segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Denúncia : filmes piratas estão acabando com as locadoras de Paranavaí

Clique nas imagens para ampliar

Quem quiser comprar 3 filmes piratas aqui na cidade de Paranavaí vai pagar só 10 reais. E lançamentos recentes.
Se você locar um filme paga 3 reais.
Hoje, a facilidade de comprar DVDs com filmes e MP3 pirateados é muito grande. A venda é escancarada e até em frente a Secretaria Municipal de Educação tem ponto de vendas (veja a foto acima, desfocada propositalmente).
As pessoas estão preferindo comprar os filmes piratas, o que está diminuindo sensivelmente o movimento nas locadoras de filmes, que estão à beira de fecharem as portas, desempregando várias pessoas.
Essas locadoras já fizeram a denúncia sobre essa prática ilegal e até agora nada foi feito. Lamentável.
E você, meu caro leitor, o que acha de tudo isso ?
Comente em nosso blog

16 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

E uma maneira de ganhar dinheiro,pois estao vendendo...e quem compra...deve pagar...com o indice de desemprego perambulando por aí,nada mais justo de que todos se adaptem as circustâncias...deixem esse pessoal em paz...

Anônimo disse...

Esse pessoal vendendo coisinhas de R$ 3.00 vao prejudicar o comércio!Quantos empregos as locadoras dao em Paranavaí?E quantas pessoas vivem da venda de DVDS e CDS,isso em Paranavaí e em todo o Brasil...é o mercado,quem nao pode se estabelecer,vai fazer o que?Roubar?A policia deve fechar os olhos,para isso,como faz aos bandidos que roubam e assaltam!

Anônimo disse...

Joaquim,um dado interessante,mais de 70% dos brasileiros compram produtos piratas,isso serve para mostrar que de cada l0 pessoas,7 compram esses produtos.Tem que falar com o Lula,com o Requiâo,com o Rogério...e assim por diante!

Anônimo disse...

O anônimo das 9.08 parece sem noção. Então vamos liberar a venda do crack, da maconha , da cocaína, do DVD pirata. Tá tudo liberado em nome do desemprego. E quem trabalha na legalidade que vá pra pqp... É isso que voce quer ?

Anônimo disse...

o das 9:57 o meu amigo das 9:08 nao disse liberar...merda...falou em deixar vender,o que muita gente cobra caro,muito caro...prá revender.Pelo que pude ler,esse n egócio de vender DVD ou CD pirata,é o mesmo que vender,merda enlatad,quem quer comprar o problema é dele,pois está sabendo o que está comprando,pois daqui a alguns dias,vai ter que comprar outro,e assim por diante...agora vc querer comparar droga com mercadoria de pobre...vc deve ser usuário de drogas sintéticas,cocaína e outros bichos...tá preocupado com que?

Cássio Augusto disse...

1º- Só há venda pq há consumidor;

2º- Só há ilegalidade pq a legalidade é muito cara;

3º- Democratiza o acesso ao cinema.

Eu, particularmente, não entro a tempos em uma locadora de filmes. Baixo os filmes que quero assistir da Internet, até pq, os filmes e documentários que me interessam não tem nas locadoras, que são reféns do monopólio hollywoodiano!

O fato é que as lojas de CD e as locadoras de DVD são comércios fadados a fechar as portas. Doa a quem doer. O avanço da Internet é algo que não tem volta.

Anônimo disse...

Olha,tenho consciencia de que não é certo esta pratica, porem como consumidor, creio que os preços poderiam ser mais baixos, pagar ai em media 25,00 em 1 cd, e 80,00-100,00 em 1 dvd, é demais...se os preços fossem menos abusivos, as coisas seriam bem diferentes.
Outra coisa se 70% das pessoas usam Cds/ DVDs piratas, a quntidade de pessoas que trabalham compirataria tb é muita....e ai querem mais pessoas assaltando e roubando pra sobreviver???????

Anônimo disse...

Joaquim, em Maringá é a mesma coisa. Se pechinchar, sai quatro por 10 reais.
(Edson Lima)

Picoloto disse...

Os preços dos originais são altos em grande parte devido a alta carga de impostos que incide sobre eles (e sobre praticamente tudo no Brasil).

Os piratas são mais baratos pois não pagam esses impostos. A qualidade do produto também não é a mesma em relação ao original, mas a maioria das pessoas não quer um encarte bem feito, quer apenas ver o filme.

Anônimo disse...

Brasil é o país das falsificações. Começa pelos nossos políticos. Tão falsificados que estão à venda por "merrecas" como os DVDs aqui em Paranavaí. É o preço que merecem, não valem nada.

Anônimo disse...

Antes de julgar as pessoas por seus atos, teríamos que olhar para nos mesmos! Todas estas pessoas que fizeram um comentário usam ou já usaram alguma coisa pirata, como um software em seu computador ou ate mesmo uma copia se um cd de musica para seu uso pessoal.
Por exemplo: o Windows você comprou e instalou sozinho ou pagou para alguém formatar e instalar o Windows para você, talves este windows que vc usa é pirata :-),
você paga seu antivírus mensalmente? Pense nisto antes de se julgar santo!

Anônimo disse...

No Brasil, hoje em dia é impossível encontrar alguém que nunca tenha usufruído de pirataria, ainda mais no âmbito virtual, como exemplificou o camarada acima. Não acho que tirando os ambulantes das ruas a chamada "pirataria selvagem e truculenta" há de acabar. De modo algum, até porque esse apenas vende, quem consegue os filmes é outra pessoa; provavelmente há mais um, responsável pela parte gráfica - o encarte. Ou seja, já existe uma cadeia de trabalho informal que engloba essa atividade. Hoje em dia, bandas encontram como alternativa disponibilizar o álbum para download, deixando a critério do fã a decisão de quanto quer pagar pela música. É um processo democrático virtual e que favorece e abarca pessoas das mais variadas classes sociais. O DVD, assim como o CD, hoje é mais visto como item de colecionador do que de apreciação aleatória. Eu gosto de comprar dvds, mas o faço pelo prazer de tê-los. Mas nem por isso me acho no direito de cobrar dos outros que façam o mesmo. Tudo isso depende da relação que uma pessoa tem com determinado tipo de mídia. Além do que, hoje em dia, é mais cômodo o usuário pagar nove dólares por uma conta no rapidshare ou megaupload p/ baixar seus filmes preferidos. Pode gravar em dvds que custam até menos de um real a unidade e guardá-lo em seu acervo, em vez de ir até uma locadora pegar um filme que, provavelmente, terá de devolver no dia seguinte. Ou então, até mesmo comprar ou alugar filmes no meio virtual; já existem sites internacionais que possibilitam que você baixe o filme, use uma senha de licença, com validade pré-determinada, para assisti-lo.

Deixo claro que não sou entusiasta da pirataria; faço menção a realidade. Em um país de terceiro mundo combater a pirataria é o mesmo que usar de retórica para fazer prognósticos sobre o fim da miséria.

Anônimo disse...

Meu amigo Picolloto, em questao de qualidade, vc que é técnico podemos dizer que um cd original ele é prensado, e o pirata a mídia é queimada e nao possui mesma qualidade, mas a diferença de preços, imagina só... de 0,30 cents, para 25 reales... nao é absurdo... o Hélio da Censura Livre nao anda locando mais nada... Cassio...tô contigo e nao abro...nao sou a favor e nem contra, muito pelo contrario...

Anônimo disse...

Poxa vida...comparar a qualidade dos serviços do Picolotto,com a confecçao de um CD ou DVD pirata,é apelar demais...

Sebastiam disse...

Saudade dos velhos tempos em que as locadoras viviam lotadas, e do bom e velho VHS,com ele não tinha erro. Vejo hj no meu bairro (absolutamente popular) só sobrou uma locadora pra contar história, e o aluguel de cada filme são 4,50!! é claro q compreendo, que se pagam impostos, e mesmo por 4,50 eles não saem lucrando, pois um dvd original e lançamento custa em média 90,00 a 115,00, resultado: não cehgam nem a pagar o dvd, pois uma vez que não é mais lançamento, fica empueirando na prateleira.No mesmo bairro, já se pode comprar 5 dvd's por 10,00. Desde que me entendo por gente, adoro filmes, coleciono, compro em sebos e economizo também em qualidade:imagem/som/encarte.
Não recrimino, abonino e nem apóio essas práticas ilegais, mas, o fato é, que como consumidor, não tem como não se sentir lesado e essa excrepância em relação a preços é nítida.
Mas é como já falaram aqui, a corrupção e a falsificação vem bem de cima, e muitos desse vendedores sustentam seus filhos, então pq julgar?

daniloraf disse...

Apenas ignorantes ou preguiçosos podem aceitar pirataria, seja de música, filmes ou software.

Escritor - bola e escreve o filme
Estúdio - financia
Equipe - produz
Elenco - encena
Distribuidora. - distribui, oras
Cinema - fornece uma experiência
Locadora - traz o filme até você

Como todos os gênios econômicos aí dos comentários falaram, é uma questão de custo (pq a legalidade é cara pro bolso do povo).
Então, considere que sua empresa é fazer filmes. Você gasta milhões, na expectativa de que as pessoas vão querer ver aquilo que você fez. Como você tem um retorno sobre o investimento? Com as vendas, naturalmente. Venda de ingressos, venda de dvds para a distribuidora, que por sua vez ganha com a venda de cópias para locadoras. Que por sua vez, ganha dos clientes por ter trazido o filme até as nossas cidades. Agora uma pergunta para os gênios em prol da pirataria: o que diabos você, como investidor-mor, todo sapiente, vê que filmes não dão mais retorno (ou apenas nos países em que as pessoas não compram nada pirata)? Você muda de ramo, vá vender aparelho eletrônicos, oras.. Vá vender tv´s de 50 polegadas. "Deixe outro idiota ter todo o trabalho de fazer as coisas para não ter lucro. Deixe outro idiota fazendo coisas demoradas e caras que não tem retorno. Eu vou é vender Tv´s de tela grande, porque eu sei que o povão não quer pagar míseros quatro reais na locação de um filme bom. Vai pagar 10 por 3 de qualidade ruim, que nunca mais vai assistir depois da primeira vez. E, o povo é burro mesmo. Na hora de comprar toda a aparelhagem mais moderna, com um zilhão de linhas de definição, com siglas que nem entendem o significado, com 7.1 canais de som, com aquele subwoofer foderoso que liga no máximo pra se mostrar pro vizinho. E usa pra que? Pra ver fime com imagem ruim, som ruim e tradução porca. Hahaha Como são patetas.

Uma locadora poderia estudar a possibilidade talvez de tornar a locação em algo de mensalidade. Você paga x por mês, e pode pegar quantos filmes quiser, e com qualidade. Mas tem um problema, o investimento de filmes novos e ausencia de clientela. Não consigo estudar os numeros, mas pode ser uma alternativa. Isso poderia destruir camelódromos. A NETFlix, empresa americana, fez algo parecido nos eua. Só que limitou a x filmes por mês. Tem alguns pacotes. Valeria um estudo, eu diria.

Mas creio que não vá durar muito. Tampouco os camelódromos.

No dia em que começar a tv on-demand (sob demanda), pela sky, net, tv digital, etc.. daí já era. Imagine uma locadora virtual, onde você nem precisa sair de casa, e lá está seu filme, sem nem correr o risco da decepção de não ter o filme disponível na prateleira. Imagine que as distribuidoras de filmes do país se juntam, estabelecem um pacote de x reais por mês que te dá direito de ver um número ilimitado de filmes, na hora que quiser. eles vendem isso para a sky ou net, que cobra a mais na mensalidade. e outra, as distribuidoras não precisam nem imprimir cds, algo que diminuiria custos.

A tecnologia está quase lá. Olhe o pay-per-view.. ainda tem horário para o filme começar. Quando a largura de banda por tal que comporte qualquer filme ser baixado por qualquer pessoa a qualquer horário, numa velocidade que seria mais rápido do que ir até a sua locadora de bairro, daí meu amigo, os piratas de filmes podem fechar as portas. Tem qualidade de áudio, de vídeo, é marginalmente barato, considerando a conveniência e o negócio. Quantos filmes eu quiser, e na hora que eu quiser? É uma estrutura de tecnologia cavalar, que, convenhamos, nenhum aventureiro ex-sacoleiro vai conseguir piratear.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO