quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vai ter bate-chapa na eleição da mesa da Câmara Municipal de Paranavaí

Nesta sexta-feira (19) deve ser registrada mais uma chapa para concorrer na eleição para escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Paranavaí.

Estes são os integrantes desta chapa :
Presidente : Gil Julio (PR)
Vice : José Galvão (PR)
1º Secretário : Pó Royal (PSL)
2º Secretário : Celso Avelarr (PDT)
Esta chapa vai concorrer no próximo dia 1º de janeiro de 2009 com a chapa liderada por Nivaldo Mazzin (PPS) para presidente e que tem ainda como integrantes Osmar Wessler (PP), Odair Xavier (PSB) e Antonio Carlos Utrila (PTB), todos ligados, políticamente, ao atual prefeito Maurício Yamakawa..
Estão fora destas duas chapas os vereadores eleitos Shiroff (PMDB) e Josias Zarelli (PMDB).
Agora fica a dúvida : estes dois votos, que podem desequilibrar a eleição, ainda não estão definidos. Shiroff deve assumir como vereador. Se, em seguida se licenciar para ocupar o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico, quem deve votar é Mohammad Soumaille que assume a vaga de Shirof, por ser o 1º suplente do PMDB.
Uma coisa é absolutamente certa : estes 3 vereadores que podem definir a eleição da mesa da Câmara - sendo que apenas dois dos 3 terão direito a voto - são filiados ao partido do prefeito eleito Rogério Lorenzetti (PMDB).
Sendo assim, quem você acha que vai faturar essa eleição: a chapa de Nivaldo Mazzin ou a de Gil Julio ?
Comente aqui no blog.

8 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Com toda certeza quem vai ganhar é a comunidade de paranavaí, pois as chapas ficaram equilibradas. Podemos contar coma experiência do

Anônimo disse...

Com toda certeza quem vai ganhar é a comunidade de paranavaí, pois as chapas ficaram equilibradas. Podemos contar com a experiência do Nivaldo Mazim, ou com o desejo de sucesso do novato Gil Júlio.
O Rogério pode ficar tranquilo com qualquer um, pois os dois lutam por Paranavaí, e o Nivaldo nunca causou problema para nem um prefeito.

Anônimo disse...

Se os dois traíras do Shirof e Josias nao roerem a corda,vai dar o Gil,mas...se o Nivaldo soltar a corda os homens vao morder,e daí...dá o homem do capital de R$ 2.00 registrado na Justiça Eleitoral,essa é minha Paranavaí

Anônimo disse...

Ops... u das 00:17 foi incompleto, mas vai ai a outra metade.

Com toda certeza quem vai ganhar é a comunidade de paranavaí, pois as chapas ficaram equilibradas. Podemos contar com a experiência do Nivaldo Mazim, ou com o desejo de sucesso do novato Gil Júlio.
O Rogério pode ficar tranquilo com qualquer um, pois os dois lutam por Paranavaí, e o Nivaldo nunca causou problema para nem um prefeito

Anônimo disse...

Joaquim vc que é entendido do assunto ou o seu compatriota o Sr.Balestra,pode me responder uma dúvida,pois nessa eleicao da camara de paranavaí,o voto do Shiroff vai para o Nivaldo,o do Josias para o Gil,e é lógico que cada membro das chapas,vote na sua,o que vai dar: empate,e daí quem dá o voto minerva,ou assume o mais velho,ou tem outro critério de desempate.Obrigado

joaquim de paula disse...

Caro anônimo das 15:12 Recebi o seguinte e-mail do dr.José Roberto Balestra:



De Paula, o critério para desempate em casos de ELEIÇÃO é a IDADE, conforme está na Constituição Estadual (sob orientação/redação dada na Constituição Federal, em seu art. 77, § 5º):



"Art. 81. Será considerado eleito Governador o candidato que, registrado por

partido político, obtiver maioria absoluta de votos, não computados os em branco

e os nulos.

(...)

§ 3°. Se na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescerem, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso." (grifei)



Embora esses artigos tratem de eleição de Governadores e de Presidente da República, entretanto, em caso municipal (de prefeito) vige a Lei Orgânica do Município, que também, nesse assunto, segue os textos constitucionais, certamente em Paranavaí até mesmo com redação igual à dos textos constitucionais.



VOTO DE MINERVA só é dado por um Presidente em caso de empate em uma VOTAÇÃO. Isto é, de decisão acerca de algum ASSUNTO DA PAUTA, e não em eleição, que é coisa distinta.




Portanto, a regra constitucional é no sentido de que o MAIS IDOSO é quem deve assumir, em casos de empate aí na eleição para Presidente da Câmara Municipal de Paranavaí.





Abs.




Dr. José Roberto Balestra

Anônimo disse...

Se esta chapa do Gil ganhar coitado do povo da camara, um homem (ou rato) que nao honra com seus compromissos, nao tem capacidade nenhuma, nao sei como foi eleito!!! povo é cego!

Anônimo disse...

OOOOOHHHHHH meu, veja se todo mundo que é candidato honra com os seus compromissos,aí vc pode falar dos outros,compromisso é compromisso...picaretagem é picaretagem...cada um no seu lugar,entao antes de pisar no rabo dos outros,guarde o seu...para que os outros nao pisem em cima.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO