domingo, 25 de janeiro de 2009

Fusão Uem/Fafipa - Reaberto o debate: DCE vai promover consulta junto aos alunos da Fafipa

Ouça a entrevista feita pelo repórter Pedro Artur com 2 integrantes colegiado do DCE - Diretório Central dos Estudantes da Fafipa, Débora Fernandes de Paiva (foto) e Daniel Marques de Freitas.

15 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Olá Joaquim e leitores do blog. Vejo que os estudantes da FAFIPA podem provocar uma mudança no debate. Mas a "vontade" dos alunos não mudará a posição de alguns professores, que são contrários à fusão. O verbo mudar não se aplica aos mesmos, vejamos:
Eu mudo,
Tu muda,
Ele muda,
Nós mudamos,
Vós mudais,
Eles (não) mudam (os conservadores).
Que se acate a decisão da maioria. Esse é o princípio básico da democracia.
Saudações a quem tem coragem...

Anônimo disse...

Isso é coisa de estudantes comunistas, baderneiros, que querem subverter a ordem. Reaja FAFIPA.

Cássio Augusto disse...

Joaquim, mais uma vez parabéns por trazer o tema. Quanto aos entrevistados, são meus amigos e tenho a certeza que farão uma boa mobilização "pró-fusão" entre os alunos!

Cássio Augusto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A FUSÃO É ÓTIMA, TODOS SÓ TEM A GANHAR... E OS PROFESSORES NÃO PODEM DEICIDIR PELOS ALUNOS ...
TEM QUE SER PELA MAIORIA ... E ACREDITO QUE, O QUE A MAIORIA QUER É A FUSÃO UEM E FAFIPA.. SOU FAVORÁVEL Á ESSA FUSÃO TMB.

Anônimo disse...

De Paula, muito bom o trabalho do repórter Pedro Arthur.

Como se vê, aos poucos, os ventos também soprados por seu programa e blog, De Paula, estão trazendo e juntando no limpo, às claras, todas as partes interessadas no assunto FUSÃO FAFIPA/UEM. Isso é ótimo, especialmente pra comunidade paranavaiense!

Gostei da entrevista, sobretudo pela visão madura e a forma responsável e mansa de manifestação da Débora e do Daniel - a quem ainda não os conheço -, do DCE/FAFIPA. Um belo trabalho profissional de vocês!

Quanto aos comentários trazidos aí acima, alcunhando os entrevistados de baderneiros, comunistas e subversivos, De Paula, entendo que é reação natural; vem daqueles que pretendem ver tudo só pela cor dos próprios olhos, o marrom do desprogresso, do eterno mesmismo que muito já consumiu o progresso educacional de Paranavaí e da região. São pessoas mesquinhas, que têm aversão, paúra, do futuro, e por isso tentam viver agarrados ao cordão umbilical putrefato do decorrido. Eles ainda não aprenderam, nem querem aceitar, que “o passado é uma roupa velha que não nos serve mais”, como diz Belchior.

Todavia, para nosso conforto, a observação dos fatos tem me feito aprender que "a vaca mais brava do rebanho é a que primeiro entra no curral". Mas mesmo assim é preciso cuidado, não perdê-la de vista!

Então, aos entrevistados só me resta parabenizar pelo trabalho inteligente de conscientização dos calouros, demais integrantes da comunidade FAFIPA e a população local, na forma como estão começando a fazer!

Mas que, mesmo assim, não esperem eles só abraços, nem se deslumbrem com o sucesso que lhes virá com certeza, porque também sempre virão os “proprietários” dos microfones da instituição FAFIPA, “aniziando” “pasczjustificando” medos entre os desinformados, os calouros, os mais humildes dos funcionários e àqueles professores que não tem natureza combativa de um ideal, de espírito de luta, mas gostam da comodidade dos re$ultado$ e da e$tabilidade que lhe$ dão teto $eguro depoi$...

Parabéns, De Paula e Pedro Arthur,e Débora e Daniel!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

É muito importante os alunos se posicionarem mesmo.
Por que se depender dos acomodados professores, sem mestrado, sem doutorado, que fazem da FAFIPA um bico, mua complementação de renda... Ou até mesmo um TRAMPOLIM para a política de nossa cidade, não conseguiremos ir a lugar algum.

Anônimo disse...

Quem tem medo da fusão Fafipa-UEM?
Por que o medo?
Quantas coisas obscuras.

Anônimo disse...

O assunto mais importante do momento voltou, e com a participação dos acadêmicos, na realidade uma das partes mais interessada sobre a fusão. enquantos os professores e funcionários tem a fafipa como seu local de trabalho, os acadêmicos ao contrário se preparam para o mercado de trabalho,tão exigente hoje em dia, por isso a qualidade do ensino é de fundamental importância para eles,pois dele dependerá o seu futuro, e a FUSÃO fafipa/uem, é com certeza a melhor opção, pois a UEM esta entre as melhores universidades do Brasil,sendo a 1ª do Paraná segundo o MEC. E cá pra nós, quem não gostaria de ser graduado pela UEM ?

Anônimo disse...

A Deborá reune tres qualidades importantes , BONITA , INTELIGENTE e PARTICIPATIVA

Anônimo disse...

É um absurdo alguém só porque expôs sua opião ser chamadado de "baderneiro", não vejo nenhuma "desordem" (sinônimo) nisto. Aliás, também não entendi a frase: "Isso é coisa de estudantes comunistas", é melhor eu nem tentar entender, existem coisas mais importantes a serem vistas.

Os acadêmicos da Fafipa, conceteza os mais interessados na melhoria de ensino, não poderiam ficar fora dessa discussão. No entanto a pressão sobre os calouros e também sobre os acadêmicos veteranos por parte dos professores contrários a essa importante mudança será um dos grandes obstáculos que o DCE/FAFIPA irá enfrentar no seu trabalho de conscientização.

Obrigada José Roberto Balestra por nos parabenizar.

Anônimo disse...

Débora, este bloganônimo das 20;41 se tomar lacto purga, com certeza murcha a cabeça. Se for algum indivíduo sem célebro, tipo sangue suga fafipense, bactéria patológica nociva ao desenvolvimento, deve ser combatido com o antibiótico natural da prosperidade, do desenvolvimento, da inteligência , só assim que vencemos a doença do marasmo.FUSÃO NELES....

Anônimo disse...

Parabéns Débora. A fusão é um passo para consolidar Paranavaí como cidade universitária. Polo de desenvolvimento da ciência e da pesquisa de fato. Até agora, só tivemos "pesquisa" no papel. Na prática, essa nunca existiu.

Anônimo disse...

Não existe ter dois cursos iguais em um raio de 60 km (maringá ...pvai), UEM vai acaba tirando os cursos que tem na fafipa e dexando só na UEM.
tudo bem que a fafipa nao cresceu muito, mais a nossa cidade tambem nao, a culpa da decadencia da cidade nao é a fafipa e vice-versa. estao metendo as maos pelos pés!!!

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO