terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Fusão Uem/Fafipa - Mais um texto do prof.José Augusto

Respeito as opiniões contrárias à fusão da UEM/FAFIPA. Agora, o respeito deve ser recíproco! os leitores do blog não merecem uma discussão de baixo nível de argumentação que em nada contribui para a qualidade do debate. Custo a acreditar que um leitor do blog, que se intitula graduado em Pedagogia pela FAFIPA professe idéias de cunho xenofóbico (segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, xenofobia quer dizer: “Aversão a pessoas e coisas estrangeiras, ódio ao estrangeiro”). Essas idéias são encontradas na figura do citado Sr. Olavo de Carvalho. Daqui a pouco podem vincular a idéia de que os problemas que a FAFIPA enfrenta atualmente são causados pelos professores, alunos e funcionários que vem de fora para contribuir com a Instituição. Coisa do gênero ocorreu no município de São Paulo/SP quando nazi-fascistas, skinheads e outros partidários das idéias da segregação racial, encontraram nos negros, nos pobres, nos nordestinos, nos homossexuais a causa de suas mazelas mais íntimas, e simplesmente partiram para o extermínio dos “diferentes”. Não é possível admitir idéias desqualificadoras sobre a Educação. Essa questão é muito importante para ser tratada desta maneira, entendo a Educação como libertadora do ser humano, pois através dela, busca-se retirá-lo de uma condição de subalternidade e emancipá-lo à condição de pessoa com capacidade de pensar e refletir sobre o mundo e a sociedade em que vive... posso estar enganado, afinal ninguém é perfeito, e eu não sou o único detentor da razão sobre essa questão. Entendo a emoção e a paixão envolta nos argumentos apresentados e admiro a incrível capacidade de argumentação do outro interlocutor, no quesito distorção de idéias. Quero deixar claro uma coisa: não sou CONTRA a FAFIPA, sou a favor de seu desenvolvimento, de seu crescimento, da melhoria de sua qualidade em todos os quesitos relativos a uma IES. Ocorre que a FAFIPA é uma Faculdade, não goza de autonomia didática, financeira, só para citar dois exemplos. Qualquer proposição no sentido de criação de novos cursos, mudança de grade curricular nos cursos antigos tem que passar necessariamente pela SEED, e pela SETI. Nas Universidades isso não ocorre pois existem os órgãos de representação colegiada: COU - Conselho Universitário, órgão máximo da Instituição, inclusive a quem o Reitor se subordina, CEP - Conselho de Ensino e Pesquisa, CAD - Conselho de Administração.

Aplico a essa discussão o ditado popular: “uma andorinha só não faz verão...”, e lendo e refletindo sobre a opinião dos comentadores, expressa nos blogs da cidade, fica nítida a idéia de se vincular a FAFIPA à UEM tendo em vista a percepção de que é bastante interessante se ligar a uma IES com o status acadêmico e o prestígio científico de que a UEM desfruta. Afinal não é do dia para noite que se alcança o 1o lugar dentre as IES do Paraná, e o 20o lugar entre as IES brasileiras. Foram precisos 39 anos para se chegar a esse patamar!. Não precisamos ir muito longe, é só acessar o site www.uem.br e abrir a guia “Conheça a UEM”.
Peço licença aos leitores pois, como não sou afeito a “filosofismos verborréicos de natureza alienígena”, passo a apresentar um resumo das atividades desenvolvidas pela Instituição alvo da crítica de alguns:
- “Ciência: É a primeira entre as universidades do Paraná, pela avaliação do MEC e está entre as 20 instituições com maior produção científica e tecnológica do País, com aproximadamente 700 projetos em andamento, 1.100 pesquisadores e 318 grupos cadastrados no CNPq. Com 93% dos docentes trabalhando em tempo integral e dedicação exclusiva, se desponta na graduação, na pós-graduação e nas parcerias com prefeituras, empresas dos setores público e privado.”(...)
- “Serviços à comunidade: A UEM realiza mais de 100 tipos de exames laboratoriais, atendendo 130 municípios, e produz medicamentos que são distribuídos aos postos de saúde. Mantém uma rede de laboratórios que analisa desde a taxa de penetração de produtos na pele humana até a qualidade da água, do solo, de grãos ou a resistência de materiais; o Centro de Controle de Intoxicações – CCI, que é referência em intoxicações e faz parte da rede nacional de informações da área; a Farmácia Ensino, que é referência na orientação do uso de medicamentos. Ainda oferece, atendimento jurídico gratuito à comunidade carente da Comarca de Maringá, além de cursos técnicos em música e de línguas estrangeiras pelo Instituto de Línguas - ILG - e Instituto de Estudos Japoneses – IEJ. Conta, também um Centro de Educação Infantil, e um Colégio de Aplicação Pedagógica.” (...)
-“ Complexo de Saúde: O Hospital Universitário está inserido em vários programas de saúde pública no País e é detentor do título de Hospital Amigo da Criança. Está certificado como Hospital de Ensino e hoje também presta atendimento de urgência e emergência à comunidade como hospital público regional. Juntos, HUM, Laboratório de Análises Clínicas, Hemocentro, e Clínicas Odontológica e de Psicologia, atendem mais de 160 mil pessoas anualmente.” (...)
-“ Campus Regionais: A UEM é uma universidade com características regionais. Abrange 109 municípios do noroeste do Paraná e mantém atividades de ensino, pesquisa e extensão em Loanda, Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Porto Rico, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Diamante do Norte e no distrito de Iguatemi.” (...)
Fazem parte da UEM os seguintes campi: Campus Regional de Cianorte; Campus Regional de Goioerê; Campus do Arenito: Localizado no município de Cidade Gaúcha; Campus Regional de Diamante do Norte; Campus Regional de Umuarama: congregando o Centro de Ciências Agrárias e o Centro de Tecnologia; Centro de Pesquisa em Porto Rico – NUPÉLIA; Fazenda Experimental de Iguatemi. (Fonte: www.uem.br).
Para finalizar esta reflexão, afirmo o seguinte: todo professor é um pouco D. Quixote sim, e isso não é demérito nenhum, pois as adversidades encontradas no exercício da profissão são inimagináveis para quem não é da área do magistério, seja ele do Ensino Fundamental, Médio ou Superior (pasmem, meu interlocutor se apresenta como pedagogo!). Agora não dá para jogar Miguel de Cervantes, Machado de Assis e outros clássicos da literatura universal na lata do lixo, depreciando e distorcendo suas idéias maravilhosas (excetuando-se claro, o Sr. Olavo de Carvalho, profeta da xenofobia e do caos). Por fim, asseguro o seguinte, todas as tentativas de agressão verbal e filosófica empregadas contra os meus argumentos não buscam atingir só a mim enquanto profissional do ensino superior, buscam atingir também o conjunto da comunidade acadêmica da FAFIPA, bem como seus pares, que vislumbra a possibilidade de desenvolvimento institucional e regional que uma Universidade propicia.
Saudações acadêmicas a todos!!!
Prof. Ms. José Augusto Alves Netto – DHI - FAFIPA

9 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Não tenho nenhuma opinião a respeito da fusão, mas sei que essa afetação de donzelinha ofendida do senhor José Augusto, que entende toda discordância como uma terrível ameaça de malvados xenófobos (palavrinha nova que o tal professor acabou de aprender) é de uma vigarice sem tamanho. Deixe frescura, caro Augusto, o senhor já não tem mais idade para isso.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o Professor José Augusto, por expressar seu conhecimentos sobre os beneficios que afusão fafipa/uem vai trazer para Paranavaí e toda a região, os contrários muitas vezes não tendo argumento convincente pois não tem coragem de expressar os seus reais interesses que são verdadeiramente pessoais , se esconde atrás de pseudos argumentos nocivo a toda a sociedade. Na verdade se acovardam, pois sabem que seus pseudos argumento não ecoará junto a população sábia de Paranavaí e toda a região. Saib a que a população de Paranavaí concorda com vossa senhoria, basta olhar a enquete sobre a fusão fafipa/uem. Parabéns

Anônimo disse...

Excelente a resposta que este anônimo das 02:50 recebeu do Balestra.
Os interessados podem acessar aqui no Blog do Joaquim no link:

Fusão Uem/Fafipa - Dr.Balestra analisa comentário de um leitor anônimo

Otavio Neves disse...

Caro Prof. José Augusto,
Tenho certeza do seu grau de instrução, porem fico muito receoso quanto ao seu grau de entendimento da verdade.
Se for uma boa, por que não há uma fusão entre a UEL e a UEM??
Talvez, não seja a identidade que essas cidades queiram ter sobre suas IES, porem, estamos jogando contra nossa história, identidade e torcendo para acabar com uma das únicas coisas positivas que ainda temos orgulho de dizer, "essa Faculdade é nossa!!!" Talvez o Srs. leitores, humildemente entenda ,té onde é vantajoso para nossa cidade estar a margem de uma instituição com cede em Maringá?? Mas como o nosso amigo Prof. José, já anunciou sua mais nova descoberta, há um bando xenófobo, este bando que reconhece que é uma má idéia perder uma estrutura que a muito custo lutamos para conquistar.
Quem esta certa que é uma péssima idéia uma fusão, são os que têm capacidade de identificar que falta muito à ser feito, no entanto, é muito mais fácil compilar conquistas da UEM e dizer, “olha nós somos UEM”, ou termos competência de criar e trilhar nosso caminho até o ápice. Bem Prof. José, é muito trabalhoso criar algo, seremos apena a sombra... Pense!
Boa noite

Otavio Neves disse...

Caro Prof. José Augusto,
Tenho certeza do seu grau de instrução, porem fico muito receoso quanto ao seu grau de entendimento da verdade.
Se for uma boa, por que não há uma fusão entre a UEL e a UEM??
Talvez, não seja a identidade que essas cidades queiram ter sobre suas IES, porem, estamos jogando contra nossa história, identidade e torcendo para acabar com uma das únicas coisas positivas que ainda temos orgulho de dizer, "essa Faculdade é nossa!!!" Talvez o Srs. leitores, humildemente entenda ,té onde é vantajoso para nossa cidade estar a margem de uma instituição com cede em Maringá?? Mas como o nosso amigo Prof. José, já anunciou sua mais nova descoberta, há um bando xenófobo, este bando que reconhece que é uma má idéia perder uma estrutura que a muito custo lutamos para conquistar.
Quem esta certa que é uma péssima idéia uma fusão, são os que têm capacidade de identificar que falta muito à ser feito, no entanto, é muito mais fácil compilar conquistas da UEM e dizer, “olha nós somos UEM”, ou termos competência de criar e trilhar nosso caminho até o ápice. Bem Prof. José, é muito trabalhoso criar algo, seremos apena a sombra... Pense!
Boa noite a todos.

Anônimo disse...

O Otávio Neves, sera que este é seu nome mesmo, vamos considerar que sim, voce desconhece o artigo 57 § 2º ,perca um tempinho e leia, com certeza vai tirar suas dúvidas quanto a fusão, quanto a fafipa se torna universidade , pergunte a Drª Ligia , atual titular da Secretária de Ciência e tecnologia do Paraná, antes do cidadão dar sua opinião se informe pra não falar besteira. ok

Anônimo disse...

Otavio Neves escreveu,té onde e vantajoso para nossa cidade estar a margem de uma instituiçao com (cede)em maringa.correto seria séde. va devagar que o santo e de barro.

Otavio Neves disse...

Pena que haja apenas sujeitos anônimos para defender a idéia de fusão!
Bem, se você não sabe quem eu sou procure no Google, talvez você descubra, sujeitinho anônimo.
Com toda a sua inteligência extraterrestre, você me indicou um artigo para leitura porem não me passou o nº da lei, sujeitinho anônimo.
Gostaria muito de ler esta lei na integra, sujeitinho anônimo..
Obrigado por me corrigir, porem o foco do debate não é meu conhecimento em ortografia, mas sim sua capacidade encontrar uma solução para o problema.
Att OLN

Anônimo disse...

fica calminho otavio , faça uma leitura informativa, uma sugestão, lei a constituição do estdo do paraná, faz um bem , com certeza voce vai evitar de dar palpites errados em certos assuntos, evitando assim de fazer papel de o BOBO da corte.ok

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO