sábado, 21 de fevereiro de 2009

Casas Bahia encerra suas atividades hoje (21) em Paranavaí

A direção da empresa informou que as metas de vendas não foram alcançadas na cidade.

Há vários meses, bem antes de eclodir a crise econômica mundial, comentava-se que esta loja iria fechar as portas em Paranavaí. Isso acabou acontecendo hoje.

17 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Como Paranavaiense fico triste em ver as conquistas retornando as suas origens,Embora sei que com prejuizos não deve ser mantida.Esse e o principio de todas emprezas.

Anônimo disse...

Uma boa idéia prpo prefeito ligeirinho: coloca os ambulantes no prédio da Casas Bahia.

Anônimo disse...

este ramo de comércio é melindroso... basta observar as lojas existentes... dado à concorrência elas trabalham com margens reduzidissimas. Aquele tempo em que o matuto vinha do sitio comprar uma maquina de costura ou um rádio chantecler..., ou o vendedor das lojas existentes da época ia até a propriedade rural do mesmo,e o comerciante pegava o velho como entrada e depois jogava fora dado as margens altas e a falta de informação dos mesmos... não existe mais.
Uma empresa que se sujeita a pagar um aluguel altissimo e com despesas outras... fixas e variáveis, astronomicas..., projeta uma previsão de vendas fora da nossa realidade, e altamente concorrido.
Casas Felipe, HM, Prosdocimo, Riachuelo, Buri, e outras... pertencentes a redes de lojas... atravessaram essas dificuldades... A pena é os empregos que serão perdidos... e a região ficara sem esta importante referencia de compra no ramo.
Infelismente e tomara que por pouco tempo... são mais portas fechadas em nosso centro comercial.
Mais um desafio para a ACIAP resolver...
old rubens

Anônimo disse...

Paranavaí caminha a passos largos para se tornar filial de Nova Esperança.

Anônimo disse...

Joaquim, ver firma (pequena, média ou grande) indo embora de qualquer cidade é sempre triste em todos os sentidos. Mas não se pode se deixar trair e olhar o fato apenas como ausência de lucros. É de boa cautela uma leitura mais fina.

Quando a direção informa que "as metas de vendas não foram alcançadas na cidade", e daí, neste ponto você reforça com o argumento de que "Há vários meses, bem antes de eclodir a crise econômica mundial, comentava-se que esta loja iria fechar as portas em Paranavaí", então se evidencia que a administração municipal passada, e até mesmo a AMUNPAR, foram pouco sensíveis à realidade local e regional, e se descuidaram do empenho aos incentivos agro-industriais para as empresas já instaladas e nem buscaram atrair outras, visando a geração de novos empregos, e consequentemente o aumento do consumo. Cidades com política econômica puramente administrativa sempre padecem mais em tempos de crise. Ficam a mercê dos ventos alheios...

Recordo-me de quando, nos anos 60, se deixaram ir embora a SANBRA, Matarazzo, etc., e tudo por falta de matéria-prima do campo, a cidade encolheu, em todos os sentidos.

Joaquim, nesse fato isolado da Casas Bahia, fica um alerta à administração do Prefeito Rogério Lorenzetti, que está principiando seu governo, e que me parece estar motivado, e indo bem até agora, malgrado dos que lhe opõem. ¿Quem não os tem, não é mesmo? Eu vi falar que havia num outro país um sujeito que até milagres fazia, e mesmo assim meteram pregos nas mãos e pés dele...¿

Anônimo disse...

Hoje...sábado(dia 21) por volta das 18 horas,todo letreiro e outros emblemas das Casas Bahia já haviam sido retirados,nao sobrou nada que idenfique ou marque a presença dessa loja(careira) em Paranavaí,mais uma que só levou o nosso dinheiro,e nem rastro deixou!Uma pena,deixou sim,mais familias sem emprego!

Anônimo disse...

Vamos ver quantas fexharão. Os ambulantes tb podem dizer Adeus as suas perspectivas..se eles forem alojados na antiga estação, quem irá naquele muquifo comprar alguma coisa...ninguem,..estão loucos os que pensam que tirando eles das calçadas irão solucionar algum problema..estão sim criando outro..e grande...são uns manés esse pessoal que tiveram essa idéia..idéia de jirico..

Anônimo disse...

O fechamento ou abertura de uma loja faz parte da rotina do mercado. O capitalista está em busca de rentabilidade e, quando uma loja, como a citada filial, não apresenta lucro em seus balanços ele nao tem duvida em cerrar as portas, pouco se importando com os chefes de família que ficarão na rua da amargura.

Capitalista não faz assistência social e não desenvolve a economias locais visando o interesse social. Ele visa tão somente o lucro.

Há muito tempo não compro em lojas, pois faço compras na lojas virtuais da internet, cujos preços são, de longe, mais competitivos que as lojas em formato tradicional.

[ZT]

Anônimo disse...

Os políticos de Paranavaí precisam acordar, é preciso dar mais atenção
aos problemas que efetivamente levam Paranavaí a uma situação preocupante com relação ao seu crescimento sócio-econômico, não é apenas o fechamento de uma loja importante como é das casas Bahia,que nos preocupa,é desemprego que atingem as famílias paranavaienses, a notícia negativa que acaba prejudicando a imagem de Paranavaí na região, a administração pública municipal, precisa tomar decisões importantes que seja motivos para novos investimentos da iniciativa privada no desenvolvimento de Paranavaí. Grandes organizações se instalam em algum lugar, quando as informações através de números estatístico e incentivos fiscais possam viabilizar ou não, sua instalação em determinada cidade ou região.É preciso saber que o desenvolvimnto de uma cidade ou de uma região, esta calçado em tres pilares indispensáveis para o crescimento sócio-econômico, industrialização,saúde e Educação,
que não se ater a estás situações, é acreditar no crescimento por acaso.

Anônimo disse...

O azar de Paranavaí é estar muito próximo da Metrópole Regional, ou seja, Maringá. Veja que com Umuarama (160 km) de Maringá e a quase (200 km) de Cascavel, as coisas são diferentes.
Basta ver que as empresas de Umuarama dominam na publicidade de RPC-Paranavaí.
Não bastasse isso, nossas elites são covardes e nunca pensaram uma estratégia de desenvolvimento. Perdemos espaço para Loanda e Nova Londrina... Não lideramos mais nada aqui nesta região.
ainda assim, muita gente é contra a vinda da UEM...
Vamos ver quem será o próximo a fechar as portas.
Chegará o dia em que alguém apagará as luzes e dará a ....
Que pena!

Picoloto disse...

Não adianta trazer lojas (e depois deixá-las fechar) para Paranavaí. O munícipio precisa de geração de renda, a vinda de comércio e serviços são consequência disso.
Paranavaí precisa de indústrias. Indústrias para transformar matéria prima em produto acabado, aumentando o valor agregado dos nossos produtos. Temos umas poucas indústrias no município, precisamos de mais, somente assim iremos trazer riquezas para Paranavaí e somente assim a cidade irá sustentar redes de lojas.

Anônimo disse...

O bloganônimo das 00:17 tem razão, a gente andando na cidade o que mais se ve, é placas de VENDE-SE OU ALUGA-SE, é so prestar atenção. É preciso inverter esta situação para tirar a cidade do marasmo que se encontra, se não veremos mais empresas fecharem as portas em Paranavaí, além da imagem negativa que isso proporciona,o resultado é o desemprego menos arrecadação, menos recursos para aplicar na educação na saúde, enfim no social. Rogério, você esta começando sua gestão, fique atento a estas situações, senão poderás ter o mesmo fim do Maurício.

Anônimo disse...

soh pra registrar o óbvio. aos que criticam quem estah, nao esqueçam de mencionar o que sabem mas insistem em deixar de lado nas criticas carregadas de inveja politica. a casas bahia fechou por causa das vendas do periodo 2005/2008 e nao por causa do mes de janeiro.
o manda chuva das casas bahia nem imagina quem seja rogerio ou mauricio. o que ele viu foi apenas uma cidade mal administrada que nao da dinheiro para empresarios. sua empresa nao deu dinheiro e ele caiu fora. nao ia adiantar chegar pra ele um tal rogerio e falar: olha seu baiano, deixa a loja ai dando prejuizo por mais uns anos que eu agarantio que a cidade vai crescer. ela nao cresceu ate agora e vai ter que mostrar serviço daqui pra frente pra atrair outros e ate mesma as casas bahia de volta. dinheiro sempre se sobrepoe a politica, isso quando nao caminha junto.

Anônimo disse...

Rogério, você não está acreditando no "crescimento por acaso" como se
referiu o bloganônimo dás 00:17?votei em você acreditando em um NOVO TEMPO, será que me enganei? votei na eleição passada no Maurício, acreditando que ele fosse tira a nossa cidade da estagnação, e deu no que deu, frustou a todos inclusive a mim, desta vez acreditei em você Rogério
por favor não me decepcione,nós merecemos uma administração próspera com industrialização, empregos,saúde de boa qualidade, e uma educação que seja motivo de orgulho para nós paravaiense. Teve um comentário aqui neste blog , onde um pessoa relata o que de fato aconteceu com a vinda da Unipar para Paranavaí , o jardim Santos Dumont, se transformou e é verdade,e que a fafipa não conseguiu nem uma construção no seu entorno por sua influência, muito embora esteja lá no Jardim Morumbi a mais de 28 anos, o que de fato também é verdade. Prefeito eu como mãe e moradora em Paranvaí a mais de 42 anos, acho uma boa inicitativa da sociedade civil, discutir a fusão da Fafipa com a Uem, se isso de fato acontecer, a sua administração ficará para história, um grande abraço , desejo todo sucesso na sua gestão, que Deus o abençõe.

Anônimo disse...

Acho incrível que ainda existam trabalhadores imaginando que um grande latifundiário, alçado ao cargo de prefeito, por si vai resolver o problema histórico e estrutural do município de Paranavaí.

Sempre governado pelas elites, Paranavaí há muito perdeu o bonde da história. Tem razão aquele que disse aqui que a proximidade física com Maringá limita o desenvolvimento, mas isso não é suficiente para explicar o descaso e a estagnação econômica. As elites, que sempre governaram Paranavaí, nunca se preocuparam com o progresso coletivo, com o bem comum, pois sempre defenderam e continuarão defendendo interesses pessoais ou de grupos ao qual pertencem, na base do "cada um por si e deus contra todos".

O dia em que os trabalhadores de Paranavaí se emanciparem politicamente e livrarem-se do jugo das elites descompromissadas, que sempre os dominaram, via eleição de seus legítimos representantes, em todas as esferas de poder, será possível dizer que o município, enfim, terá perspectiva de melhoras.

Enquando a cidade for dominada pelas mesmas elites, mudando apenas os seus representantes em cada eleição, as possibilidades de melhorias na educação, saúde e na economia local, para o conjunto dos trabalhadores, serão nulas.

O fechamento dessa loja não surpreende porque, com a crise do crédito e aumento das taxas de juros, a venda a prazo de fato recuou, e essa empresa tem como pratica a financeirização das vendas, pois ela sempre ganhou muito mais com os juros embutidos nas vendas a prazo do que propriamente na margem de lucro com a venda das mercadorias.

Com o aumento das taxas de juros ocorreu a consequente retração nas vendas, a gota dágua que faltava para o fechamento de unidades que antes da crise já viviam na "corda bamba".

[ZT]

Anônimo disse...

Joaquim ,interessante, o assunto do momento realmente é a FUSÃO,dois comentários anteriores dos bloguistas dás 11:46 e 17:01 citam o assunto, e como não poderia deixar de ser, a fusão fafipa/uem é realmente a grande senssação do momento. Nunca a sociedade paranavaíense esteve tão presente numa importante discussão que ira nortear o tão sonhado desenvolvimento sócio-econôminco regional. O tempo de fato é o senhor da razão.

Anônimo disse...

Meu bisavo chamava-se, acho, Joaquim de Paula Bahia, entrar em sites, como de cartorios, pessoa fisica ou juridica etc, para nos certificar, com certeza, sobre nossas Reais razoes, de estar nessa mesma busca por iluminacao, ja que, iniciativa privada, tambem, parece, estar folgando em sua missao, exemplo, inclusao digital, fica mais impossibilitada, tudo de bom ao Sr. Sandro BHte-MG (???)

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO