sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Prefeitura de Paranavaí vai fiscalizar com mais rigor as calçadas da cidade

A Secretaria de Planejamento Urbano do município iniciará nos próximos dias um trabalho de intensificação na fiscalização de calçadas que estejam em má conservação ou que não estejam de acordo com as leis vigentes.

O chefe do departamento de fiscalização da Secretaria de Planejamento do município, Éder Mendonça, explica que “tanto as novas como as velhas obras passarão por fiscalização.
As novas obras só receberão atestado de conclusão se a calçada estiver de acordo com a lei, que exige calçadas com boa acessibilidade e sem deformações”.
Quem usa as calçadas da área central e de diversos bairros da cidade costuma sofrer com a má conservação das passagens e o descaso com o pedestre.
Não é difícil encontrar calçadas com entulhos e materiais de construção acumulados, ou com buracos. A população reclama da falta de consideração com o pedestre, mas afinal, de quem é a responsabilidade pela conservação dessas passagens ?
A lei é clara em afirmar que fica sob a responsabilidade dos governantes municipais a manutenção de calçadas de prédios públicos.
Já nos casos de lojas e residências, fica a cargo do proprietário a devida manutenção da calçada. Nos casos de descumprimento com essa ordem, entra em ação o trabalho dos fiscais da secretaria de planejamento.
Nos casos de irregularidades constatadas pelos fiscais, será emitida uma notificação para o proprietário, que terá um prazo de 30 dias para se regularizar. Após esse período, se houver reincidência, será aplicada uma multa.
Dias atrás publicamos em nosso blog uma matéria sobre o mau uso de nossas calçadas. Leia

6 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Joaquim De Paula, fico muito feliz em ver uma notícia dessa; inda que seja ao menos a promessa da Secretaria de Planejamento Urbano de Paranavaí.

São essas atitudes, tão simples, que colocam o nome de qualquer Prefeito em boa cotação junto à população. Como se vê, é fácil. Basta ter disposição pra enfrentar o problema... E parece que agora a coisa vai mudar mesmo!

Seu blog está de parabéns mais uma vez por ter abordado o tema das CALÇADAS DE PARANAVAÍ, De Paula.

Valmir Trentini disse...

Eder Mendonça, jogo duro com quem não mantém calçadas transitáveis.
Começe pelo centro onde circula o maior número de pessoas;
Uma rede de farmácias rebaixou toda a extensão da calçada resultando circulaçao de veículos motos e instalando até um bicicletário;
Muitos estabelecimentos fazem "rampas"para cadeirantes, mas colocam em risco os cegos e idosos;
portanto não é só consertar as esburacadas.

Anônimo disse...

Joaquim, minha mãe é empreiteira e atua no ramo de construção de calçadas. Posso-lhe afirmar, por experiência, que é lamentável ver o descaso que muita gente tem com relação a conservação das calçadas. Se o indivíduo solicita um serviço de construção de calçamento de petit-pavet, por exemplo, acha que a calçada vai ficar linda para sempre, e que ele não vai precisar limpar e muito menos lavar ela.

A partir do momento que uma pedra se solta da estrutura da calçada, normalmente por má conservação ou por estar velha, a tendência é que, se o proprietário não tomar uma breve medida, a situação piore no período de alguns dias. Algo que depende muito também do tráfego de pessoas e também de automóveis, caso dê acesso a estacionamento ou garagem. Curiosa também é a cultura de que se a calçada existe apenas para se passar por cima com os pés deve ser quase "gratuita" para o contratante. Quem constrói um imóvel ou quer reformá-lo não deve se preocupar apenas com aquilo que está sendo feito do portão para dentro; mas também, o que está na frente do imóvel, neste caso, a calçada. Seria bom se houvesse uma conscientização sobre a importância do calçamento, mas acho difícil. Enquanto isso, continuaremos vendo um grande número de pedestres correndo sérios riscos ao circularem pelas ruas.

beto preto disse...

BEM, AS CALÇADAS SERÃO FISCALIZADAS, MAS E SOBRE AS VIAS PUBLICAS, SERÁ QUE O CONTRIBUINTE PODE FISCALIZAR?

Anônimo disse...

poderia fiscalizar a calçadas na frente da Trentur. um lixo.

Anônimo disse...

Acho que o amigo aqui de cima,tá despeitado,vc conhece a Trentur,passe lá veja a sua calcada está em perfeitas condicoes,mas...o vizinho,eu disse o vizinho nao pode dizer o mesmo...entendeu? zoreia!

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO