sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fusão Uem/Fafipa - Profa.Lygia Pupatto diz ao repórter Pedro Artur que sua Pasta pode ajudar na avaliação das vantagens e desvantagens da fusão

A entrevista com a profa.Lygia Pupatto (foto), Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi ao ar hoje (13), no Jornal do Meio-Dia, pelas rádios Caiuá FM e Cultura AM.
Ouça : -

20 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Muito interessante a postura da secretária, mostrando serenidade na discussão em torno da fusão. Atuaria no caso como uma magistrada, ouvindo as razões das partes.

Todavia, penso que, fundamentalmente, a decisão caberá ao governador Requião. Se este firmar convicção pela conveniência e oportunidade da fusão, não tenho dúvida que esta será implementada em seu governo.

Caberá à sociedade civil demonstrar e convencer Requião quanto a necessidade da melhoria do ensino superior público através da fusão, agregando à atual Fafipa todo caldo de cultura universitária da Uem, tida como a melhor universidade do Paraná, racionalizando recursos públicos e trazendo novo alento aos jovens do extremo noroeste do Estado.
{ZT}

Anônimo disse...

A secretária Ligia Pupato se mostra muita tranquila sobre o assunto, pede paz as partes, se coloca a disposição da comissão para eventuais dúvidas em relação ao processo técnico da fusão. Como ela diz a sociedade paranvaiense
esta amadorecida para tomar a decisão definitiva em relação a fusão fafipa/uem.

Anônimo disse...

Eu concordo com o comentário do bloganônimo das 17:49, de fato caberá ao governador Reguião a decisão final, pra quem acha que o projeto Unespar do governo Jaime Lerner tem alguma sanche de ser implantado no atual governo, só pode ter pirado, é querer mamar na onça. O Pasczuck ou é inocente ou está mal orientado, querer voltar
com este papo de Unespar e querer
agredir o Requião, que ve com bons olhos o projeto da fusão.No atual sistema de eleição de diretor da fafipa,é escolhido os tres mais votados para que o governador possa indicar o seu preferido.O indicado além de obter o apoio da classe política,dos partidos que dão sustentação ao governo principalmente o PMDB do Reguião , terá que ter também, o apoio da sociedade civil de Paranavaí e região,que querem a fusão/uem.

Anônimo disse...

A fafipa precisa neste momento de um cadidato(a) equilibrado, que aja com prudência , inteligência e que tenha visão futurista e habilidade para discutir com a sociedade civil de Paranavaí e região, qual o melhor caminho para a instituição, além de um bom relacionamento com os funcinários e o DCE da fafipa.

Anônimo disse...

Eu complemento,uma boa convivência com os colegas professores, tratando-os com muito respeito e dignidade , dando oportunidades de melhorar sua qualificação, com especialização, mestrado, doutorado
A fafipa precisa encontrar o caminho para o desenvolvimento, quando se investe na qualificação do professor, é com objetivo de melhor remunerá-lo, consequentemente melhorando a qualidade de ensino para que os alunos tenham uma melhor formação acadêmica, para poder competir no mercado de trabalho tão exigente hoje em dia.Não se pode agir com timides, é preciso pensar grande, para grande se tornar, com certeza o caminho de mão única para o sucesso deste projeto é sem sombra de dúvida, a vontade da sociedade civil de Paranvaí, de querer ver o cescimento sócio econômico regional, através de um projeto audacioso como o da Fusão fafipa/uem, quem pensar assim tera o apoio incondicional de todos que querem o bem da fafipa dos seus professores,dos alunos , dos seus funcionários e toda a sociedade paranavaiense e da região.

Anônimo disse...

Tem um anônimo covarde que fica comentando e defendendo a fusão Fafipa/UEM(que na realidade não é fusão e sim extensão), este é o tipo das pessoas que defendem tal proposta, pessoas covardes e que se envergonham de mostrar o nome que seus pais lhes deram, pois devem ter fichas sujas na cidade, devem estarem com o nome no SERASA, devem ser pessoas da pior espécies e verdadeiros bandidos, bem diferentes das pessoas de bem que lutam pela FAFIPA como o Professor Dr. Anibal.

Anônimo disse...

Esse Cassio é um sujeito que nunca vai ser nada na vida, um verdadeiro fracasso.

Anônimo disse...

A FAFIPA NÃO PODE SER MANDADA PELA UEM, VIVA A FAFIPA E FORA OS PICARETAS QUE QUERREM ACABAR COM A NOSSA HISTÓRIA.

Anônimo disse...

Estamos com o Professor Anibal na luta do bem contra o mal, na luta do progresso contra o entreguismo, na luta dos bons contra os picaretas que querrem acabar com a FAFIPA.

Anônimo disse...

Olá Joaquim, muito centrada a fala da Secretária. Acredito que o estudo da comissão formada poderá apontar o caminho para a fusão, mas uma fusão que preserve as eleições no campus, que preserve a autonomia financeira, administrativa e pedagógica, que preserve as estruturas departamentais, que preserve o orçamento para a instituição, que assegure a ampliação na oferta de cursos de interesse regional, com curso diurnos, ocupando a estrutura ociosa existente etc. Esses pontos são importantes para a comissão avaliar. Fusão, sem essas garantias é entregar o patrimônio FAFIPA à UEM. Acredito que a comissão saberá defender os interesses regionais em uma possível fusão.

Anônimo disse...

Essa turminha de um só do Anibal, assessor do Pasczuck,forasteiro inconsequente e que de fato não tem credibilidade, vejam por quê. O bloganônimo das 09:19 se identifica como Luiz Carlos, à 09:26 não se identifica, às 09:35 se identifica como Antonio Carlos,às 09:42, também não se identifica. Moral da história, quem que é o covarde ?,mostra a cara camaleão, e ainda tem a cara de pau de fazer comentários agressivos,quem perde a compostura, perde a razão, aliás na falta dela parte para agressão. Esse tipo de pessoa se tomar purgante, murcha a cabeça, e a acaba indo para seu habitat natural.

Anônimo disse...

Ninguém é suicida.
Há uma Comissão para analisar a possibilidade de fusão. Far-se-á um estudo aprofundado da realidade da UEM e da FAFIPA, sobretudo, com a participação da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, no final, haverá um relatório com dados concretos e objetivos, a partir do qual as pessoas poderão se posicionar com inteligência, sem fanatismo e irracionalismo, deixando de lado a bestialidade das paixões.
Só assim, com dados concretos podemos avançar no debate. No final, com certeza, um SIM ou um NÃO à fusão será resultado de um grande amadurecimento que trará um crescimento intelectual ao Ensino Superior de toda a região.
O estudo da Comissão, se feito de forma transparente, sem boicotes, com espírito público, com certeza colocará o debate em outro nível e veremos pessoas mudando de posição, seja pelo SIM, seja pelo NÂO.
Com certeza, todos ganharão com isto. Agora, é lamentável ver comentários sem objetividade, racorosos, maldosos e sem propósitos. Por favor, cessemos com as agressões gratuitas

Anônimo disse...

concordo com o comentário do Januário

Anônimo disse...

É conhecida a máxima segundo a qual "quando não se quer resolver algo, instala-se uma comissão".

Não se pode apostar todas as fichas nessa comissão, mas é um começo.

Uma comissão terá, necessariamente, de um comando, um presidente, e regras formalmente pré-estabelecidas regulando o seu funcionamento, principalmente a forma de deliberação do relatório final, inclusive quorum, voto minerva etc.

ZT

Anônimo disse...

Pois é, as pessoas que defendem a entrega da Fafipa de graça para a UEM estão atrás de alguma coisa $$$$$ não é?

Anônimo disse...

FORA PICARETAS, VIVA A FAFIPA.

Anônimo disse...

Sugiro a comissão da sociedade civil de Paranavaí, solicitar ao Deputado Teruo, que faça uma audiência pública através da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Paraná da qual o deputado Teruo faz parte.

Anônimo disse...

Que coisa feia estes comentários dos forasterios adeptos do Anibal&Pasczuck Ltda, todos "PERSONAS NON GRATAS" em Paranavaí. Usando indevidamente nome de outra pessoas par fazer comentários contra a fusão. O candidato a genro do Anibal,o forasteiro Wilson Rezende, desqualificando o governador Reguião chamando de "MARIA LOUCA"
isto mostra o nível de comportamento que esta tomando a direção da fafipa .O governo esta acompanhando todos este comentários através do blog do Joaquim na Capital paranaense

Neodo disse...

vejam esta matéria publicada num jornal de Irati sobre o mesmo tema.
"Unicentro e FAFI estudam possível fusão entre as instituições"

em: http://www.hojecentrosul.com.br/hoje/geral/unicentro-fafi-estudam-poss-vel-fus-entre-institui-es

Anônimo disse...

Muito obrigado Nêodo por trazer esta importante contribuição. Entrei no site e li, muito interessante. Ainda bem que por aqui temos o Joaquim de Paula que presta um excelente serviço ao abrir espaço para o debate, porque se dependessemos dos pseudos jornalistas estaríamos f.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO