fafipa com a Uem está instalado em Paranavaí e deve se estender a todos os municípios do extremo Noroeste do Paraná.

Esse assunto, que já foi debatido alguns anos atrás, foi realimentado por pessoas e entidades classistas que são favoráveis à fusão, ou outra denominação que se queira dar a esse projeto.
E a volta das discussões se deu através de matérias publicadas no Jornal do Meio-Dia - rádios Caiuá FM e Cultura AM - e também aqui em nosso blog.
É preciso que fique bem claro que nem o Jornal do Meio-Dia e nem este blog estão tomando partido neste projeto. Estamos apenas abrindo espaço para que as discussões sejam levadas a efeito, de forma civilizada e inteligente, para que se chegue à melhor posição a ser tomada: fusão ou não.
Os contrários à idéia, só agora estão se movimentando, porque reconhecem que o movimento dos que são a favor está crescendo.
E pra reforçar o movimento dos contrários ao projeto, o professor José Paszczuck, diretor da Fafipa, convocou professores, funcionários e acadêmicos da instituição para uma reunião na última sexta-feira (19).
Nessa reunião, o professor da Fafipa, Aníbal Pagamunici, expôs aos presentes os argumentos contrários à fusão. O repórter Pedro Artur esteve presente na reunião e gravou as palavras do prof.Aníbal. Se você está participando deste debate, seria interessante ouvir o que disse o prof.Aníbal.
Ouça: -
* E para aqueles que estão "detonando" os políticos de Paranavaí , que estariam fomentando essa idéia de fusão, a bem da verdade, tenho que afirmar que o prefeito eleito Rogério Lorezentti e o dep.est.Teruo Kato estão apenas discutindo os prós e contras dessa idéia. Eu os entrevistei na última sexta-feira, no Jornal do Meio-Dia - AO VIVO - conversamos muito e, ao final, senti que os dois ainda não tem uma posição definida sobre o assunto. Entendem que o debate deve se aprofundar mais ainda, para que não seja tomada uma decisão equivocada. É o tal negócio: cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
====================================================
Utilizamos este espaço para dar visibilidade maior ao comentário de um leitor anônimo que contesta os argumentos do prof.Aníbal, que estão na gravação acima.
====================================================
Aníbal,como você é irônico e cômico.
Ouvi as duas gravações aqui postadas, atentamente. Você faz comparações de número de alunos, de metros de construção, de serviços à comunidade etc. A comédia é como você constrói um raciocínio capaz de levar os ouvintes à conclusão de que a FAFIPA em tudo é 25% ou + da UEM.Você poderia então, continuar sua lógica matemática e aprofundar os percentuais. O que acha de queimar um pouco mais seus neurônios?Quantos docentes têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA? Percentual de mestres e doutores: Quantos são na UEM? Quantos são na FAFIPA?Quantos técnicos de nível médio têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA? Auxiliar de serviços gerais: Quantos têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA?Quantos técnicos de nível superior têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA? Segurança: quantos vigilantes têm a UEM? Quantos têm a FAFIPA?Biblioteca: Quantos metros quadrados tm a biblioteca da UEM? Quantos metros quadrados têm a FAFIPA? Não esqueça de comparar também o acervo, afinal, isto importa muito. Você sabe quantos bibliotecários têm na FAFIPA? Quantos têm na UEM? Qual a média de alunos por bibliotecários?CNPQ/CAPES quantos projetos há na UEM? Quantos há na FAFIPA? Bolsas mestrado/doutorado destas instituições: Quantos há na UEM? Quantos há na FAFIPA? Percentual de mestres e doutores: Quantos são na UEM? Quantos são na FAFIPA?Auditórios e anteatros: Quantos têm na UEM? Total de metros quadrados de todos eles? Quantos têm mesmo a FAFIPA?Média de livros lançados pelos docentes – qual a média da UEM? Qual a média da FAFIPA? Número de revistas científicas existentes na UEM? E na FAFIPA? Publicação QUALIS também é importante comparar?Mestrados e doutorados: Quantos têm na UEM? Quantos têm na FAFIPA? Ao comparar o número de alunos por professores nas duas instituições e não considerar a orientação nos mestrados e doutorados, você comete uma desonestidade, pois causa a impressão que os fafipenses trabalham muito mais? Será que isto é verdade? Em partes sim, porém, como auleiros ou dadores de aula, porque a pesquisa e a publicação dos resultados destas, na FAFIPA, estão ainda para aparecer. OUTRA COISA ANÍBAL:Em seu curriculum Lattes – endereço: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537699A6Você colocou lá para o CNPQ que trabalha na UNESPAR , até aí tudo bem. Mas, dizer que se formou em geografia entre os anos de 1972-1974 pela Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil – você não acha que é uma comédia? Existia, por acaso, esta instituição? Espero acreditar que não é vergonha de dizer que se formou pela FAFIPA, porque, se for, é muita contradição. Não é? Ou você tem um diploma da UNESPAR?No mais, parabéns, vi em seu curriculum que você trabalhou na UEM, fez mestrado na UNESP, fez especialização em Geografia pela UEM e Direito também pela UEM... Realmente a “UEM é fora de Série”... E eu afirmo: A FAFIPA também o é! Porém, sem comparações porque, isto é no mínimo risível.Por favor, queira desconsiderar eventuais ofensas.

13 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

O vice Reitor Mario fez parte do Curso de Ciências Contábeis na FAFIPA, desistiu para fazer História na UEM. Mas nunca esqueceu da FAFIPA, afinal, fez História aqui também como presidente do DCE, havia um trio de militantes extremamente unidos, Mário, Botequio e Eliseu (aquele da Sanepar), eram na época do PC do B.

Cássio Augusto disse...

Bom discurso, mas não encontrei argumentos, apenas alguns números descontextualizados. A "velha guarda" é realmente velha!

Neodo disse...

Vamos pensar estratégicamente: Caso ocorra a fusão, quais consequências teremos?

Bem, em primeiro lugar, no caso da fusão, a Fafipa ficará sendo um campus da UEM.. bem, neste caso, somente um Diretor de campus e talvez coordenadores assistentes dos cursos sediados em Paranavaí.. diminui-se assim a folha de pagamentos da fafipa, sobra mais para investimentos locais e contratação de professores.. vão-se os anéis, ficam os dedos..

Por outro lado, se for uma NOVA UNIVERSIDADE (como alguns desejam) ou se torna universidade a própria fafipa.. bem, neste caso teremos o seguinte:

Cargos de Reitoria:

1 Reitor (magnifíco) um vice-reitor, pró-reitores (uns 8 pelo menos: de pesquisa, de extensão, de graduação, de pós-graduação, de assuntos comunitários, etc.. ,

Diretores de Escolas e Institutos (contabilidade, biológicas, pedagógicas, exatas, ciências humans e sociais, Letras, etc..) coordenadores de curso, qtos forem os cursos, etc.. ou seja: aumenta-se a folha e, portanto, menos contratações de professores...

É neste campo que acredito deva estar o imblóquio, o qui pro quo... autonomia ou dependência, status de reitor ou de Diretor de Campus? Enfim...

Em todo caso, é Pública e pública pode ser (pasmem!) gabide de empregos... se fosse particular, com certeza a opção seria pelo corte de custos e pela busca do ponto de equilíbrio.. e pelo lucro.. claro, menos despesas e sem prejuízos... mas mantendo a qualidade do ensino oferecido...

Com certeza a opção por autonomia, pela existência de maiores cargos, deve fazer com que muitos sejam contrários a uma ou outra opção.. e com certeza já devem estar se movimentando para isso (qualificando-se).. vimos aí um Diretor de Campus da UEM que possui pós-doutoramento na França.. quais seriam as qualificações exigidas para diretor de campus? Quais seriam as qualificações para Reitor? A disputa, portanto, resume-se a uma disputa por poder... Quem ficará com o Poder neste caso? A UEM, ou as elites locais? Para refletir..

Anônimo disse...

JOAQUIM DE PAULA SO UMA COISA NÃO CONCORDO, OU TALVEZ VOCÊ MESMO NAO SAIBA OU LHE INFORMARAM ERRADO, É COMO VC EXPOS ACIMA(convocou professores, funcionários e ACADÊMICOS da instituição) DE FATO NÃO FOI CONVOCADO OS ACADEMICOS POIS PRATICAMENTE NÃO VAI QUASE NINGUEM NA FAFIPA, POIS PRATICAMENTE AS AULAS JA TERMINARÃO E SE O FIZERAM FOI DE UMA FORMA QUE POSSO DIZER COM POUCO CASO, POIS ESTIVE NESSA REUNIÃO E TINHA POQUÍSSIMOS ACADEMICOS NESSA REUNIÃO.


UM ABRAÇO JOAQUIM E CONTINUE ASSIM

Neodo disse...

Retificando ... a palavra correta é CABIDE e não gabide como foi escrito antes..

Anônimo disse...

Anibal você ta naquela,'" faço o que eu digo mas não faça o que faço." Esse negócio de que se formou na UNESPAR em 1974, mentirinha cabiluda em . Assume que você se gradou na fafipa, afinal você não se considera fafipense,ou é pra enganar os colegas professores. Além do que, formou os filhos também na UEM. Morando em Alto Paraná, vindo a noite para fafipa dar uma faturadinha na boa , é isso professor ,dando uma de nóstalgico ,tentado enganar a galera ,com a história de ensinar o caminho do céu , com a
história da UNESPAR .OOOOOOOOOO professor, cai na real

Anônimo disse...

Gostaria de esclarecer quanto a minha formação. Ao fazer o meu currículo lates não foi possível colocar FAFIPA, pois está programado apenas para UNESPAR. Sou formado também pela UEM em direito diurno, mas prefiro que me conheçam pela FAFIPA, Unespar é apenas no currículo lates.

Anônimo disse...

Joaquim, como já te escrevi outro dia, seu blog é da maior importância para Paranavaí, somente os comentários anônimos podem usar da sua boa fé e atrapalhar o seu bom trabalho. Acredito no seu senso crítico para filtragem de opiniões e serei leitor assíduo de suas notícias. Um abraço!

Anônimo disse...

Esclarecendo, ao fazer meu currículo lates não foi possível colocar FAFIPA, pois o programa apenas aceitou UNESPAR, pois a mesma existe de direito. Sou formado, também pela UEM, em direito diurno, mas prefiro que me conheçam pela FAFIPA. Estou providenciando a inserção FAFIPA no meu lates.

Anônimo disse...

Joaquim uma mensagem minha saiu como anônimo, cara só o que me faltava. É que sou ainda muito ruim nessa de informática. Por favor corrija. Obrigado e um abraço!

Anônimo disse...

Vasculhando o sistema Lattes descobri que a Professora Doutora Isilda Campaner Palangana, professora associada – aposentada - da UEM, que possui um excelente currículo Lattes, afirma ter se graduado na FAFIPA.
Óbvio que lá não se gera a sigla FAFIPA, pois até hoje, quarenta anos passados, ninguém fez o credenciamento da FAFIPA nos órgão do MEC (CAPES e CNPQ), em vista disso, não há na FAFIPA os grupos PET’s, nem bolsa para Iniciação Científica, persiste-se o amadorismo, apesar do discurso SOMOS PROFISSIONAIS. Portanto, ao digitar o nome da Faculdade, como ninguém a credenciou, o sistema Lattes gera sua própria Sigla.
Se alguém tiver tempo para vasculhar mais o sistema Lattes, vai ver que mais pessoas afirmam ter se formado na FAFIPA, repito, esta sigla não aparece... O que aparece é o nome completo da Faculdade e outra sigla, gerada pelo sistema.
Veja o caso da professora Isilda que colocou corretamente a instituição em que se formou como aparece --> 1972-1976 – Graduação em Pedagogia – Fundação Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, FEECLEP, Brasil. É só conferir no seguinte endereço: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4766604E0

PS: A FAFIPA é sim uma importante instituição no Noroeste Paranaense, mas pode tornar-se melhor ainda como Universidade. Por que não como campus da UEM? Basta sermos competentes para garantirmos autonomia de gestão e financeira... Isto o próprio deputado Teruo que é um homem inteligente pode garantir na Lei que fará a fusão entre as duas Instituições e que tem que ser aprovada pela Assembléia Legislativa... É só conversar certinho, amarrar as coisas e sair do marasmo.

joaquim de paula disse...

Corrigindo, conforme comentário acima, a postagem do anônimo das 8:16 é do Prof.Anibal.

Anônimo disse...

De Paula, muito boa a observação do "anônimo das 10:00". Aliás, é um veradeiro certificado acerca da inércia dos atuais da FAFIPA, que sequer conseguem inserir a sigla no "Lattes"... mesmo depois de taaaanto tempo!

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO