terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Comentário do nosso amigo e leitor dr.José Roberto Balestra sobre nossa decisão de não mais publicar comentários anônimos

Parabéns pela decisão, De Paula! Realmente grande parte dos anônimos têm se servido do seu blog apenas para descarregar ódios imotivados e invejas contra outras pessoas. É o que tenho visto, com tristeza, já que sua intenção é elogiável, cidadã de verdade; fomentar pelo blog a discussão sobre um tema – a fusão FAFIPA/UEM – importantíssimo para a comunidade paranavaiense, e para a região.

Amigo De Paula, imagino o quão difícil é tomar uma decisão dessas, até porque o que se pretende é elastecer ao máximo o alcance da democracia no blog, mas infelizmente há pessoas que, não suficientemente maduras, embora adultas, mostram desvios de conduta quando vêem à sua disposição um “escudo”, através do qual possam cometer esses pequenos e tolos ilícitos.
Todavia, são pessoas desatentas ao que lhes cerca no virtual, porquanto no afã disso, do mal uso do instrumento que têm á mão, se esquecem que no mundo virtual também deixamos rastros por onde passamos; os IPs, como você ressalta muito bem. É muita ingenuidade...
De Paula, com essa sua decisão você acaba de se pôr a salvo de um grande problema. Explico para os leigos em Direito; se uma pessoa que se entender ofendida com algum comentário aqui no blog, fizer um pedido judicial para que você forneça no processo o IP de quem a atacou com algum comentário desairoso, com efeito, tanto você – mesmo na qualidade de terceiro – terá a obrigação de auxiliar a justiça, fornecendo o tal IP ao Juiz, como, uma vez localizado, o suposto ofensor (ou o dono do computador) culminará por INDENIZAR OS DANOS MORAIS ao ofendido... Veja então quanto desgaste, desnecessário.
Particularmente sempre subscrevi minhas opiniões, De Paula, e sabe por quê? É que nunca me esqueci de que em nosso país TODOS, SEM EXCEÇÃO, estamos submissos a três grandes forças: acima, a Constituição Federal, que nos dá o direito de expressão e manifestação; à sua direita, o Código Civil, que é para os HOMENS DE BEM; e à esquerda, o Código Penal, que é PARA OS DEMAIS...
Abs.
José Roberto Balestra
Maringá 16/12/2008

10 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Joaquim,anonimo dever ter vez,pois comentários anonimos sem atingir ninguém,sem ser mal-criado,é um mal necessário,poe pimenta no assunto,mas fazer o que,vc manda.Mas...bem que vc poderia aceitar,filtrar e colocar o anonimo que nao dissesse besteira nem safado...

PROFESSOR JONI disse...

Reforço o que disse a você dias atrás sobre a tristeza em ter que ler comentários que, camuflados pelo anonimato descarregaram a raiva e a inveja que diria até mesmo impessoal, provavelmente pelo insucesso e o inevitável incômodo que provocamos nessas pessoas ao termos alguma atitude onde outros não o têm.
Apoiado! Um grande abraço...

Anônimo disse...

Permita-me discordar, em parte, do dr. Balestra quando diz que TODOS, neste país, estão submetidos aos ditames da Lei. Um certo banqueiro baiano o desmente ao ser solto duas vezes em menos de 48 horas pelo chefe do STF, Gilmar Dantas, mesmo diante de farto conjunto probatório e de fatos novos após a primeira prisão.

Penso que a exclusão sumária daqueles que optam por não se identificar nesse espaço é medida radical, draconiana, e empobrece o espaço, já frequentado por poucos, em se considerando o potencial da internet. A exclusão seletiva de acordo com o conteúdo enviado seria medida mais sensata, pois no mais das vezes os anônimos se expressam mais livremente, enquanto que aqueles que se identificam são mais contidos e no mais das vezes dissimulam o que realmente pensam.

Anônimo disse...

Discordo da não publlicação dos comentários anônimo. Pode-se publicar os comentários após a sua triagem, e se mesmo assim alguém se sentir ofendido, é só procurar a responsabilização do autor e idenização , etc. etc.

Neodo disse...

Joaquim.. EU CONCORDO com a sua decisão.. de fato em meu blog só permito comentários de pessoas com ID de usuários cadastrados..

Qto ao Saul Bogoni, devo dizer que neste ano de 2008, o professor Saul defendeu Dissertação de Mestrado em Letras na UEM (com bolsa capes - assim como eu também tive bolsa capes em meu mestrado na UFRJ) com o tema: O Discurso de Resistência e Revide em Conquista Espiritual (1639), de Antonio Ruiz de Montoya: Ação e Reação Jesuítica e Indígena na Colonização Ibérica da Região do Guairá Orientador: Prof. Dr. Thomas Bonnici. na dissertação Bogoni discute justamente a resistência discursiva indígena frente a ação colonizadora (e a ação dos inacianos)..

como vemos, Saul Bogoni entende sim de resistências e movimentos sociais... só não compreendo então como não percebe que este movimento está ocorrendo novamente, só que agora contra os imperativos de uma elite carcomida e que precisa ser renovada.

Em Tempo: meus comentários dizem respeito somente a minha interpretação dos fatos, nada relacionado com outras pessoas.

A Dissertação do Prof. Saul está em http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/sbogoni.pdf

Anônimo disse...

Por isso que o Brasil não vai pra frente. Pra quem interessa essa tese do Saul? Acrescenta o que? Nada! E as Universidade ficam exigindo esse titulação, que ao meu ver é desculpa para pagar mais para quem estuda mais (é válido, mas não acrescenta nada!).

Precisamos de pesquisas sérias!


Antonio Carlos Filho

Anônimo disse...

De Paula, Balestra e tantos!
Acho importante a identificação de todos quantos emitem opinião. Também sempre me identifiquei quando expressei minha opinião. É uma questão de princípios.
Quando falamos ou escrevemos, analisamos o ato, o fato, e não a pessoa. Aliás, isso é Bíblico.
Cobramos das autoridades posições coerentes, firmes, claras. Por isso, nós também devemos contribuir, expressando nossas posições e nos identificando.

Anônimo disse...

MAS QUE COISA EM JOAQUIM...A MATÉRIA DO SAUL FOI PUBLICADA NO DOMINGO E ATÉ HOJE ATRAVES DE OUTRA MATÉRIA ELE CONTINUA APANHANDO.
O CARA É RUIM MESMO. OLHA BEM, EU NÃO IA ME MANIFESTAR, MAS NÃO TEM JEITO NÃO...O SAUL NÃO TEM CONHECIMENTO DAS COISAS QUE FALA E MUITO MENOS DAS COISAS QUE ESCREVE...AGORA JOAQUIM COM RELAÇÃO AO ANONIMATO, EU TE DIGO... VOU SEMPRE ENVIAR COMENTÁRIOS, E NUNCA TIVE OS MEUS COMENTÁRIOS EXCLUIDOS, TODOS FORAM PUBLICADOS, O MEU IP TA AI, MAS A RETALIAÇÃO PODE ATÉ ESTAR AQUI...ENTÃO ME POUPE DISSO E POR FAVOR, PUBLIQUE MAIS ESSE... MANTEREI SEMPRE O NIVEL DO DEBATE, E CONTO COM SUA COMPREENSÃO.

Anônimo disse...

MAS QUE COISA EM JOAQUIM...A MATÉRIA DO SAUL FOI PUBLICADA NO DOMINGO E ATÉ HOJE ATRAVES DE OUTRA MATÉRIA ELE CONTINUA APANHANDO.
O CARA É RUIM MESMO. OLHA BEM, EU NÃO IA ME MANIFESTAR, MAS NÃO TEM JEITO NÃO...O SAUL NÃO TEM CONHECIMENTO DAS COISAS QUE FALA E MUITO MENOS DAS COISAS QUE ESCREVE...AGORA JOAQUIM COM RELAÇÃO AO ANONIMATO, EU TE DIGO... VOU SEMPRE ENVIAR COMENTÁRIOS, E NUNCA TIVE OS MEUS COMENTÁRIOS EXCLUIDOS, TODOS FORAM PUBLICADOS, O MEU IP TA AI, MAS A RETALIAÇÃO PODE ATÉ ESTAR AQUI...ENTÃO ME POUPE DISSO E POR FAVOR, PUBLIQUE MAIS ESSE... MANTEREI SEMPRE O NIVEL DO DEBATE, E CONTO COM SUA COMPREENSÃO.

Anônimo disse...

Parabéns, Joaquim. No meu blog, além do nome e e-mail, vários leitores colocam suas fotos. Anônimo é medroso, quer se esconder. QUem em medo, não pode comentar nada. O sujeito tem, como diz meu pai, tem que dar o tiro e assinar a bala.

(Edson Lima)

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO