segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Matando saudades . . .

Você se lembra do Tião Macalé ?
Augusto Temístocles Silva, conhecido como Tião Macalé, (Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1926 — São José do Rio Preto, 26 de outubro de 1993) foi um humorista brasileiro, célebre por suas participações no programa "Os Trapalhões". Com sotaque característico, era conhecido pelo bordão "Ih, Nojento, tcham!".
Na década de 1960, trabalhou com Ari Barroso, no Programa "Show do Gongo" (TV Rio), onde ao comando de Ari, gongava as pessoas.
Ficou nacionalmente conhecido no programa humorístico Balança mas Não Cai, como o "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil".
Tião Macalé era personagem de poucas falas, tendo inclusive alguma dificuldade na articulação das palavras, fato que aumentava ainda mais a sua eficiente performance como humorista[carece de fontes?].
A sua presença física como personagem era de extrema comicidade e o seu humor ingênuo, saudável e hilário.
Estreou no cinema em 1970, no filme Os Caras de Pau, mas a grande base de trabalho é o programa Os Trapalhões.
Foi num comercial para o Supermercado Disco que o artista consagrou a expressão "nojento, TCHAN!" - onde a onomatopéia "tchan" equivale à sonoplastia de fim-de-esquete que ele mesmo se encarregava de fazer, e que virou o seu famoso bordão.
Tião Macalé, também foi garoto propaganda do achocolatado Toddy.

2 comentários - clique aqui:

Cássio Augusto disse...

pra quem teve infância nos anos 80 ele é uma figura inesquecível!!!

Anônimo disse...

Ë Cássio,ainda bem que nao era do teu tempo,pois hoje os jovens se espelham em quem? A maioria dos grandes astros(música,futebol,cinema,tv) sao na maioria maus exemplos,e os mais velhos sim tinham seus ídolos,gente de personalidade,mas fazer o que...Um abraco Cássio Augusto,um jovem vendo alguém que foi exemplo para outros jovens,isso no passado!

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO