terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Comentário do ex-vereador Edmilson Botéquio, hoje residindo em Alta Floresta (MT)

Quanto à questão FAFIPA/UEM digo que em 1987, antes mesmo da Estadualização, quando pagávamos para estudar na FAFIPA e o prefeito mandava e desmandava ali, as mentes lúcidas, isentas de interesse particular e corporativista, defendiam a INTEGRAÇÃO FAFIPA/UEM, não apenas como alternativa para a gratuidade, mas também como Projeto de Universidade Regional, de Democracia, de Desenvolvimento Integrado de toda uma extensa Região.

Mas venceram os mandatários de plantão, contrários ao Projeto da Integração, que concederam apenas a Estadualização e a gratuidade, após intensa luta, boicote ao pagamento das mensalidades pelos estudantes e até mesmo o "sitiamento" do governador da época dentro da sede da Sociedade Rural por mais de uma hora, diante a forte manifestação estudantil.
A Estadualização foi daí um ajuste político dos mandatários da época - meio assim: "vão-se os dedos, mas ficam os anéis".
E daí não houve a integração FAFIPA/UEM, nem a INTEGRAÇÃO FAFIPA/COMUNIDADE.
Conquistamos apenas a gratuidade, mas continuamos no nosso mundinho, sendo gestados por mandatários de plantão, que se alternavam no comando, a manter alguns "privilégios", a carregar a Faculdade debaixo do braço, como se "sua" fosse e a escondê-la da comunidade, isolando-a da integração em um PROJETO MAIOR, COLETIVO, de desenvolvimento econômico e social de toda uma extensa região, que extrapola Paranavaí, da qual Paranavaí faz parte e somente ganha, se souber se integrar, de forma altiva, ampla, coletiva, democrática e jamais sectária, mesquinha, bairrista.
Enfim, lá se vão mais de 20 anos de um Projeto, de uma Luta, de um Ideal, e a sensação que nos toma, é de que já perdemos muito tempo, e o tempo, esse dono da vida, nos tomou avanços e progressos imensuráveis, que os donos do poder, encastelados e ensimesmados, nos privaram e querem continuar privando.
Por fim nos parece, que só têm medo da mudança, da democracia e da integração, aqueles que dá situação contrária se beneficiam. "que um dia se mude a vida, em tudo e em todo lugar - Vandré".
Edmilson Botéquio
Um Paranavaiense de militância, por esse canto do Brasil
Alta Floresta - MT - (66) 3521-7678

7 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Que alegria!
Alegria em pode ler tão corjoso e destemido artigo da lavra de destemido e corajoso paranavaiense: o Botéquio!
A fusão UEM e Fafipa é interessante para a cidade de Paranavaí, para os universitários, para a atividade econômica, para muitos professores e para todas as pessoas que querem o melhor para a região!

Anônimo disse...

De Paula, olha aí mais um excelente comentário-artigo sobre a tal fusão FAFIPA/UEM. O autor é daqueles que, de longe, muito longe hoje em dia, mas sem deixar de ser um paranavaiense de verdade, consegue trazer á tona fatos que já se iam pelas poeiras dos esquecimentos. Aliás, como até agora ninguém dos "entendidos em FAFIPA" tinha levantado esses tipos de fatos históricos, me parece estranho que tal tenha se dado. Afinal, por uma bela causa, a educação, "sitiar" o governador da época em um ambiente local, não pode ser um fato que deva ser esquecido!!! Edmilson Botéquio passa doravante a ter meu respeito pessoal, onde estiver...

Anônimo disse...

O Botéquio tá vivo ainda,e daí tá fazendo o que? encostado em algum sindicato,ou voltou a trabalhar...ou é vereador em Alta Floresta,dê notícias...gostava muito da sua oposicao,agora...nao tem mais nada,o PT é sempre governo,sempre tem alguém na boca,bons tempos aqueles em que nao queriam nada,agora...é dinheiro...até na cueca

Anônimo disse...

O IDEALISMO das pessoas é uma das qualidades mais importante se não a mais importante do ser humano, somente quem a conhece ou tem alguma intimidade, é que realmente a valoriza, por que, tem a sensibilidade e a capacidade de enchergar tal virtude, quem a desconhece vive no mundo da escuridão dos interesses mesquinhos, mas o mundo é assim mesmo, tem aqueles que passam pela vida em brancas nuvens e outros que passam pela vida marcados por grandes feitos , que enchem de orgulho a si mesmo , sua família e seus amigos, é o teu caso grande amigo Botéquio, o sonho resiste persiste..., breve terás boas notícias..

Cássio Augusto disse...

Excelente os argumentos do Botéquio!!!

Anônimo disse...

É Botéquio,
que bom vê-lo vivo e atuante como sempre! Que saudades de você, do eliseu e do Alexandre Húngaro... Quata falta faz vossas militâncias.
Botéquio você sabia que há dois adevogados da FAFIPA que hoje em dia são tides... Dizem que trabalhan exclusivamente na Fafipa mas continuam a se enriquecer advogando... É só procurar no site do TJ.
Quanta judiaria meu caro!

Anônimo disse...

Parabéns Botéquio em expressar sua opnião favoravel a união FAFIPA/UEM

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO