quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Segurança Pública é um caos em várias cidades do Paraná, inclusive em Paranavaí

Aqui em Paranavaí, é preciso que esse debate se aprofunde e envolva todos os segmentos da sociedade.

A comunidade deve mostrar a cara e a sua insatisfação, principalmente com relação às péssimas condições estruturais e de efetivos das nossas Polícias Militar e Civil.
Pesquisa divulgada recentemente pela ONU Organização das Nações Unidas recomenda que 1 policial é o ideal para cada 250 habitantes.
No caso de Paranavaí, com cerca de 80 mil habitantes, deveríamos ter 320 policiais.
Na verdade, apesar de não termos acesso a números oficiais, estima-se que nem em todos os 34 municípios – incluindo Paranavaí - de abrangência do 8º Batalhão de Polícia Militar, temos esse número de policiais. A bem da verdade, se o recomendado só para a cidade de Paranavaí seria de 320 policiais, não temos nem a metade desse número.
Em que pese a falta de estrutura e efetivo, precisamos louvar o trabalhos das Polícias Civil e Militar em Paranavaí e região, pois afinal elas lutam com as armas que dispõe. E que são insuficientes.
Paranavaí, que possui fraca representatividade política - e isso é ruim pois quase tudo passa pela política - não tem sequer uma delegada da mulher. Porisso, muitas ocorrências envolvendo agressões em família e outras contra as mulheres, não são registradas na 8ª SDP, pois as vítimas se sentem constrangidas ao denunciar a agressão para um homem, no caso, um delegado e não uma delegada. E essa situação já vem se estendendo há quase 2 anos, quando perdemos a nossa titular dessa delegacia.
Semana passada, tomou posse a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança, encabeçada por Jesus Carlos Penha e cujos integrantes representam os vários segmentos da sociedade paranavaiense. É hora desse nosso Conselho Comunitário de Segurança, aproveitar o momento atual de debates sobre o assunto, até pegando um gancho na Campanha da Fraternidade 2009 e “encostar” na parede os nossos políticos, para que eles dêem seus “pulinhos” com o objetivo de dar uma sensação maior de segurança à nossa população. É o mínimo que ela merece.
Os investimentos em segurança pública em todo o Paraná não condizem com a grandeza de nosso Estado.

7 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Joaquim e bem oportuno o seu comentario a respeito de segurança publica.Segundo o IPEIA o estado de Tocantins e o primeiro em ivestimento em segurança pública do pais. O deputado Mauro Morais afirma que o paraná so ganha do Piaui e Ceara, que estão em ultimo lugar em investimento em segurança publica,obvio que alguma coisa tem que ser feita.Agora a igreja lançou a campanha da fraterindade com o tema segurança pública,isso sera otimo porque deve mobilizar todos os setores da sociedade em prol de uma só causa!Não adianta arranjar culpados em nossa cidade,os setores encarregados de segurança sofre um desgaste pelos serviços prestados,pois não pode falar em efetivos, agora com a escola de policia em nossa cidade o efetivo naõ passa de 26o soldados para toda região da amumpar,temos 2 delegados regionais que procuram trabalhar de acôrdo com que tem nas mãos,se alguem reclamar do governo será punido.portanto uma sociedade mobilizada,discutindo todos pela mesma causa,quem sabe os deputados e nossos governantes poderão juntar ao povo para uma solução a nivel de Paranavaí.

Anônimo disse...

A Policia Militar que faz o serviço preventido,tá deixando muito a desejar,pois o seu comando tá acomodado,é daqui...e consequentemente todo mundo conhece e ele nao corresponde a altura,e isso requer modificaçoes ou seja mudança no comando,pois assim os mamadores da policia,vao ficar espertos...chega dos mesmos

Anônimo disse...

o blogleitor das 14.21 esta transferindo para policia militar um pensamento errado,quem faz as leis de protecionismo são nossos deputados e senadores que aprovam e passam para o codigo de processo civil como deve ser.Portanto a impunidade impera e ninguen acredita na policia,va entrar na casa de um traficante sem mandado de busca,se tiver um mandado e não encontrar nada,traficante livre,mais todos sabem quem é o traficante,todos tem medo de denunciar. Em Paranavaí tudo que acontece a policia da respostas prendendo o marginal, e dentro de 2 ou 3 dias acha uma brecha no codigo e esta solto,menor naõ pode ficar preso,mais continua roubando para saciar seu vicío no ckak,agora a culpa e do comando do batalhão,claro que não, a culpa e de uma socidade que vota mal,cobra pouco, e critica a todos que querem trabalhar. Ajude a encontrar uma solução.

Anônimo disse...

O das 14:21 já falou e escreveu tudo,pois de fato o comando de policiamento da policia militar gosta muito de homenagens,mas o que ele faz para merecer ninguém ve,pois os crimes acontecem com muita rapidez e todo dia,e açao da policia é insignificante,tá na hora de mudar...MUDANÇAS JÁ!

Anônimo disse...

e o caso da menor q o namorado tentou matar, e ninguem fez nada, cade o conselho?

Anônimo disse...

Depois que eu fui vitima de um policial do GOE (levei um gravata e tive uma arma apontada para mim) sempre tive vontade de cuspir na cara deles e falar que todos não prestavam, mas eu liguei duas vezes para o 190 (uma invasão de domicilio e outro porque um menor cometeu um crime) nas primeira ocasião demorou 5 minutos até chegar uma viatura e na segunda 10 minutos, então acho que estão fazendo bem seu trabalho, é claro que falta pessoal, mas os que trabalham não deixam de cumprir suas funções.

Anônimo disse...

O deputado Teruo(decepçao...)o presidente da Associaçao Comercial e o Guto(como mama na política esse rapaz) foram reclamar para o Bispo a falta de segurança em nossa cidade,vao reclamar para o Governador...

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO