sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fusão Uem/Fafipa - Artigo assinado por Débora Fernandes de Paiva, do DCE da Fafipa

Antes ou depois de ler o artigo da Débora - abaixo - que foi publicado no Blog do Cássio (Nova Londrina-PR) , dê uma passadinha na nossa postagem que tem o áudio de uma rápida análise do prefeito Rogério Lorenzetti - se é que v. ainda não o fez - e comente o que disse o ilustre político. Muitos entendem que o prefeito desqualificou o ensino praticado em Paranavaí que, segundo ele, não daria condições aos nossos alunos de serem aprovados num vestibular da Fafipa, depois da fusão com a Uem. Ouça com atenção, tire a sua conclusão e comente no blog. Mas comente no link abaixo, para que os comentários se concentrem na postagem correta. Siga o link :

http://joaquimdepaula.blogspot.com/2009/02/fusao-uemfafipa-uma-rapida-pincelada-do.html
====================================================
Fusão UEM/FAFIPA:
No dia 28/01 realizou-se na FAFIPA por volta da 15:00 horas uma reunião com representantes da comunidade e da instituição. Todos os participantes deste encontro tiveram mais uma vez a confirmação da resistência que existe por parte da direção e de alguns docentes quando se fala em Fusão FAFIPA/UEM. Com o início da reunião os representantes da faculdade fizeram uma exposição que durou por volta de meia hora sobre os trabalhos realizados por eles e defenderam a implantação da UNESPAR. Após os discursos de sentimentalismo, membros da comunidade e até mesmo docentes só que agora favoráveis a fusão tentaram se pronunciar de forma responsável, no entanto, neste momento um pequeno tumulto gerado por contrários tomou conta do lugar. Isso ocorreu devido às observações que compararam as duas instituições de ensino, afirmando que a Faculdade de Paranavaí embora possua anos a mais de existência que a UEM, contudo não conseguiu obter um desenvolvimento tão significativo. Com certeza toda discussão ocorreu em torno do tema paixão e razão, pois existe a necessidade de deixar todo o apreço que toma conta deste debate e sim realizar um trabalho racional e responsável.O DCE/FAFIPA como o mais interessado na melhora das condições de ensino, esteve presente nesta reunião e cobrou da direção da Faculdade a resposta de um documento devidamente entregue e protocolado na instituição. Este documento que desapareceu depois de entregue aos funcionários e que não foi respondido ao diretório como deveria, reivindicava da direção uma vaga para um representante acadêmico na comissão que fará um estudo sobre os benefícios que a Fusão FAFIPA/UEM trará para a região noroeste.
Por: Débora Fernandes de Paiva: acadêmica de história da FAFIPA e representante do DCE.
Obs: Maiores informações no excelente Blog do jornalista Joaquim de Paula.
====================================================
Para ler os comentários que esta postagem provocou é só clicar AQUI

41 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Pelo que entendi:Primeiro ficará mais difícil para o estudante entrar na FAFIPA pois o vestibular será unificado com a UEM,e segundo ele afirma que a FAFIPA deixará de existir caso se concretize essa fusâo...nao ouvi nada relacionado ao ensino praticado em ambas escolas.

Anônimo disse...

De Paula, a Débora está equivocada quando diz que o debate são motivados por paixão. Paixão, aqui, deve ser traduzida por interesse. Seguindo essa lógica, os defensores da FAFIPA estão apegados aos cargos que lhes trazem benefícios financeiros sem que haja cobrança da instituição. Fez, fez, não fez, não fez. Essa relação promiscua com o serviço público.
A Débora é uma guerreira, acredito que fará um bom debate na Faculdade sobre o tema, logo nos premeiros dias de aula. A FAFIPA estará agitada nestes dias e, os que apostam na morte das discussões, ficarão assustados com o volume das mesmas. Isso se o DCE não recuar em seu intento.
Outro ponto de Paula, a nossa FAFIPA mais perece uma fazenda de gado. Já viu como o gado se alimenta de nossos pastos. Logo logo, o proprietário dos gados requererá montará uma barrca para cuidar do gado, construiirá, depois uma casa e, assim vai ficando. É assustador como esses que administrão a FAFIPA cuidam da coisa pública. Agora, defenderem sua "causa", "interesse" sabem como fazer... é só repetir, queremos universidade dentro da UNESPAR... Essa cantilena de sempre, pois sabem que universidade, fora da UNESPAR, exigirá deles maior compromisso com a coisa pública, com a pesquisa...
De Paula, Débora, Cassio, leitores do blog etc, não tenham ilusões, o Anibal e sua tropa de choque tentará impedir as discussões sobre fusão na FAFIPA. Ouvi dizer que o Anibal até desdenhou do bispo na reunião.
Parabéns a todos que estão envolvidos na construção de um novo projeto de ensino superior público para Paranavaí, pela grandeza que Paranavaí e região é, tenho certeza que merece.

Cássio Augusto disse...

Importante ver também o áudio da reportagem feita após a reunião a que a Débora se refere!

Anônimo disse...

A partir do mês de Fevereiro, Paranavaí,vai assistir a uma grande movimentação pela fusão fafipa/uem. A quase totalidade da população de nossa cidade é favorável a fusão fafipa/uem, quem duvidar e só pesquisar, no blog do Joaquim de Paula o resultado foi de 80% favorável à FUSÃO. Toda comunidade paravaiense torçe pelo desenvolvimento tanto os empresários como os trabalhadores
a classe empresarial pensando em faturamento e a classe trabalhadora
na oferta de empregos, e tudo isso passa pela pela fusão da fafipa?uem. Quem for contra éssa grande idéia, é contra o crescimento, contra o emprego, enfim contra o desenvolvimento de Paranavaí e Região.

Anônimo disse...

O anônimo das 16:09 para qual estudante ficará mais difícil?.
Você não ouviu nada em relação ao ensino praticado por ambas( fafipa e uem) ele não falou sobre esse assunto. Se voce responder a pergunta acima, entenderás o por quê do descontentamento dos professores e alunos de Paranavaí com relação a entrevista do prefeit
Rogério.

Anônimo disse...

A Débora junto com seus colegas do DCE da fafipa, passarão para a história da Fusaõ FAFIPA/UEM, como representante dos acadêmicos no movimento pró FUSÃO ,na construção de uma nova era do ensino superior regional. Será sempre lembrada pelo acadêmico como a ANITA GARIBALDI da fafipa.
BRAVA DÉBORA...BRAVO...BRAVO.....

Anônimo disse...

Joaquim, e eu não sabia!?...

Então na FAFIPA já teve até problemas com resultados do vestibular de verão 2007/2008?

É o que se vê no sério comentário da sua bloleitora Ana Irda, lá no post do áudio da sua entrevista com o Prefeito Rogério:

"A Fafipa só tem a ganhar e ser revalorização isso sim, pois o prestigio dela deu uma caída depois daquela história de duas listas de aprovados no vestibular de verão de 2007/2008. (...)"

E nessa época o cidadão Rogério Lorenzetti não morava na cidade? Não ficou sabendo desse fato gravíssimo?

Meu-deus, o quê que o Prefeito Rogério está esperando? O quê que o Deputado Teruo está esperando? É preciso urgentemente pedir ao Governador a fusão da FAFIPA com a UEM!

Sei que Hannibal virá raivoso no início do período letivo... mas fatos de um passado tão recente, como foram o desse vestibular aí de verão 2007/2008, o do "sumiço" do requerimento de Débora/DCE, da retenção de parte do dinheiro dos estagiários da FAFIPA, e outros mais que, se levados à bateia no garimpo investigativo, ficarão visíveis, são mais que suficientes, tanto para que Hannibal se contenha em sua função de mestre em sala de aula, quanto para uma efetiva tomada de posição do Prefeito Rogério e demais autoridades da cidade pela fusão da FAFIPA com a UEM, pelo progresso em todas as áreas, não apenas a de conhecimentos, mas a imobiliária, que sabidamente tantos empregos diretos e indiretos proporciona quando incentivada.

Quanto à situação do Diretor da FAFIPA, Prof. José Pascz... (como é mesmo o nome dele? Sempre esqueço como se escreve...), entendo que ele (e também sua esposassessora) não deve ficar preocupado. Afinal, não é professor universitário? Se sim, então se precisará dos seus bons préstimos, mas em salas de aulas... o que inclusive poderá dar mais tempo a ambos para aperfeiçoamentos profissionais; doutorados, por exemplo...
Por fim, ressalto, o bom artigo denunciativo da Débora, e também as demais revelações que já chegaram e ainda estão chegando (e certamente outras surgirão..) aqui ao blog do Joaquim de Paula, e noutros blogs da cidade ou não, dando conta de sérios problemas na administração da FAFIPA, são fatos que merecem detida reflexão de como a FAFIPA está “estacionada no tempo”, sobretudo, quando se vê que, com apenas 22 funcionários, oferece tão-só menos de uma dúzia de cursos de graduação.

Vale muito pensar nisso!!... A pena é não se pensar no assunto e nas denúncias! As conseqüências são e serão sempre da dos tipos que já estamos vendo: o desrespeito da Direção atual pela opinião majoritária e pelas pessoas diretamente ligadas à luta pela fusão, e um marasmo no ensino superior público da cidade...

Anônimo disse...

Esse Cássio é um cara alienado e que não sabe o que quer da vida.

Cássio Augusto disse...

Texto meu de 29/12/2007 comentando o "rolo" do vestibular de berão daquele ano e mais algumas coisinhas que ocorrem na FAFIPA em 2007!!!

http://cassionl.blogspot.com/2007/12/fafipa-uma-vergonha.html

Agora a matéria publicada hj no DN é uma tentativa desesperada por parte da atual/temporária direção em tentar conversa a população de que a Fafipa é uma maravilha!!!

O final é cômico! Coloca a Fafipa como a 3ª melhor Faculdade Estadual do Paraná... mas... qtas tem??? kkkkkkkkk e a 18ª instituição de Ensino Superior do Estado... mas... atrás de quem??? kkkkkk

A grande obra desta direção foi a construção de uma nova sede administrativa.... linda por sinal... mas há coisas mais urgentes como uma graaaande reforma na Biblioteca... um anfiteatro... sala de áudio e vídeo e etc... e não uma nova, bela e moderna sede administrativa!!!

Anônimo disse...

Anibal Pagamunici é a maior mente da FAFIFA ele sabe o que é certo.

Anônimo disse...

Joaquim a UEM está caindo aos pedaços(carteiras de 20 anos, salários de servidores e professores no chão, Campus abandonado, blocos mais parecendo favela...) parece que estão falando que se ocorrer a fusão FAFIFA/UEM a coisa ai em Paranavai vai ficar mil maravilhas, vai em Goioere e veja a situação que se encontra a extensão da UEM.

Anônimo disse...

VIVA PARANAVAI, VIVA A FAFIPA, FORA UEM.

Anônimo disse...

A UEM É UMA MARA MARAVILHA E A FAFIPA COM A FUSÃO VAI SER UMA BOZO MARAVILHA AHAHAHAHHAHA.

Anônimo disse...

Esta aliança Wilson Rezende x Hannibal é muito estranha. O Wilson foi coordenador da campanha da filha do Hannnibal à Prefeitura de Maringá pelo PSTU.
Wilson também coordenou a campanha da moça em uma eleição para presidente de Sindicato. Felizmente forão derrotados em todos os casos. Esta posição do PSTU é muito radical e besta. Ao mesmo tempo, o blog deste tal Wilson é muito preconceituoso, machista e conservador. Quem entende? Dizem que o Vilson é candidato a genro...

Anônimo disse...

Seria interessante que tivesse uma investigação nos concursos feitos na FAFIPA. Que se apurasse como foi feito o concurso para o Departamento de Contabilidade, porque tem muito comentário sobre armação para se aprovar parente e também um secretário municipal para o cargo.

Anônimo disse...

Seria muito oportuno se o diretor da FAFIPA viesse a público falar da qualidade do curso de contabilidade da Faculdade. afinal, ele foi chefe do departamento do nosso curso durante muito tempo.
Como está o curso de contabilidade na avaliação do MEC?

Anônimo disse...

Bem que o Balestra falou que o Hannnnnibal vinha raivoso no início do período letivo, mas antes mandou um recadeiro.
O anônimo das 21:09 tem razão, o Wilson mente escancarado ao falar mal da UEM. é porque não conseguiu estudar lá em Maringá nem na extensão de Goioerê. Ele estuda direito na Faculdade Maringá. Comparar a Fafipa com a UEM é um crime, Wilson!

Anônimo disse...

O bloganônimo das 19:17, você só pode ser parente do cabecinha de pica pau pintadinho de cajú,dizer que o mesmo é a maior mente da fafipa, vc quer dizer mente satânica ai concordo,hahahahahahah

Anônimo disse...

Vejo que as pessoas que defendem o fim da nossa FAFIPA são pessoas rancorosas, despreparadas e que possuem odio no coração, ficam ofendendo o Mestre Anibal, uma pessoa honrada, honesta, um lutador da educação publica, calma Mestre Anibal, pois o bem sempre vence o mal, e em nome de Jesus sairemos vencedores desta luta.

Anônimo disse...

Se a Fafipa virar extensão da UEM vcs sabem o que vai ocorrer, os diretores da Fafipa serão escolhidos pelo Reitor da UEM(todos de Maringá, sem identidade com Paranavai), a verba ficará quase toda em Maringá e só algumas migalhas virão para a extensão de Paranavai, será o fim da educação pública na cidade.

Anônimo disse...

Sou totalmente contra que a Fafipa/Paranavai se tornem submissas a UEM/Maringá, para mim quem defende tal proposta não passam de PICARETAS e ESTELIONATÁRIOS, pois estão vendendo a História de um povo.

Anônimo disse...

Caro nobre Joaquim de Paula, eu proponho um movimento civico em defesa da Fafipa e contra a fusão com a Uem, composto por pessoas de bem de Paranavai, estamos nos organizando, aguardem.
Um grande abraço e um ótimo domingo.

Anônimo disse...

Parabéns guerido Professor Anibal por enfrentar estes trairas que estão dispostos a acabar com a Fafipa e torna-la extensão da UEM, que Deus esteja contigo e seja duro com estes traidores.

Anônimo disse...

Bom dia Joaquim de Paula, em resposta ao anônimo de 7 de Fevereiro de 2009 23:33 digo: realmente faço Direito na Faculdade Maringá...mas também: sou formado em História pela UEM de Maringá e também tenho especialização (PÓS-GRADUAÇÃO) em História e Sociedade pela UEM e em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Maringá, um grande abraço e ótimo domingo.

Anônimo disse...

Para defender o fim da FAFIPA, uma simples extensão da UEM, nomeação de diretor pela reitoria da UEM só se for um suicida.
Ocorre que o Movimento Paranavaiense em defesa da FUSÃO FAFIPA UEM, que já conta com a adesão de mais de 20 ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL é composto por pessoas, capazes, consequentes e com visão estratégica.
Nesse sentido, pelo que ouço, acompanho, leio, o movimento quer uma fusão que aumente a autonomia da FAFIPA, que fortaleça o Ensino Superior de Qualidade na cidade.
O MOVIMENTO PARANAVAIENSE em defesa da fusão defende eleição para diretor, autonomia financeira e de gestão, a criação de novos cursos. Concurso para a contratação de PROFESSORES TITULADOS.
Ninguém vai colocar a FAFIPA em um guincho e arrastá-la para Maringá.
Outra coisa, a UEM não é do Município de Maringá, nem a FAFIPA é do Município de Paranavaí, ambas são Instituições do Estado do Paraná.

Anônimo disse...

sou contra. quero que a Fafipa continue capenga, sem qualquer pesquisa importante, com seus brilhantes cursos de letras, historia, geografia e educacao fisica - que pai nunca sonhou em ter um filho formado na Fafipa em geografia? hahahahhaha


Tião Brito

Anônimo disse...

Joaquim, a "coisa" está ganhando dimensões políticas. Isso é bom para Paranavaí, que debate seus problemas. Afinal, os paranavaienses não querem ter uma universidade em seu solo? Se querem, porque as autoridades constituídas se negam a participar desse processo? É preciso que os senhores Rogério e Teruo, como eleitos para dignificar a nossa gente se comprometa com os anseios dos paranavaienses de terem consolidados uma universidade.
Joaquim, como Faculdade, nossa FAFIPA não cresce, pois é limitada. Até para abrir um processo seletivo de professor precisa da anuência do Governo. Os diretores da FAFIPA ficam com medo do TC e nossos alunos ficam até dois meses sem aulas no início do ano porque o governo não abriu o teste seletivo. Em uma universidade isso não acontece, pois a autonomia permite a abertura sem as benções do governo.
Outro ponto, na Faculdade, instituição privada tem lucros com ofertas de curso de pós-graduação e, por vezes, competem com cursosda própria faculdade, o que é uma grande aberração.
Outra coisa, muitos professores deixam de comparecer as atividades na FIFAPA, mas nunca deixam de comparecer às atividades na UNIPAR, quando pertencem as duas instituições.
Muitos professores não comperecem para seua trabalho, mas seu contra-cheque nunca sofraram descontos pelas faltas. As aberrações são muito grande. As administrações são coniventes com a falta ao trabalho. Muitos professores estão com baixa carga horária e, mesmo assim, alguns faltam ao trabalho. Alguns fazem jogo, "promovem" alunos nas suas disciplinas para não serem acusados pelos alunos. Há uma relação promiscua entre alguns professores e alguns alunos, que não querem nada com nada. Por isso, acredito que existe esse movimento contra a fusão.
Aos que querem que a FAFIPA continue como está, vá fazer uma visita à faculdade, procure pelo Direwtor, pela Vice-diretora, que tem uma carga horária de 40 horas semanais e vê se os encontra? Verifique como anda as coisas por lá e, depois emita um comentário.
Interesses há em manter o atual quadro, quem perde é Paranavaí, é a FAFIPA e é nossos alunos... que convivem com essa situação abjeta. É só ler os comentários acima e verá como as coisas são... muitos cursos com baixo rendimento nas provas do MEC e estão sujeitos ao fechamento.

Anônimo disse...

É triste, muito triste, ler o conteúdo dos comentários do tópico. É muita desinformação e muito bairrismo inconsequente dos que condenam a Fafipa ao ostracismo e à escuridão permanente.
Li matéria paga (embora assinada pela "redação") pelo diretor da faculdade no DN de hoje.

Que tristeza!

Nela, percebe-se a visão patrimonialista da gestão de uma escola de ensino superior, ao destacar instalações físicas de uma sede administrativa a custo de 700 mil reais e instalação de ar condicionado, entre outras coisas.

Triste constatar que, após transcorrido mais de 23 anos de minha graduação na Fafipa, a visão de seus dirigentes continua imutável. E assim pretendem matê-la.

[ZT]

Anônimo disse...

Nós pessoas de bem de Paranavai estamos com o Professor Dr. Anibal.

Célia e Roberto.

Anônimo disse...

Fusão significa união, o que não vai ocorrer, o que vai realmente ocorrer é que a Fafipa vai deixar de existir e vai se tornar uma pequena extensãozinha da UEM, assim como é Cidade Gaucha, Goioerê... dizer que é uma fusão é uma grande covardia e mentira.

Anônimo disse...

Dizem que até Astorga vai ter extensão da UEM...

Anônimo disse...

Joaquim, Gostaria de ler a reportagem que o anônimo do dia 8, 13:00 leu no DN. Parece que o Diretor da FAFIPA presta contas?

Anônimo disse...

Aos que temem a Fafipa ficar a reboque da Uem, deveriam conhecer a história do processo que levou USP e UNESP a várias cidades do interior do Estado de São Paulo.

USP Ribeirão Preto, USP Botucatu (medicina), UNESP Araraquara e UNESP Bauru são alguns exemplos do braço das duas excelentes universidades públicas paulistas.

Algumas delas surgiram como sucessora de faculdades estaduais isoladas, tal como a Fafipa o é hoje.

Não percamos mais esse bonde.

A sociedade não pode ficar permanentemente sob o jugo de interesses mesquinhos de professores encastelados momentaneamente em cargos executivos da Fafipa.

A direção precisa atuar de forma imparcial, ouvindo os principais interessados: alunos e professores.

Anônimo disse...

O anônimo das 16:20 tem razão.
A USP (Universidade de São Paulo) tem vários campus. Além de São Paulo, onde tem muitas Faculdades, a USP está presente ainda em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
A UNICAMP (Universidade de Campinas) está presente além de Campinas em Limeira, Paulínia e Piracicaba.
Interessante é que em Piracicaba há campus das dus grandes Universidades (USP e Unicamp).
Isto tudo sem falar na UNESP que possui 23 campus espalhados pelo Estado de São Paulo.
Quem quiser conferir é só clicar www.unicamp.br, www.usp.br, www.unesp.br
Então, por que não pode ter em nossa cidade um campus de uma grande Universidade?
Por que ter medo da UEM, se ela é Eatadual, portanto pública, patrimônido da sociedade.
Por que aqueles que temem perder patrimônio não se mobilizaram contra a doação de dinheiro público, dos cofres municipal para a UNIPAR, quando de sua instalação, tamanho foram os incentivos que recebeu?
Por acaso, a UNIPAR, além de privada/particular não é de Umuarama?
Paremos, por gentileza, com a cantilena da mediocridade. Se quisermos desenvolvimento temos que dar um grande salto de qualidade.
FAFIPA/UEM JÁ!

Anônimo disse...

Então teremos cursos de Medicina, Odonto, Psicologia, Engenharias etc,etc aqui em Paranavai ahahahahahahahahahahahahaha, se nem na UEM de Maringá estes cursos recebem os recusos suficientes quem dera numa extensão, seus alienados e mentirosos.

Anônimo disse...

O pessoal forasteiro do Anibal de Maringá e de Alto Paraná que sofre da síndrome do avarentismo "tudo por interesse pessoal o coletivo que se dane" resolveu assumir de vez a luta contra odesenvolvimento de Paranavaí. Vocês como o seu chefe SATÂNICO, são 'PERSONAS NON GRATAS,em Paranavaí,fazem da UEM trampolin para vir sugar o sangue da combalida fafipa . O bem prevalecera sempre contra o mal que por si só se destroe. Com a fusão Fafipa /Uem, chega o fim de um tempo de marasmo e inércia da fafipa. viva a fusão, viva o desenvolvimento da fafipa/uem, viva o desenvolvimento de Paranavaí e região, se DEUS quiser e ele quer...

Anônimo disse...

Joaquimdepaula e Pedro Artur. Seria interessante postar novamente a entrevista feita com o diretor do campus da uem de Umuarama. Pelo visto muitas afirmativas feitas por alguns bloganônimos , são feitas por falta de informaçõe ou má fé mesmo, com intúito de confundir seus fiéis blogteiros..........

Anônimo disse...

Esclarecedor o texto do participante das 19:09 horas.

Morei em Piracicaba e sei quanto a comunidade local lutou para trazer a UNICAMP-FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), a qual realiza trabalho de extensão universitária tendo como público alvo a comunidade carente da cidade.

O modelo de ensino superior privado esgotou suas possibilidades. Milhares de vagas foram criadas de forma indiscriminada, principalmente na era FHC, para saciar a ganância dos donos do negócio, em detrimento da qualidade de ensino. Hoje, o MEC tenta colocar a casa em ordem com a proibição do aumento de vagas, vedação de realização de processos seletivos e extinção de cursos.

Será o fim do mundo a UNIPAR, cujo dono é de Umuarama, conseguir o seu intento de impedir o fortalecimento da Fafipa, via incorporação/fusão com a UEM, para preservar o seu "mercado".

Interesses inconfessáveis, pouco nobres, contrários ao interesse da maioria, alimentam a sanha dos que se opõem à expedição da carta de alforria à Fafipa.

É preciso mobilizar e levar a questão às ruas, à Câmara Municipal, aos organismos de imprensa não somente de Paranavaí como também para outros centros, aos deputados estaduais e federais, aos prefeitos da Amunpar etc.

Por fim, é preciso tornar público quais são e os reais interesses que movem aqueles que se opõem à fusão/incorporação, demonstrando à opinião pública o quanto eles são insustentáveis diante do quadro de marasmo em que se encontra a Fafipa.

De início, aos DCE/Fafipa e DCE/UEM caberão o papel de liderar esse movimento cívico, visando aglutinar entidades e pessoas.

É chegada a hora de dar visibilidade ao movimento nas ruas e na mídia.

{ZT}

Anônimo disse...

O anônimo das 19:53,
os cursos que vamos ter dependerá de nossa capacidade de luta e negociação. alienado e mentiroso és tu. Veja quais cursos tem em Umarama por exemplo seu fetichista.
Além do que, penso que para nós da região é importante primeiro melhorarmos o que temos.

Anônimo disse...

A matéria sobre a Fafipa no DN da semana passada certamente é fruto da estratégia do atual diretor de mostrar a faculdade à sociedade segundo os valores em reação ao movimento que pleiteia mudanças na instituição.

E tal reação foi a melhor possível, uma vez que escancarou o tratamento patrimonialista e a forma de pensar a instituição de ensino, o que reforçou ainda mais a minha convicção da necessidade de se promover a fusão/incorporação com a Uem.

Anônimo disse...

Das várias questões que foram levantadas nos comentários anteriores, a que mais me assusta é afirmação de que ficará mais difícil para o estudante entrar na FAFIPA, isso me preocupa, por que como estudante e cidadã busco uma melhor qualidade de ensino não só superior, mas também o de base que prepara nossas crianças para o futuro. Manter um padrão de avaliação para poder aprovar os estudantes não seria nada ético, apenas acomodaria os estudantes em algo fácil e sem desafio nenhum, outra coisa, julgar os paranavaienses como incapazes de aprovação no vestibular da UEM é subestimar a qualidade de ensino do colégios, a dedicação dos profissionais e a capacidade dos estudantes de Paranavaí.

Para que a Fusão realmente aconteça é necessário que a população e os acadêmicos, com certeza os mais interessados no crescimento da cidade e no desenvolvimento da qualidade de ensino apóiem e cobrem dos nossos líderes políticos uma posição sobre o projeto de Fusão. Pois só através da comunidade mobilizada e do apoio dos governantes, que a resistência dos contrários que buscam manter apenas seus interesses pessoais será vencida.

O DCE/FAFIPA preocupado com o andamento de toda a discussão levará para a faculdade todas as informações sérias e importantes para este debate, buscando expor para o acadêmico todas as vantagens e as possíveis desvantagens desta Fusão, visando e respeitando sempre o interesse acadêmico.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO