A quebra de uma tradição cigana provocou uma tragédia na noite desta quinta-feira em um acampamento em Paranavaí.
Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas, três delas estão internadas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Paranavaí, depois de um tiroteio ocorrido em meio a uma festa de casamento.
A confusão começou quando uma família cobrou o compromisso assumido por outra. A filha que havia sido prometida para um jovem, casou-se com outro. A quebra da tradição provocou a briga, que terminou em tiroteio, nas mortes e em feridos.
A briga teve início por volta das 19h30 de ontem (25), no acampamento armado em um terreno baldio, localizado em frente ao Harmonia Country Clube, no Jardim São Jorge.
Segundo informações da Polícia Civil, durante a festa de casamento, os ciganos beberam muito. Com a chegada do jovem "desprezado", começou o desentendimento que, rapidamente, transformou-se em um quebra-quebra generalizado.
Como muitas pessoas estavam armadas, houve uma vários disparos. Em conseqüência, morreram Renato Alves, 51 anos; Vaussemoura Alves Ferreira, 29 (pai e filho); Derivan Alves da Silva, 45 anos; e Delvane Alves da Silva, 17 anos (também pai e filho).
Os feridos são José Ribamar Neves da Silva, 18; Edinael Ferreira Alves, 24 anos; Jaílton Alves Castelo Branco, 30; Julsonéia Neves da Silva, 58; e Jucelino Alves Ferreira, 38 anos.
Foram presos, Wecley Wander Castelo Branco, 22; Demivaldo Gomes da Silva, 29; Walto da Costa, 42; Gil Alves, 51; Valdecy Oliveira da Silva, 26; e Paulo Henrique da Costa, 23.
A Polícia apreendeu um revólver 38, com capacidade para cinco tiros, com uma munição deflagrada e uma intacta, um espingarda .12 e três facas.
Cinco veículos também foram recolhidos pela Polícia. Uma caminhonete S 10, com placas de Santa Rita do Passa Quatro (SP); uma Veraneio, com placas de Paranavaí; uma Caravan, com placas de Mogi Guaçu (SP); e um Opala, todos com avarias na lataria, inclusive, com perfuração de projéteis de bala.
Na manhã desta sexta-feira, várias pessoas foram até o local da tragédia. A imagem era de um campo de batalha. Em perícia, a Polícia Civil encontrou mais três revólveres calibre 38, uma espingarda e várias munições.
========================================================
Veja abaixo nas fotos tiradas pelo
Pedro Artur na manhã de hoje (26) os ciganos preparando-se pra mudar, os carros danificados por tiros, pedradas e pauladas, as armas e munições usadas, o público observando a movimentação no acampamento e as barracas sendo desmontadas.
========================================================
Clique nas imagens para ampliar






