quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mudanças radicais na saúde de Paranavaí

O prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa confirmou ontem à tarde, a adoção de um sistema misto no atendimento na área de saúde do município.

Poucos minutos antes, o prefeito tinha recebido a resposta positiva dos médicos sobre as mudanças.
O sistema prevê a desativação de oito equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e a contratação de médicos para atuarem nos postos de saúde.
Yamakawa avalia que isto trará maior resolutividade, reduzindo o número de atendimentos feitos no PA (Pronto Atendimento).
A mudança no sistema começou a ser avaliada a partir das reivindicações de melhorias salariais dos médicos-padrões (que trabalham 4 horas ou 16 consultas) que atuam nos postos de saúde e dos plantonistas do Pronto Atendimento.
Yamakawa salienta que a desativação das equipes do PSF não irá interferir no trabalho domiciliar realizado hoje pelos agentes comunitários de saúde.
Ele explicou que as enfermeiras e auxiliares de enfermagem devem ser remanejadas para outros setores, já que a maioria é servidor de carreira.
Os bairros que serão servidos pelo PSF ou através dos postos de saúde não foram definidos, mas Yamakawa adianta que o desempenho verificado nos distritos deve fazer com que o Saúde da Família permaneça nessas localidades.
* Nota do JP - Trata-se de uma reformulação quase radical na saúde. As intenções são boas e a teoria é até certo ponto convincente. Vamos ver se, na prática, vai funcionar. Isso a gente deve saber em bem pouco tempo - se melhorou ou piorou. A verdade é que o prefeito tomou essa atitude - uma atitude até arrojada- como prefeito e como secretário interino da saúde, num momento em que não pode errar. Prestes a se lançar numa possível candidatura à reeleição, o prefeito Mauricio Yamakawa tem pouco tempo para experiências e, as mudanças devem ter resultado rápido. Se melhorar, ele vai capitalizar os resultados políticamente. A gente sabe que o setor saúde é um dos grandes termômetros da aprovação ou rejeição de um prefeito nas pesquisas de opinião pública. Então, se melhorar será bom para o prefeito no aspecto eleitoral, aliás, muito bom. Mas, se piorar , será um desastre que prejudicará grandemente as suas pretensões eleitorais.

2 comentários - clique aqui:

Rudiney ! disse...

Joaquim, eu que trabalho no Pronto Atendimento, desejo que essa mudança seja a correta, e que beneficie principalmente as pessoas que necessitam de atendimento médico.

joaquim de paula disse...

Shalomney
Você enriquece o nosso blog com o seu comentário, especialmente pelo teor do mesmo, uma opinião centrada e digna de um verdadeiro cidadão. Existem setores localizados da imprensa que denigrem o trabalho de vocês, funcionários do PA. Entendo a dor das pessoas que ficam no PA em busca de assistência e porisso elas às vezes desabafam nos microfones e os atacam.Eu, por exemplo, já fui atendido aí no PA, meus familiares s foram atendidos também e sempre bem atendidos. Acho que a imprensa que faz as coisas de forma negativa, o faz para atingir os "donos do poder". Lamentávelmente, sempre sobra pra vocês que , na grande maioria, são funcionários dedicados e competentes.
Um abraço.
Joaquim de Paula.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO