sábado, 20 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Novo texto do Leandro Machado / Ele é contra a fusão

Por que não podemos ter mais uma Universidade no Paraná?

O cerne da discussão sobre a FAFIPA é a sua efetivação como Universidade e/ou elevação do seu patamar de desenvolvimento, e não exatamente a incorporação com a UEM, já que existe um trabalho de 1 ano e 10 meses de unificação das 7 faculdades do Paraná para a criação de um multicampi, dando origem a outra universidade.
O processo para a unificação destas faculdades já está em desenvolvimento e as faculdades estão finalizando a compatibilização do Projeto Político Pedagógico. A segunda etapa prevê o levantamento da necessidade de novos cursos, estruturação e corpo docente, dentre outras melhorias.
Esta universidade surgiria com 7 campus e com 52 cursos de graduação, só seria menor que a Unioeste que possui 8 campus. A menos de 2 anos foi organizada a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), que hoje é a 1º do ranking das Instituições de Ensino Superior no quesito de qualidade, segundo avaliação do Estado do Paraná. Esta instituição surgiu com a união de 5 faculdades que faziam parte do Projeto da Unespar .
Atualmente a FAFIPA participa de um processo similar da UENP, no qual as faculdades propõem a unificação em busca do fortalecimento. Este Trabalho será apresentado ao Governador Requião seguindo a estratégia de articulação. Caso o mesmo não seja favorável será apresentada ao Senador Osmar Dias e ao Prefeito eleito de Curitiba Beto Richa, possíveis candidatos a governador do Paraná nas próximas eleições.
Com relação à proposta que visa tornar a FAFIPA um campus da UEM, o interesse da UEM é beneficiar apenas si mesmo como instituição, uma vez que está buscando a Federalização e se fortificaria com a fusão com a FAFIPA, deste modo, alimenta uma discussão equivocada de fusão. Caso aconteça a fusão FAFIPA/UEM mesmo que existam maiores precauções para que a FAFIPA não perca autonomia administrativa e financeira esta ainda estaria prejudicada, pois no conselho Universitário só teria uma cadeira, e seguindo um raciocínio lógico estaremos realmente subordinados as decisões tomadas pela UEM.
Antes de fazer um incorporação sem maiores reflexões deveríamos respeitar o trabalho desenvolvido pelas 7 faculdades que buscam unificar-se. Precisamos sair da discussão ilusória, para uma visão prática e objetiva.
Não é toda a sociedade que acha que a incorporação seria a melhor alternativa para a FAFIPA, pois se existe uma possibilidade de desenvolvermos a Faculdade sem risco da perda da autonomia, deveríamos ponderar.
As instituições de ensino superior como a FAFIPA vêm se emprenhando no Plano Desenvolvimento Institucional (PDI). Todas as instituições com este documento bem estruturado poderão subsidiar um Plano Integrado de Desenvolvimento Institucional (PIDI) que consolidará esta nova Universidade, seja com a denominação de UNESPAR ou qualquer outra sigla.
Caso a FAFIPA saia do processo de consolidação como multi campi estará prejudicando as demais Faculdades que vêm trabalhando a quase dois anos para que isso aconteça. Professores relatam que participaram de várias reuniões nas Faculdades, sendo que a falha ocorreu ante a falta de divulgação deste trabalho. Hoje a FAFIFA está caminhando bem e planejando o futuro, agora fica fácil pegar a bandeira da fusão e tentar correr na frente, sem levar em conta a necessidade de uma discussão na FAFIPA com a participação da Associação das Instituições de Ensino Superior, as demais faculdades (que estão participando do processo de unificação) e a sociedade. É necessário que todas as possibilidades de elevar o patamar de desenvolvimento da FAFIPA sejam esgotadas antes de se pensar em uma fusão com a UEM, que tem como objetivo não apenas o benefício desta.
Leandro Machado

Pedagogo formado pela FAFIPA

9 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

01 - O JOAQUIM POR FAVOR DESCUBRA PARA OS LEITORES DO BLOG, AONDE ESSE PEDAGOGO EXERCE A SUA "PEDAGOGIA".
ESSE CARA DEVE SER ALUNO DO RADICAL PAGAMANUCCI...III ERREI NÃO É RADICAL É ANÍÍBAAAL, ME PERDOE.
02 - JOAQUIM ESSE SEGUNDO PEDIDO MEU SE VOCE NÃO CONSEGUIR ATENDER, NÃO TEM PRONLEMA NÃO, POIS TENHO QUE ADMTIR, É COMPLICADO,
COMO QUE UM REPRESENTANTE DO CODEP FALA EM NOME DO ´CONSELHO, DE FORMA CONTRÁRIA?***********************************
CADÊ O CODEP, CADE A ACIAP?
ESSE LEANDRO TRABALHAVA AONDE MESMO? OU ELE NÃO TEM PATRÃO?
COM A PALAVRA, O PATRÃO.
SE LIGA, ÔÔÔ GABRIEL PENSADOR!!!

Anônimo disse...

Leandro mudou de lado. Agora quer uma Universidade. Quer se unir com Jacarezinho.
Tenha paciência............
Todos os que são contra a fusão agora só falam nisso. Mandar a discussão pra'bem longe.
Fazemos o seguinte: faz-se a fusão e Leandro e outros zés ruelas continuam o trabalho para uma universidade autônoma.
Marco Tulio. S Carlos do Ivaí
Não atrapalham mais.

Anônimo disse...

O office boy da direção da fafipa, acha que temos a memória curta,ou esta achando que somos otários, de novo falando da tal malfadada UNESPAR. O meu amigo nessa a população não entra mais não. Isso é querer aplicar o golpe do conto do bilhete premiado, os CONTRAS não tendo coragem de falar das suas verdadeiras intenções, que são de interesses pessoais inconfessáveis, querem agora ressuscitar o neandertal "UNESPAR," aliás já nasceu morta esse tentativa no passado. Quem tenta substimar a inteligência alheia , tem que tomar cuidado ao tomar lacto purga, pode murchar a cabeça.Nós os favoráveis a FUSÃO, lutamos para que as famílias paranavaienses e da região, tenham a oportunidade de estudarem seus filhos numa universidade que é a lª do Estado do Paraná, aqui em Paranavaí. Como se posiçionar contra esse desejo da nossa comunidade, politicamente seria suicídio. Muitos dos contras estudaram seus filhos na UEM em Maringá, com cursos existente na fafipa, como explicar isso ?, com a palavra os professores fafipenses.

Anônimo disse...

Eu já falei e volto a repetir,esse Machado(parente do Lauro) é pura ficcao científica,daqui a 200 anos as suas opinioes vao servir para o homem ir passear na lua,é pedagogo,e eu tá p da vida com ele,é muito complicado.

Cássio Augusto disse...

Ué... não temos que VALORIZAR a Fafipa que é de Paranavaí? Então pq UNIR com outros campus? Esse negócio de UNESPAR nunca saiu do papel. Já nasceu morta!

Pela incorporação AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.

Anônimo disse...

PARABENS Leandro, Vejo pessoas defendendo a fusão sem conhecer a FAFIPA, meros politiqueiros que se aproveitam para aparecer.
Estes deviam visitar os Campus de Goiore, Cianorte, Cidade Gaucha... ai teriam a noção da realidade de um campus da UEM...
PS: NÃO EXISTE A FIGURA DE CANPUS AVANÇADO, COM AUTONOMIA NO REGIMENTO DA UEM....seriamos somente uma filial...

POR ISSO CONHEÇAM TODOS OS DETALHES POIS DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR

Anônimo disse...

O bloganônimo das 08:48,será que vc conhece mesmo os campus regonais da UEM ?, se vc conhecesse não comentária tal afirmativa, vc não ouviu as entrevista do diretor do campus de umuarama e a do prefeito de Cianorte ?. Olha procure aqui mesmo no blog do joaquim às entrevistas e para de comentar besteiras, assim vc não vai fazer o papel de bobo(a) da corte

Anônimo disse...

OLA LEANDRO FICA DIFICIL DAR CREDITO A VOCE, POIS QUE SAIBA VC NÃO SIMPATIZA COM AS IDEIAS DE PAULO FREIRE UM DOS GRANDES NOMES DA PEDAGOGIA. É DIFICIL UM PEDAGOGO NÃO SER A FAVOR DESA REFERENCIA COMO PAULO FREIRE, AI EU ME PERGUNTO SE VC TEM AS INFOMRMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA POPNDERAR UM ASSUNTO DE TANTA IMPORTANCIA COMO ESTE.

Anônimo disse...

Realmente, tem cheiro de bagaço de "laranja" no ar.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO