sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

UEM completa 39 anos com 43 mil profissionais formados

Para os nossos leitores que estão debatendo a fusão Uem/Fafipa, publicamos essa matéria que mostra um pouco do que é a Universidade Estadual de Maringa (UEM), que completou 39 anos anteontem (28)
=============================================
Ocupando a melhor posição no estado na publicação de artigos científicos e a 20.ª posição no mesmo ranking brasileiro, segundo Ministério da Educação (MEC), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa 39 anos.
Junto com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - as três primeiras instituições do gênero criadas no Paraná - foi inaugurada em 28 de janeiro de 1970.
A UEM conta hoje com cerca de 90 cursos de especialização, 28 de mestrado, 12 de doutorado e 52 cursos de graduação. Além do campus sede em Maringá, conta com os campi regionais de Umuarama, Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha e Diamante do Norte, além também da Fazenda Experimental de Iguatemi e a Base Avançada de Pesquisa, em Porto Rico.
O orçamento anual é de aproximadamente R$ 250 milhões por ano.
Nesses anos de atuação a universidade tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento da região, tendo colocado aproximadamente 43 mil profissionais no mercado de trabalho, além é claro, de impulsionar a economia de Maringá.
====================================================
Comente sobre isso em nosso blog

19 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Joaquim para ver tudo isso e muito mais,nao precisa ir mais longe...é só pedir para a esposa do diretor da fafipa e conhecer as suas instalaçoes,vc verá tudo isso...

Anônimo disse...

O de cima tem razao,pois nós temos tudo isso aqui(ver fafipa) e nao precisamos de maringá,nem da uem

Anônimo disse...

Universidade, desde a Idade Média, foi sinônimo de desenvolvimento regional. Lançar-se para o futuro, é a grandeza dos que hoje constróem a universidade pública, laica e gratuita. Se Paranavaí, diante da grandeza que é a UEM, perder a oportunidade de se consolidar como um polo universitário sua juventudade, para não ser marginalizada, deverá por-se em debandada. Essa sina eu não quero mais para nossos filhos e filhas.
"Quem sabe faz a hora não espera acontecer". A hora é agora... não percamos mais o bonde da história, precisamos sair da janela, acompanhar a banda, posto que o futuro nos espera e, nos espera com a responsabilidade do que vamos fazer hoje. Nossos filhos e filhas nos cobrarão, como cobrarão, se não fizermos nossa parte e ficarmos "amarrados" a um presente revigorado pelo passado, que é e foi bom, mas, para o futuro,... isso só o tempo dirá. Por isso, não posso ficar acomodado à estrutura, como se ela fosse imutável.

Balestra, em um post seu, você teceu comentários sobre a federalização da UEM. Na FAFIPA tembém está acontecendo esse debate, que muitos dos que se opõem à fusão estão defendendo a federalização.

Joaquim, se você observar as fotos da reunião na FAFIPA verá uma camiseta com os dizeres "UNIVERSIDADE JÁ, FAFIPA UNIVERSIDADE. Essa, todos os que estão contra a fusão a usaram no ano passado e muitos, ainda hoje, a usam. Será que eles querem mesmos a universidade? Se querem, porque a resistência à fusão? Não seremos uma universidade, como campus da UEM?

Está na hora de vocês, decidirem se quererm ou não ser universidade ou pararem de brincar de "revolucionários", que agiram os corredores da FAFIPA com "essa" história de "universidade já", pois os estudantes da FAFIPA não são bobos e nem vaquinhas de presépio, e querem sim a UNIVERSIDADE JÁ. Agora, qual a diferença em ser "Campus da UNESPAR" ou "Campus da UEM"? Não seremos "campus" do mesmo jeito? Que mal há em ser "campus"? A UNESP não é muiti campi?
É meu caro Joaquim, pergunte ao Anibal, à Luzia, ao Onivaldo e outros usaram a camiseta da campanha "UNIVERSIDADE JÁ", alimentando o sonho de nossos filhos e filhas da universidade e, por que, agora, não a querem mais? Agora, que está tão próxima de nós a universidade? o que eles ganham deixando de apoiar esse movimento engendrado na sociedade civil? Faça, prezado Joaquim, essas perguntas aos professores que outrora levantaram a bandeira da universidade, fizeram os alunos sonharem juntos e agora os abandona. Teria muito mais, por hora, fico por aqui.

Anônimo disse...

Parabéns à UEM pelos 39 anos. Agora PARABÉNS para a nossa querida FAFIPA que no
último concurso de nível federal (INSS) para o cargo de Assistente Social, teve o maior indice de aprovação nas primeiras colocações, comparada às universidades da região que oferecem o curso de Serviço SOcial. Este é um reconhecimento da qualidade do ensino da FAFIPA e merece ser levado ao conhecimento da comunidade.

Anônimo disse...

VIVA A FAFIPA

Anônimo disse...

Os intelectuais de Paranavaí sempre lutaram pela Universidade. a primeira grande luta foi pela criação da Universidade do Arenito Caiuá. A outra luta foi pela criação da Unespar.
Agora, um movimento interessante da sociedade civil liderará os intelectuais e a Universidade virá através da Uem.

Anônimo disse...

Esssssssssse Januário!
Qual a diferençca de campus da UNESPAR e da UEM.......
Quer jogar o debate para fora. Vamos garantir a união com a UEM
Depois avançamos para a Universidade.
Combinado. Melhor 1 belo pássaro na mão (a UEM) do que 2 voando.

Jacenir Cordoba - Diamante do Norte

Anônimo disse...

enquanto isso a Fafipa continua uma merda.

Anônimo disse...

a minha opinião continua a mesma... vamos escancar os interesses das partes envolvidas que a viabilidade ou não surgirá com maior nitidez.
ass. "Old Rubens"

Anônimo disse...

Alguns equívocos a corrigir de alguns comentários anteriores.
1- Anônimo das 15:02: O Januário não defende a UNESPAR mas a UEM, ele critica aqueles que usaram a camisa preta, daqulea campanha que as autoridades do Estado chamaram de 171. A Campanha era FAFIPA UNIVERSIDADE JÁ... Agora, aqueles que fizeram aquela campanha está contra a fusão com a UEM. É isto que o velho Januário defende.
2- Outro equívoco: anônimo das 12:43 quando comparar a FAFIPA com outras instituições tem que falar qual instituição. Para mim ela só pdoe ser comparada a Instituição Pública.
3- Equívoco grave: anônimo das 15:07 você falta com o respeito com a verdade ao dizer: "enquanto isso a FAFIPA continua uma merda". Pois entendo que para o bem do Noroeste é oportuno a fusão da Fafipa/UEM, respeito a FAFIPA, sua história, professores e alunos... Defendo a fusão pois considero um salto de qualidade. A FAFIPA não é merda, é uma instituição publica, é nossa... Com certeza a UEM não quer uma merda.
Então, por favor, meu caro/cara mantenha o respeito, ou caia fora.
Deixe o debate para pessoas sérias.
FUSÃO FAFIPA UEM JÁ!

Anônimo disse...

E daí,

a sabedoria do PAPAI de Alto Paraná que o Balestra chama de Anísio, mas é Haníbal diz:
A FAFIPA É MAIS DE 25% EM TUDO DA UEM. HEHEHEHEHEH.....

Anônimo disse...

Olá anonimo das 18:52, quando citei a Fafipa como uma faculdade de excelencia, é a mais pura verdade, caso você seja uma pessoa bem informada, verifique o concurso que foi de NIVEL NACIONAL (FEDERAL) INSS, e as pessoas que passaram (foram aprovadas), em primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, setimo, oitavo, nono, décimo...etc, todos são academicos da FAFIPA, que nos orgulha e muito, vá na FAFIPA, na secretaria e comprove. Academicos de instituições, que possue o curso de Serviço Social, como a UEL (LONDRINA), CESUMAR (PARTICULAR) (Mga), Ponta Grossa, Curitiba (capital), ficaram À ver navios. VIVA A FAFIPA, VIVA PARANAVAI, ABAIXO A FUSÃO COM A UEM;

Anônimo disse...

Ao “anônimo das 18:54”:

- obrigado pela airosa corrigenda, mas explico-me: ANIS é uma ervinha que contém uma essência (de mesmo nome; o anis), usada para fabricar “xaropes” anisios ...¿¿

Porém, gostei mais foi de sua atilada sugestão, que doravante adotarei; aproximou-se mais dos fatos em discussão: Hannibal, o cANIBAL do filme de suspense HANNIBAL - A Origem do Mal...

¡Puxa quanta similitude e parecença fática, sô! Só me resta dizer, valei-me meu São Serapião, protetor dos órfãos...

Obrigado meu bloganônimo amigo das 18:54! Valeu seu bom humor refinado! abs

P.S.: quando puder e quiser, visite meu blog A BALESTRA (http://jrbalestra.blogspot.com), que ultimamente está parecendo circo pobre com lona muito furada depois de chuva de pedra; cinco dias pra consertar o pano e um dia d'espetáculo... Mas vamos levando, um dia compro lona nova e então tudo se ajeita!

Anônimo disse...

O que teria acontecido com o Valmir Trentini?
O homem come~çõu a postar no blog muita matéria a favor da fusão, falar no rádio, estimular enquete etc.
De repente não fala mais nada. MUITO ESTRANHO.

Anônimo disse...

Joaquim, não consigo entender ¿como que uma IES como a UEM, com todos esse atributos que você sinteticamente descreve no post – 20ª posição no ranking nacional, orçamento anual de quase R$250 milhões, 90 cursos de especialização, 28 mestrados, 12 doutorados e mais 52 de graduação – pode ser rejeitada pela atual Direção da FAFIPA na questão da FUSÃO?

A cada dia fica mais clara a intenção dos adeptos da oposição à fusão FAFIPA/UEM; eles querem é apenas cuidar dos seus próprios morangos, e os dos demais que se esturriquem ao sol, até consumir o DNA...

Mas estão enganados! Se eles opositores crêem que dessa vez será como d’outras, podem tratar de colocar suas barbas, cabelos e buços de molho!

Dos braços cansados daquele ex-acadêmico idealista da FAFIPA que o Diretor com desdém falou naquela entrevista (CBN - 05.01.09, por você, Joaquim, aqui reproduzida) ter ficado no tempo, agora cresce um exército de mentes e vozes sensatas e perspicazes, não manipuláveis, mas diligentes e solidárias ao bem-comum que representa essa fusão.

E do grito por essa fusão que temporariamente fora calado pelas forças ocultas dos avaros interesses pessoais, agora ecoa agigantado um brado coletivo e invencível de PELA FUSÃO FAFIPA/UEM, JÁ!

Que me desculpe a atual Direção da FAFIPA, mas seus membros precisam assimilar que os tempos agora são outros, e que se nas tentativas anteriores podem ter sucumbido os guerreiros da fusão FAFIPA/UEM, mas não fraquejou o ideal de aliança, que é perene, e agora dá mostras que assim será - fort'eterno - até que se materialize definitivamente, unicamente em nome do progresso do ensino superior e do próprio desenvolvimento da cidade como pólo da região noroeste que é e sempre foi!

De Paula, guerreiros para esse ideal já ficou claro e se viu que não faltam: essa minha constatação decorre da simples leitura dos comentários que os blogleitores aqui fazem, a cada post ou reportagem sobre o tema FUSÃO FAFIPA/UEM.

Um ou outro comentário se vê que isoladamente descamba pro lado pessoal e até ácido, mas embora isso seja deselegante, também é um direito de quem assim se porta, desde que não dê azo a um direito de resposta ou a uma ação judicial. Vejo que quanto a isso opessoal se descuida dos rastros da virtualidade: os IPs que deixam gravados quando comentam, mesmo na condição de anônimos... Risco desnecessário!

Então, meu amigo Joaquim:

PELA FUSÃO FAFIPA/UEM, JÁ!

Abraços.

Anônimo disse...

A UEM com toda essa potêncial de estrutura educacional da qual temos a oportunidade de fazer parte desta grande universidade paranaense, orgulho do Paraná. E ainda tem gente que é contra a FUSÃO, talvez seja porque, para fazer parte dela com professor, tem que se graduar . Não da pra fazer um bico a noite, aí nóis reage....vão querer tirar nossa boquinha...?

Anônimo disse...

Caro De Paula, lendo os post percebe que há muitas coisas que não estão sendo debatidas. Aqueles que são contra não tem argurmento para tal. Mas se vier a fusão, muitos ficarão muito conente, pois receberão uma "gorda" FG. Os chefes de Departamento, vice-chefes, Coordenadores de Curso, que hoje nada recebem pelas funções que ocupam, com a fusão, passarão a receber. E eles não querem isso? Acredito que sim, sempre foi reivindicado, mas até agora, como FAFIPA nunca receberam, pelo menos é o que se fala na FAFIPA. Outro ponto, Até hoje, na FAFIPA, não se tem disponibilidado o "organograma" da instituição. Não é publicizado... não se sabe quem ocupa os cargos... se são todos da instituição ou não... Com a fusão abriria essa "caixa branca".
Quanto ao Januário, só uma coisa, muitos que usaram a camiseta da campanha pela "fafipa, universidade já" e, hoje são contra a universidade "já", são ou foram chefes ou coordenadores de cursos
Parabéns a todos que, como anônimo ou não estão fazendo esse debate.

Anônimo disse...

Me formei na FAFIPA faz uns 10 anos, semana passada tive que ir até lá pegar um documento e conversei c/ a "esposa" do diretor, qdo estudei lá foi minha professora, e pude notar que a FAFIPA cresceu bastante, é claro, tem muito o que crescer... na verdade nao pode parar nunca, mas infelizmente ficou um tempo parada e agora estão correndo atras do prejuízo. Antes tarde do que nunca não é mesmo?
Bom, se a fusão trouxer ainda mais melhorias para a FAFIPA... amém! Mas caso a FAFIPA fique sem autonomia, que isso é muito comum acontecer... aaí as coisas podem piorar!

Anônimo disse...

Que autonomia tem a FAFIPA? Nenhuma,
tudo tem que ser resolvido e decicido em Curitiba. diretor, diferente de Reitor é menino de recado.
O problema é que tem uns que além de menino de recado do Estado... é menino de recado da mulher.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO