sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Quebra de tradição provocou tiroteio entre ciganos em Paranavaí / Resultado : 4 mortos e 5 feridos / Veja as fotos

A quebra de uma tradição cigana provocou uma tragédia na noite desta quinta-feira em um acampamento em Paranavaí.

Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas, três delas estão internadas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Paranavaí, depois de um tiroteio ocorrido em meio a uma festa de casamento.
A confusão começou quando uma família cobrou o compromisso assumido por outra. A filha que havia sido prometida para um jovem, casou-se com outro. A quebra da tradição provocou a briga, que terminou em tiroteio, nas mortes e em feridos.
A briga teve início por volta das 19h30 de ontem (25), no acampamento armado em um terreno baldio, localizado em frente ao Harmonia Country Clube, no Jardim São Jorge.
Segundo informações da Polícia Civil, durante a festa de casamento, os ciganos beberam muito. Com a chegada do jovem "desprezado", começou o desentendimento que, rapidamente, transformou-se em um quebra-quebra generalizado.
Como muitas pessoas estavam armadas, houve uma vários disparos. Em conseqüência, morreram Renato Alves, 51 anos; Vaussemoura Alves Ferreira, 29 (pai e filho); Derivan Alves da Silva, 45 anos; e Delvane Alves da Silva, 17 anos (também pai e filho).
Os feridos são José Ribamar Neves da Silva, 18; Edinael Ferreira Alves, 24 anos; Jaílton Alves Castelo Branco, 30; Julsonéia Neves da Silva, 58; e Jucelino Alves Ferreira, 38 anos.
Foram presos, Wecley Wander Castelo Branco, 22; Demivaldo Gomes da Silva, 29; Walto da Costa, 42; Gil Alves, 51; Valdecy Oliveira da Silva, 26; e Paulo Henrique da Costa, 23.
A Polícia apreendeu um revólver 38, com capacidade para cinco tiros, com uma munição deflagrada e uma intacta, um espingarda .12 e três facas.
Cinco veículos também foram recolhidos pela Polícia. Uma caminhonete S 10, com placas de Santa Rita do Passa Quatro (SP); uma Veraneio, com placas de Paranavaí; uma Caravan, com placas de Mogi Guaçu (SP); e um Opala, todos com avarias na lataria, inclusive, com perfuração de projéteis de bala.
Na manhã desta sexta-feira, várias pessoas foram até o local da tragédia. A imagem era de um campo de batalha. Em perícia, a Polícia Civil encontrou mais três revólveres calibre 38, uma espingarda e várias munições.
========================================================
Veja abaixo nas fotos tiradas pelo Pedro Artur na manhã de hoje (26) os ciganos preparando-se pra mudar, os carros danificados por tiros, pedradas e pauladas, as armas e munições usadas, o público observando a movimentação no acampamento e as barracas sendo desmontadas.
========================================================
Clique nas imagens para ampliar

8 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

eu tinha as coragem de pegar essas ciganinhas ai da foto.

Anônimo disse...

De Paula, a cultura cigana é muito bonita, mas apesar de ser um povo com roupas coloridas, tanta religiosidade, de crerem na reencarnação, também vige entre eles “doenças” humanas como o ciúme, a intolerância...

A partir disso talvez a gente consiga entender um pouco a tragédia vinda duma dissensão, muito embora não possamos jamais admitir que seja uma forma de solução, sobretudo num dia mágico como é o Dia de Natal, escolhido por eles para que se dessem dois casamentos.

Pelo jeito, faltou no acampamento uma liderança forte... e agora a Justiça mostrará sua mão pesada aos que não exerceram a tempo o mister de líder. Deixaram uma eterna marca triste para a cidade...

Aliás, De Paula, quando olho para o longínquo passado, e recordo os inúmeros crimes que marcaram com tinta negra a história aí nesta minha terra natal de Paranavaí, não me surpreendo, e aí continuo com minha convicção pessoal: Paranavaí tem uma aura pesada, vinda de remotíssimos tempos, os de Montoya, os da Fazenda Brasileira, e et ceteras, épocas de perdas de muitas almas inocentes...

Então só me resta dizer: - Valei-me meu São Serapião, protetor dos órfãos...

P.S.: De Paula, por um equívoco de minha parte, este comentário saiu na outra chamada sua da matéria.

Anônimo disse...

OIIIA...VAMUUS FAZER O SEGUINTE. EM PRIMEIRO LUGAR, A GENTI DIVIDE EM TREIS PARTIS ESSE PESSOAR TODO.
1ª PARTI = A GENTI MANDA PRO ANONIMO DAS 19:54...aiii qui nojo.
2ª PARTI = A GENTI MANDA PRO DR. BALESTRA.
3ª PARTI = AAA ESSA SIM, O FILÉ, A GENTI MANDA LÁ PRA JANE DO XIRANHA, LA PRA GUAIRAÇÁ. VE SE PODE, O CASAL VEIO PRESTAR SOLIDARIEDADE AOS BADERNEIROS, O DR. DELEGA NUM RECEBEU ELIS NÃO, MAIS,...INTREVISTAS NA RÁDIA OS POMBINHO DERAM....RÁRÁRÁ...NUM FOI NA SUA NÃO NÉ DEPAULA???

OOO DR BALESTRA, EU TERMINO CUMA PALAVRINHA PRO SENHOR...SÓ POR DEUS MIIEEESMO.

Anônimo disse...

Ao "anônimo das 21:50": obrigado pela sugestão, porém não tenho pendores pra causas criminais; é que entendo que o crime não compensa... nem para o criminoso, e muito menos pro advogado... Quem gosta mesmo de crime é Promotor de Justiça, Delegado e médico legista, necessariamente. Eu sou da paz... abs

Anônimo disse...

RESPOSTA A J.ROBERTO BALESTRA -: A CULTURA CIGANA COMO TODAS AS CULTURAS ESPARCIDAS PELO UNIVERSO E MUITO BONITA DE FATO SEUS COSTUMES,SEUS RITUAIS FESTIVOS,NENHUM DELES ESCOLHEU ESTA DATA PARA FAZER TAL TRAGEDIA , MUITO PELO CONTRARIO ELES SAO UM POVO MUITO ALEGRE ,,,,,, O CAUSANTE DESTA TRAGEDIA E O EXESSO INCONTROLAVEL DE BEBIDAS ALCOLICAS E COM TANTO ALCOLISMO NAO EXISTE A PRESENSA DE DEUS. ,,,ACHO QUE DERAM A OPORTUNIDADE AO DEMONIO DE ENTRAR E DOMINAR A FESTA .ISSO SIM E MAIS
PROVAVEL.COM TANTA BEBEDEIRA NAO EXISTE LIDERASCO NEM MESMO DEUS PODE CONTROLAR TAL SITUAÇSAO ,, COMO VC MESMO FALOU E UM TRISTE EPISODIO PARA PARANAVAI...MEUS PESARES..ESTELE K.

Anônimo disse...

De paula, a falta de Deus no coração,leva o homen a degradação pelo alcool, e a falta de lideranças na tradiçao dos ciganos.O homen e o unico animal que cospe na agua que bebe.O homen e o unico animal que mata para não comer.O homen e o unico animal que corta arvores que nos dao frutos e a sombra.Por isso esta se condenando a morte.Vamos pensar e refletir sobre isso.

Anônimo disse...

Ciganaiada fajuta... nem pra preve o futuro direito!!!!
Se preve o futuro, pq nao previram o fuzue todo?
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

eles não previu o fuzue meu amigo,
porque eles foram pegos de surpresa
pelo destino...

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO