sábado, 14 de fevereiro de 2009

Fusão Uem/Fafipa - Poucas e boas

Como se pode observar na nota acima, assinada pelo jornalista Benedito Praxedes, publicada em sua coluna Informe DN, neste sábado (14), a repercussão desse debate sobre os prós e contras da fusão Uem/Fafipa é muito expressiva. Esse debate teve inicio exatamente no dia 27/10/2008, quando esteve em Paranavaí o Dr.Mario de Azevedo, vice-reitor da UEM e, numa entrevista concedida ao repórter Pedro Artur, no Jornal do Meio-Dia, teceu considerações sobre as possibilidades e vantagens da fusão ou incorporação, como queiram.
Daí pra frente, o nosso repórter Pedro Artur fez várias entrevistas sobre o tema e todas foram publicadas em nosso blog. Vale acrescentar que em todas essas postagens, “choveram” comentários, centenas de comentários, a grande maioria em favor desse projeto.
Enquanto o movimento pró fusão crescia, os contrários à idéia se encastelavam em seus domínios, resguardando seus interesses pessoais. Eles acreditavam que isso não ia dar em nada. Um grande engano.
Na nota do Praxedes, fica bem clara a postura da Profa.Lygia Pupatto, pedindo muita calma nessa hora e uma análise aprofundada do tema. E ela que é uma pessoa muito bem informada sobre o tema, procurou se informar ainda mais lendo os comentários publicados em nosso blog, diga-se de passagem muito bem fundamentados, mostrando que esse é um debate civilizado.
Fiz todo esse intróito, pra formular uma perguntinha básica : será que o nosso prefeito Rogério Lorenzetti e o nosso deputado Teruo Kato tem acompanhado esse debate através do rádio e comentários do blog ?
Vejam só, se a própria Secretária de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o fez, não seria racional e lógico que esses nossos políticos também o fizessem ?
Não queremos aqui, absolutamente, granjear louros para essa nossa cobertura , pois não estamos fazendo nada mais nada menos do que nossa obrigação como membros da imprensa responsável. O que estamos cobrando é que esses políticos prestem um pouco mais de atenção no que a sociedade está discutindo.
E o que me levou a fazer esse comentário é o fato de que no começo deste mês de fevereiro, o prefeito Rogério Lorenzetti, ao conceder uma entrevista ao Jornal do Meio-Dia, na rádios Caiuá FM e Cultura AM , teceu rápidas considerações sobre a fusão . Publicamos essa fala do prefeito no blog, onde o debate está sendo feito, e vários de nossos leitores “desceram o cacete” nas colocações do prefeito que, no entendimento deles, estaria desqualificando o ensino que se pratica em nossa cidade.
Por fim, causa-me surpresa e indignação o fato de que, após várias pessoas terem chamado o prefeito a se retratar e explicar melhor o que disse, não houve nenhuma manifestação por parte do mesmo e nem de sua assessoria. Passaram-se 13 dias sem uma resposta pronta e rápida. Essa foi, na minha opinião, a grande “pisada na bola”.
Foi agindo assim, ignorando as críticas da população e da imprensa, que o prefeito anterior não chegou a lugar nenhum e foi massacrado nas urnas.
Como dizia o saudoso Chacrinha " quem não se comunica, se trumbica".

25 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Parabens Joaquim,vc fez a sua parte como interlocutor dos fatos,agora se alguns preferem fazer de conta que nada esta acontecendo,azar deles, a população esta atenta e pedindo respostas,mais cedo ou mais tarde elas vão ter que aparecer! Quem se cala com certeza teme.

Anônimo disse...

também, com o Jorge Roberto, que nunca sentou num banco de faculdade, sendo assessor dele, vai esperar o que?

O cara não é formado que da entrevistas sobre um tema tão importante no lugar do prefeito.

Rogério - a decepção.

Carlos Braga

Anônimo disse...

O novo prefeito só seria decepção se de fato já tivesse tomado uma atitude negativa. Quem disse que se manifestar contra a fusão ou ser ponderado é ser contra o melhor? Quem garante que a fusão será melhor?
O fato puro e simples é que ao se concretizar uma fusão, daí para uma simples extensão, sem identidade é um pulinho. Ou acham os "entendidos"que tudo mudará e milhões virão?
Graças aos Cursos da nossa Fafipa, conseguimos formar e preparar profissionais para nossa região e outras também. foi bom, mesmo com dificuldades. Ponto pacífico. Agora, temos que melhorar a Fafipa, buscar novas formas e novos meios para isso. Mas como Fafipa, para não perder a identidade. Quem foi que disse e que pode garantir que ao se fundir à UEM já estará definido a melhora? TODO o ensino superior passa hoje por dificuldade, como aliás à muitos anos.
Não sou político, não estudei na Fafipa, não trabalho na fafipa, nem na prefeitura. Não faço política. Acho corretíssimo vocês que abriram discussão sobre o assunto mas ao aceitar apenas as opiniões favoráveis a uma idéia e rechaçar as contrárias estaremos definindo que o bom é somente o que queremos. Estaria faltando então sabedoria e humildade para respeitar a opinião dos outros. Não que vc reporter ou vc jornalista ou outro autor de post seja contra outra opiniao ou contra quem se manifesta. Não disse isso. Mas que se procure a imparcialidade para aceitar com inteligência ambas as opiniões. Para encerrar, existem sim políticos que a única coisa que querem é aparecer no filme mas cuidado ao depreciar todos pois existem alguns que ainda olham Paranavaí com bons olhos. Não porque são bonzinhos mas porque ao melhorar a cidade estarão automaticamente valorizando sua vida, sua família, seu capital e isso é bom, independente da opinião de alguns.
"Morador descontente`há muitos anos nessa cidade mas que não vai mudar. vai sim é contribuir para melhorar"

Anônimo disse...

Penso que tem gente se encastelando no poder e menosprezando a importância da sociedade civil organizada. É impressionante o número de organizações da sociedade civil e também de pessoas avulsas envolvido nesse debate. Paranavaí nunca viu tamanha mobilização da sociedade civil. De repente, trabalhadores e empresários, campo e cidade, esquecem suas diferenças e se unem em torno de umacausa muito nobre.
Parabéns à sociedade civil. Parabéns à imprensa pela cobertura. Joaquim, é assim que se faz um jornalismo de qualidade.
Nós professores do Ensino Médio, Público e Privado estamos aguardando um pedido formal de desculpas....

Anônimo disse...

Joaquim, muito boa a fala do Dr. Mário, com relação ao IBAMA e a possibilidade de investimento da região, o que traria maior desenvolvimento à Paranavaí, pois a a relação região/PIB foi de queda acentuada. O caminha da retomada do desenvolvimento seja, justamente,a sua vocação regional, o que poderia ser impulsionada com a expansão de conhecimento gerado com a cursos de graduação que possibilitam esse efeito. A UNIPAR, ao que parece, não quer invertir em cursos do setor produtivo. A FAFIPA sozinha não consegue essa expansão. Para alinhar esses interesses regionais, com a produção da riqueza e o aumento do nível de emprego, geração de renda e riqueza em Paranavaí, somente a junção de duas grandes instituições como a FAFIPA e UEM tornaria isso possível.
O somatório de forças impulsionaria esse desenvolvimento à Paranavaí.

Em breve, Paranavaí terá o ICEFET, mais uma força e, em breve, poderemos ver Paranavaí tornar-se uma cidade universitária.

A sociedade civil organizada percebeu isso quer não quer mais perder o bonde da história, mesmo se for para contrariar algumas pessoas amigas que são professores e professoras da FAFIPA, mas que se posicionam contra a possibilidade de fusão da FAFIPA com a UEM.

Anônimo disse...

Seria interessante a direção da FAFIPA vir a público e explicar por que está retendo o dinheiro de nossas bolsas. Nós bolsitas do Universidade Sem Fronteiras não aguentamos mais tanta incompetencia. O Estado depositou o dinheiro na conta da Faculdade no dia 17/12/08 e, até agora não fizeram nosso pagamento. Falamos com o pessoal de Curitiba e descobrimos isso.

Anônimo disse...

Joaquim até 2012 a UEM terá 10 extensões(Sarandi, Astorga...), e eu digo, o que vai sobrar para a extensão de Paranavai? perderemos nossa autonomia, perderemos a nossa História, são picaretas em busca de um carguinho, por isso sou contra o fim da FAFIPA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Como os picaretas dizem que é fusão(o que é uma grande mentira, pois é extensãozinha) então vamos lá, fusão significa extinção das duas entidades(UEM E FAFIPA), PASMEM e criação de uma nova, vamos "cuntribuir" então algumas dicas, que tal: FAEM ou UEPA, ou então....digamos...FAEMPA, ahahahahahahahahahhahahahahahahahhahahahhahahahahahhaha.

Anônimo disse...

vamos manter a Fafipa. Meu sonho é que meus filhos se formem em geografia e historia, na grandddddddddddddddddddde Fafipona.

Anônimo disse...

Repito,
o debate tem que ser construtivo, muitos comentários postados aqui não servem para nada. Não queremos ser extensãozinha, muito menos colegião.
Precisamos encontrar o caminho da superação, do avanço... Por isso é preciso respeitar o trabalho da Comissão e amadurecermos para decidirmos sem paixão.
Isto vale para os dois lados, calma, paciência e serenidade para tomarmos decisão.

Anônimo disse...

É UM TEMA BASTANTE COMPLEXO...
A HISTÓRIA DA FAFIPA É MUITO GRANDE PARA ELA PASSAR A SER COADJUVANTE EM VEZ DE ESTRELA PRINCIPAL...MAS UMA COISA TEM QUE SER RESPEITADA: TEM QUE PREVALESCER O QUE FOR MELHOR PARA A POPULAÇÃO. SE ALGUÉM FOR BENEFICIADO NESTA FUSÃO TEM QUE SER A SOCIEDADE DE PARANAVAÍ E REGIÃO. FORMEI-ME EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA FAFIPA EM 1986 E SEI DA SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.

Anônimo disse...

Joaquim, parece que os ânimos estão acirrados. Como já venho postando, me sinto na obragação de dizer que a FAFIPA não perde com a fusão, só tem a ganhar. Muitos trabalhos são realizados na FAFIPA de forma volintária, pois não são remunerados. A chefia e a coordenação de departamentos são exemplos de trabalho voluntário e, muitas vezes não são reconhecidos pela direção. Apesar disso, o trbalho não cessa. Acredito que a fusão, como campus e não "extensãosinha" como muitos dizem para desqualificar o debate, trará o devido reconhecimento desses serviços prestados à FAFIPA.

Outro ponto, meu caro Joaquim, A sociedade é quem paga o salário dos profissionais da FAFIPA e estãp estão indo contra o patrão? A sociedade merece o respeito, pois não atentarão contra o desenvolvimento da cidade. Se querem a fusão é, porque perceberam com a FAFIPA sozinha, hoje, não tem força para alavancar o desenvolvimento do polo educacional, que tantos sonham. O máximo que a FAFIPA consegue é se manter como está, parcialmente ocupada no diurno, entupida no noturno e, com pouca prestação de serviço à Paranavaí. É isso que querem? Se for, perderemos muito mais, pois "quem espera faz a hora. não espera acontecer". Se Loanda, ou Novo Esperança conseguir politicamente um campus da UEM em sua cidade, a FAFIPA se apagará.

Volto a insistir, o polo de desenvolvimento de uma região passa por um ensino superior de qualidade, que desenvolva a pesquisa e potencialize o desenvolvimento regional. É preciso estar atento às oportunidades. A FAFIPA, hoje, só conseguiu verbas em virtudes do aumento de 5% para investimento em educação e, porque o governo Requião voltou-se para o ensino superior. Se fosse na era Lerner, o governo na FAFIPA seria de plena mediocridade. Os recurso, hoje, abundam, mas mesmo assim o investimento está voltado para a edificação do setor administrativo. É construir e pintar prédio, como se isso bastasse para se ter uma educação de qualidade. Nevegar em águas calmas qualquer um faz, mas tempos difíceis virão.

Joaquim, é possível realizar uma fusão sem a perda da autonomia administrtativa, pedagógica e financeira. Avançar muito mais é possível, para trazer novos cursos que possibilitem o desenvolvimento regional e, é isso que todos querem. Apostar no fracasso da FAFIPA é condenar Paranavaí a perder sua condição de cidade polo. Isso eu não quero para Paranavaí, para a FAFIPA. Eu quero que a cidade se redescubra e potencialize suas energias na construção de um novo tempo, um tempo de valorização da região, da produção e da redistribuição da riqueza entre sua população, através do trabalho.
De mais Joaquim, um abraço fraterno e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Joaquim vamos analisar quais são as atrativas de investimentos que uma instituição oferece para o desenvolvimento de uma cidade ou região, por exemplo, quando da Instalação da UNIPAR em Paranvaí no governo do José Augusto Felipe, no jardim Santos Dumont. Com a vinda da Unipar o bairro se transformou, virou uma cidade, isto é credibilidade,o setor econômico, acreditou na UNIPAR e investiu, consequentemente os proprietários de imóveis tiveram uma valorização com a vinda da Instituição. Outro exemplo o jardim Oásis da Ortelo Empreendimentos do Sr Orlando Dias, fêz um investimento audacioso por acreditar que Parana vai se tornará cidade universitária acreditou na vinda IFETE .A FAFIPA que teve o início da sua obra em l981, portanto há 28 anos, cite uma construção por influência da FAFIPA no jardim Morumbi, uma única edificação,
pois é, a fafipa não estimula investimento, ela não apresenta atrativa de investimento, é uma pena, mas é a pura verdade. Bem agora com a possibilidade da fusão da FAFIPA com a UEM, nos últimos dias o mercado imobiliário no jardim Morumbi sofreu alteraçôes, quem tinha algum terreno a venda nas emidiações da fafipa,suspendeu a venda ou alterou os preços, isto tudo está acontecendo ,pela possibilidade da fusão FAFIPA/UEM.
A UEM é uma universidade que tem credibilidade, e traz consigo os recursos da iniciativa privada, isto é atrativa de investimento. Alguém imagina o que vai acontecer com o Jardim Morumbi com a vinda da UEM, a transformação que vai acontecer. Tudo isso é desenvolvimento sócio econômico. Quem não gostaria que isso acontecesse com a sua cidade, qual prefeito, vereador ou deputado não queria ter participação neste audacioso projeto, isso é prosperidade, aliás é o que toda a sociedade paranvaíense e regional almeja. POR ISSO, SER CONTRA A FUSÃO É SER CONTRA O DESENVOLVIMENTO....PENSE NISSO...

Demerval Silvestre

Anônimo disse...

Espero que o Anibal seja duro com estes picaretas mentirosos.

Anônimo disse...

O povo de Paranavai na realidade não quer esta fusão, seria entregar o ouro ao bandido, entregar de mão beijada 40 anos luta para Maringá, nasci e moro em Paranavai, por isso sou contra esta barbárie.

Anônimo disse...

Se realmente a FAFIPA se tornar extensão da UEM temos tudo a perder, perderemos a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedeceremos aos principios ditados pela UEM. Dominados pela UEM perderemos a interação que existi entre a FAFIPA e a comunidade de Paranavai e perderemos uma espécie de ponte permanente entre a FAFIPA e os diversos setores da sociedade.TEMOS TUDO A PERDER.

Anônimo disse...

Deputado Teruo,Sabe os mandamentos para ser deputado mais de uma vez,
1º Ouvir atentamente a população através da sociedade organizada .
2º Participar de todos eventos da sua região.
3º Elaborar ou apoiar projetos que venham trazer desenvolvimento para sua região, gerando emprego e renda
4ºExigir dos seus apradinhados, lealdade
5º Exigir dos seus apradinhados respeito e sintonia com os desejos da população
6º Substituição sumária dos apadrinhados que não corresponderem
com o que foi determinado pelo chefe.
7º Levar a conhecimento público os trabalhos que desenvolve a favor da região
8º Tomar decisão sempre em favor da população
9º Evitar fazer pronunciamento que possa ferir a si próprio e a seus eleitores
10º Avaliar sempre o próprio desempenho, como também o dos apadrinhados .


"A sabedoria política não esta em sabe chegar ao poder, mas sim,em permanecer"


Quem não cumprir os 10 mandamentos
se torna deputado de um madato só.

Anônimo disse...

Bom dia Joaquim de Paula, como disse a UEm está um caos(carteiras com mais de 20 anos, salários de Professores e Servidores no chão, campus com blocos mais parecendo favelas, pós-gradução pagas, biblioteca super desatualizada, abandono total das extensões, etc,etc...), veja como anda uma das extensões da UEM, em Cidade Gaucha para calar a boca de anônimos covardes de defendem o projeto "extensão" da FAFIPA: dceuem.blogspot.com/2007/08/reitoria-comparece-no-campus-arenito.html - Portanto se a Maria Louca que está acabando com a educação pública do Paraná não investe na educação do campus sede em Maringá, imagina nas extensões. Tenha um ótimo domingo.

Anônimo disse...

SE EXISTE A POSSIBILIDADE DESSA FUSÃO, É QUE AS COISAS NA FAFIPA NÃO ANDAM BOAS, POIS SE UMA FACULDADE ANDASSE BEM DAS PERNAS, NÃO TERIA ESSE INTERESSE DA FUSÃO DA UEM... COMO MUITOS SABEM EM VÁRIOS VESTIBULARES OCORRIDOS AQUI NA FAFIPA, FOI ELABORADA PELA UEM... PQ ESSES VESTIBULARES FORAM ELABORADOS PELA UEM E NÃO PELA PRÓPRIA FAFIPA...ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA...
E ESSES QUE SÃO CONTRA, PRINCIPALMENTE LÁ DE DENTRO DA FAFIPA, É MEDO DE PERDER A TETA BOA QUE TEM LÁ DENTRO????

Anônimo disse...

Joaquim, "a UEM está um caos", são essas as palavras do Senhor Wilson Rezende. Vamos lá. Como anda a UEM no MEC, na produção científica? cadeiras e carteiras estragam todos os dias e só isso o senhor Wilson vê. Tem coisa errada não tem senhor Wilson? Centanas de doutores que ministram aulas nas várias universidades do Paraná fizeram seu doutorado na UEM, apesar de todas as dificuldades que o senhor Wilson aponta, como, por exemplo, cadeiras quebradas.

Senhor Wilson, demais que se apõe à fusão. Vão visitar os campus de Cianorte, de Umuarama e conversam com os prefeitos, como a comunidade e verifique se querem que a UEM se retire dessas cidades. São cidades vocacionadas que, com a UEM presente, se potencializou, se integrou a um projeto de desenvolvimento da região e as vemos produzindo riquezas para sua gente. E a FAFIPA, isolada e afastada da sociedade presta pouco serviço à mesma. Seus gestores ainda não "descobriram" a vocação da região e isso as torna uma cidade em franca decadência, mas eles se apegam as tradições, que nunca existiu e nem vai existir. Se apegam a que? Querem manter confinada a um gueto, impedir seu crescimento e, imperra o crescimento da cidade.
Anônimos que atacam os que propõe o debate sobre a fusão, escrevam cartas aos alunos de Cianorte, Umuarama... e solicitrem informações de como anadam essas instituições vinculadas à UEM. Para depois tecerem críticas e, parem de ofender os que se propoem ao debate.

Digo mais, que coisa chula falarem de "extensaosinha", vocês menosprezam a inteligência dos memberos que compõem a comissão, que são pessoas honradas da cidade e, acredito que não embacaram no conto da sereia e saberão defenderem os interesses da região.

Joaquim, sua presença nesse debate, juntamento com seus reporteres muito honram Paranavaí e esperamos que as autoridades políticaa também participem desse processo que visa construir uma Paranavaí progressita para o século XXI.

Anônimo disse...

Senhor Wilson Rezende,
pare de fazer o jogo do Meller, da Faculdade Maringá, o que o senhor ganha descendo o pau na UEM.
Por que o senhor é contra o que é público.
Acho que é porque não conseguiu passar no vestibular para direito na UEM, muito menos passar na seleção para Mestrado. Só pode ser isso, vá ter rancor assim lá longe.

Anônimo disse...

Vou pedir pessoalmente ao Dr. Anibal que investigue o concurso para professor da Fafipa de 1998 do qual passaram os Sr. Amboni e Batista, alguma coisa estranha ocorreu..........

Anônimo disse...

Joaquim, pela leitura dos comentários, se vê que, felizmente, a discussão vai se delineando, se afunilando aos poucos, malgrado dos deseducados.

Por um lado, as pessoas que são A FAVOR DA FUSÃO FAFIPA/UEM, seja como anônimos ou não, fundamentam suas opiniões, divulgam números, trazem subsídios comparativos, contribuem efetivamente para a seriedade do debate e o norteamento de quem ainda esteja com dúvidas acerca do real objetivo da discussão: reacender o progresso paranavaiense, principiando pelo ensino superior público com a fusão FAFIPA/UEM, disso irradiando reflexos para todas as áreas, tornando-a uma verdadeira CIDADE UNIVERSTIÁRIA.

Por outro, os CONTRÁRIOS À FUSÃO FAFIPA/UEM, mesmo vendo neste blog tantas denúncias (e nenhuma resposta objetiva da Direção atual) contra essa administração
da FAFIPA (vide as noticiadas nos comentários doutros posts deste blog: retenção salarial de estagiários, duplos resultados de um mesmo vestibular, e outros pagamentos retidos injustamente), sequer esperam o resultado a ser apontado pela democrática Comissão especialmente formada para encabeçar estudos sobre o assunto, e daí, qual criança que não agüenta esperar a manhã do Domingo de Páscoa para receber seus ovos-de-chocolate, na pressa desse desespero se limitam a ataques pessoais e a verborragias outras, sem demonstrar qualquer ponto negativo da fusão, que é o que procuram, já que a isto se opõem.

Falar-se AGORA, no calor das discussões sobre a fusão FAFIPA/UEM, que a UEM tem carteiras velhas, et ceteras, e atribuir-lhe deméritos, para mim é ato abjeto, desconstrutivo, puramente agitador, e um atentado à nossa inteligência!

¿Porque não se falou disso antes? ¿Porque não se leva essa reclamação diretamente ao reitor da UEM? ¿Ao Ministério Público, que é o fiscal-da-lei, já que a UEM é patrimônio público e daí qualquer cidadão tem direito de saber-lhe os funcionamentos, conservações e balanços? ¿E ao Governador? ¿Seria pura paúra?

Ora... ora, tenha-se a santa-paciência! Deixe-se de ser tão pueril! Acredite-se que, por esses caminhos da vida, sempre há pessoas mais inteligentes e atentas que essas cabecinhas ingênuas, mas satanicamente agitadoras, desconstrutoras!

Anônimo disse...

ESSE BALESTRA NEM AQUI NÃO MORA, TÁ QUERENDO O QUE??????? SE MOROU ANTIGAMENTE, FOI ANTIGAMENTE, AGORA SÃO OUTROS FATOS. VÁ DAR PALPITE NO SEU CEP.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO