segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Comentário abalizado e ponderado do prof.Roberto Batista, do Depto.de História, da Fafipa

Minha proposta na reunião é basicamente a fala do Carlos Aleixo. Infelizmente, de forma extremamente autoritária o prof. Aníbal atropelou tudo. Aliás, foi muito interessante a postura de meu colega Aníbal, apossou-se do microfone durante toda a reunião e depois disse que eu tinha 30 segundos parafalar. Este caminho de confrontar e não dialogar com a sociedade civil é um suicídio. Acredito que é inteligente que lideranças da FAFIPA, a começar pelo Pasczuk, fazer a mediação com as lideranças locais e regionais.Temos que construir uma relação de respeito mútuo, pois acredito ser muito importante o diálogo com a sociedade civil em geral e também com os políticos, sem preconceito podemos avançar para uma melhoria da FAFIPA, atendendo os anseios da comunidade.O que não dá, é querer resolver as coisas na base da histeria, do irracionaismo emocional e passional.O momento para estabelecer o diálogo, o debate é agora. Espero que haja em Paranavaí lideranças capazes de fazer a mediação, fazendo com que não cresça a idiotia do sectarismo, nem mesmo um esvaziamento desse interessante movimento. Pois, repito é um movimento que pode dar um salto de qualidade em Paranavaí, seja por meio da fusão com a UEM, seja através de outra alternativa, a UNESPAR, por exemplo. Mas isto é preciso que a comunidade como um todo possa decidir.Por favor, paremos com as falsas acusações.Pensemos para a frente.

Prof. Roberto Batista - Departamento de História (Fafipa)

14 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Amigo prof. Batista, este movimento pró fusão fafipa/uem, vai além dos interesses da comunidade acadêmica. E´ de toda a sociedade paranavaiense por quê  não dizer de todo noroeste. È o desejo de todas as famílias , que querem ver seus filhos formados em uma universidade da importânçia da UEM, aqui mesmo em Paranavaí, os contrários, são contra o desejo das famílias de Paranavaí e Região. Além de estar inserida na Constituição estadual, o governo através de seus representantes, já se manifestaram favoráveis,a secretária Ligia Pupato, que aliás afirmou ao diretor Pasckzuk, da inviabilidade da criação de uma universidade ou multi campi, afirmou também que a fafipa só tem um caminho a seguir se tiver a intenção de se transformar em universidade, é seguir o que está escrito na constituição, ou seja fazer a fusão com a UEM. O próprio governador Requião em outras ocasiões se manifestou favorável, pois é um ganho para Parnavaí e região .Na enquete do Joaquim de Paula o resultado foi de 80%, favoráveis a fusão. Na cidade   percebe-se que a população esta dando total apoio. É raro ver alguém se manisfestar contrário. Sobre o Anibal, o que pensar de um cidadão que renega a sua origem acadêmica. Prof. no mundo tem de todo tipo, até de gente como o Anibal, Saul e Leandro, são poucos mas tem...

Anônimo disse...

Professor Roberto, mestre em história, quanta honra tê-lo como professor.
Quanta lucidez, equilíbrio, espírito público.
Viver esse rico momento de transiçao e estar vivenciando notáveis experiências. Vendo professores se agigantar e outros, poucos é verdade, se apequenarem, se apegando a um naco de posiçao de privilégio(?).
Nilson F.dos Santos. Acadêmico da FAFIPA.

Anônimo disse...

O Professor Roberto Batista(ex- PCB e agora integrante da força tarefa do governo Requião e do PT/CUT) não possui moral suficiente para defender tal proposta, pois tal veio de cima para baixo pela Ligia, para com isso Roberto e deixa de ser garoto de recado do governo Requião, tenha postura, ética, e honestidade.

Anônimo disse...

Esclarecimentos:
Sr. Wilson Rezende, não conheço vossa pessoa, por isso não irei fazer comentários, nem dar lição de moral.
Aproveito apenas para esclarecer seus equívocos:
1- nunca pertenci aos quadros do PCB, embora respeite este partido, por ser de esquerda e por tudo aquilo que representa na história do Brasil desde 1922;
2- militei no PT e na CUT durante muito tempo, na CUT ajudei organizar várias oposições sindicais e assessorei sindicatos.
Afastei-me da militância em 1996, quando resolvi aprofundar meus estudos e fazer concurso para o ensino supeior;
3- não faço parte de força tarefa do governo Requião, nem da CUT e do PT, pois desfiliei-me desse partido em 2005 e mantenho com ele um diálogo crítico/construtivo, pois desvencilhei-me de todo sectarismo tolo que com nada contribui;
4- defendo o diálogo da comunidade fafipense (professores, funcionários e estudantes) com a sociedade civil, visando o melhor para a Instituição, penso que as lideranças da FAFIPA (Pasczuk e outras pessoas, inclusive o prof. Aníbal) tem que fazer a mediação com as lideranças da sociedade civil, dialogar, debater... visando a construção de uma hegemonia que possibilite a concretização da Universidade... Seja UEM, seja UNESPAR, a sociedade civil como está mobilizada é um importante instrumento, por isso tem que ser visto como aliada, não como inimiga.
É preciso analisar o movimento como um todo, ver que ele tem uma preocupação com o Ensino Superior de Paranavaí e, desconsiderar alguns poucos que fazem ataques contra a FAFIPA... Assim, juntos, poderemos construir um projeto estratégico para a FAFIPA dar um salto de qualidade necessário. É preciso debater, com o espírito desarmado, os prós e contras de qualquer proposta.
Portanto, defendo o debate e a discussão franca e aberta, sem medo e sem paixões, ou seja, é preciso partirmos de condições concretas e objetivas...
Nesse sentido, AFIRMO: se não houver na FAFIPA, na sociedade civil e, sobretudo entre os políticos de Paranavaí pessoas capazes de promover a aproximação entre a FAFIPA e este movimento da sociedade civil, QUEM PERDE É A CIDADE E A REGIÃO, como muito bem alertou o colega Carlos Aleixo da FECILCAM.
Nesse sentido, penso que a maturidade não é partir para o ataque, o confronto e a "guerra", mas a busca de um entendimento através de um forum com o conjunto de oragnizações/instituições da sociedade civil e da FAFIPA para discutir uma estratégia que permita avanços, conquistas, superação para todos, sem perda de autonomia.

Anônimo disse...

Os professores Augusto e Roberto estão sendo as vozes lúcidas entre o corpo docente fafipense.
Professores como eles deveriam estar dirigindo a Fafipa.
Nilson F.dos Santos. Acadêmico

Anônimo disse...

O Roberto Batista esta de olho num carguinho sim ,o cara é oportunista e reacionário.

Anônimo disse...

Fui aluna do Prof. Roberto e posso dizer que ele é muito fraco, grosso e tosco, como será que passou no concurso para professor da Fafipa? uma coisa eu sei, foi no governo do Requião que ele entrou na Fafipa, huuummmmmm....

Anônimo disse...

Realmente, em 1998 o Requião era governador do Paraná. Não só isso, ele também fez parte da banca que me aprovou, pois é historiador.

Anônimo disse...

O que dizer do Wilson Rezende,eu confesso não sei, por não conhecê-lo, mas vamos pesquisar quem é a mercadoria, deve ser de 1ª é amigo do do prof Anibal, apoio a Ana filha do mesmo para prefeitura de Maringá .
O que podemos comentar é o que o mesmo se comportou como bobo da corte,quando faz afirmativas
de que o movimento fusão fafipa/uem, veio de cima pra baixo, referindo-se ao Governador Reguião e secretária Lygia Pupato. O meu caro, este movimento e da comunidade organizada de Paranavaí e região, cujo objetivo e dar oportunidade aos filhos da nossa região a oportunidade de estudarem numa universidade importante como a UEM. Sobre o Joaquim de Paula, um profissional de credibilidade em Paranavaí pela sua atuação como jornalista, quando se referir ao mesmo deverá fazê-lo de forma respeitosa e não como você posicionou, sendo agressivo e sem escrúpulo, mesmo tratamento dispensado ao Prof Roberto. O que você deveria fazer no mínimo, é ser retratar públicamente, senão voce correra o risco de como o Anibal, se tornarem "PERSONA NON GRATA" em Paranavaí.

Anônimo disse...

Roberto Batista gosta de lamber as botas de politicos provincianos e sempre estar nas partes baixas dos nobres, pois é um professor mediocre, é uma grande figura, vai longe este menino hahahahahahahahahahahahaha.

Anônimo disse...

A FAFIPA deve crescer e se tornar uma grande Universidade como a UEM e ser uma grande referência regional, e não tornar-se um satélite da UEM, sem brilho e sem autonômia como querrem algumas cabeças pequenas, retrógrafas.

Anônimo disse...

Marta Bellini, voce esta desinformada ou esta de sacanagem, a fafipa tem + de
quarenta anos de vida é mais velha que a Uem, e não se tornou universidade até agora , talvez daqui uns quarenta anos ela consigua. Quem são retrogados e cabeças pequenas?, os que querem transformar a fafipa agora em universiade apoiando a fusão com a uem, ou retrogados, são pessoas como voce, que querem esperar mais 40 anos para que isso talvez aconteça. haaaaaaaaaa vai saber se voce não é uma das que tá na jugular da anêmica fafipa...fazendo bico emmmmmmmmmmmm ,titia nummm gosta..

Anônimo disse...

Prof Roberto Batista, não comentei que neste mundo tem gente de todo tipo, até gente como o Anibal, Pasczuck, Saul, Leandro, Wilson Rezende, Flavia, Marta Bellini e mais alguns, tá certo que são poucos mas tem..... Ligá não, vai em frente, o mundo precisa de pessoas do BEM como você...

Wilson Rezende disse...

Certos Professores estão lambendo as botas de politicos locais provincianos de Paranavai em busca de um carguinho, apoiando a fusão da FAFIPA com a UEM, são oportunistas(ex: o Prof. Roberto Batista), meu caro se a FAFIFA não cresceu é culpa dos governadores que estiveram no poder(Alvaro/Lerner/Requião) e principalmente do senador Alvaro Dias( o frutinha) um verdadeiro defensor da educação privada.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO