quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Paranavaí/Lembranças - (01)

O meu amigo Gimenes tirou um tempinho de sua campanha eleitoral - ele é candidato a vereador pelo PMDB - e foi buscar no fundo do baú essas 3 fotos abaixo.

Vamos ver se os nossos leitores aqui de Paranavaí conseguem identificar as pessoas que estão nestas fotos. É só clicar logo abaixo da 3ª foto em "comentários" e dizer quem são.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
=====================================================
=====================================================
=====================================================
O meu precioso leitor Balestra postou um comentário que já publiquei, mas como é algo bem abrangente, cheio de detalhes e informações, publico na página home do blog. Leia :
De Paula, que majestosa surpresa você me trás hoje no blog, com a ajuda de seu amigo Gimenes (de quem não me lembro agora a feição ou de tê-lo conhecido...)! Novamente você, De Paula, conseguiu me fazer viajar magicamente no tempo, retramente, como diria Guimarães Rosa. Fiquei molequinho de novo agora.Então vamos lá, vou me arriscar a responder à sua pergunta sobre o inesquecível THE MARVEL’S (este era o nome da banda, que naquele tempo a gente chamava só de conjunto mesmo): Foto 1 : os três de trás, da esquerda para a direita, são: - PATO (eu nunca soube o nome verdadeiro dele);- MIGUELZINHO e seu indefectível sax que tanto me fez rir certa vez (Miguel foi quem deu a mim e ao Polaco (Evaldo) a primeira oportunidade de tocarmos profissionalmente; anos depois trabalhamos juntos na HM;- SALVADOR, com sua famosa guitarra-base (irmão do Miguelzinho, e que atualmente tem um apelido de Bongotti. Confesso, quando eu soube desse apelido dele me soou estranho. Sempre o tive por Salvador. No tempo dessa foto aí ele não tinha tal apelido.)Agachados:- JOSÉ RICARDO BORGES (era o solista do The Marvel’s; é meu primo de sangue, e mora em Cuiabá, onde é piloto de aviões, profissão que aprendeu financiado pelos patrões – Os Bergamini.)- ADAIR RABELO, o “Santo”, por nós intimamente chamado de “SANTÃO”, um contrabaixista de mão cheia. Detalhes sobre o “SANTÃO”:1 - Santão é irmão do Athaydes Rabelo, sonoplasta que trabalhou com você, cuja foto você publicou no blog recentemente;2 – O contrabaixo com que o Santão aparece aí na fotografia FOI ELE QUEM O FABRICOU, lá na marcenaria do tio dele, ELIAS FERNADES COSTA, de quem também nunca me esqueço. Sou testemunha dessa “construção instrumental”; Foto 2: - MIGUELZINHO com seu “outro” instrumento, o acordeon;- ARMANDO TRINDADE FONSECA, o animador;- JOSÉ RICARDO BORGES, empunhando uma guitarra Gemini-Gianinni (nome em homenagem a uma nave espacial levada ao espaço pelos EUA naqueles anos), à época uma BMW dos instrumentos; três captadores e linda pra valer. O aparelho de som aí era um TREMENDÃO, da Gianinni, com efeito de reverber que deixava a gente “bobo-da-silva”, babando. Esse aparelho já pertencia aos Marvel’s, que em verdade era do Miguelzinho;- O momento da fotografia foi um programa na Rádio Paranavaí, quando ainda era nos altos do edifício na esquina da Av. Getulio Vargas com a atual Mar. Cândido Rondon.Era um programa aos domingos de manhã (o nome me foge agora à lembrabça), só para a meninada. Zé Ricardo e Miguel (às vezes também o Salvador) eram os músicos que levantavam cedo para ir dar o tom para a piazada cantar (Não havia ensaio, nem nada...).Hoje eu consigo ver: o programa era uma loucura, gente desafinando, a molecada cantando o que queria, em qualquer tom, e tal e coisa, mas é de se reconhecer: o programa era de uma pureza só. Por ali passaram lindas vozes, e um destaque que me lembro: CIDINHA BORGES, com sua bela voz, foi especial naquele palco. Ela é irmã do Zé Ricardo, o guitarrista meu primo aí da fotografia. ... em outra oportunidade lhe contarei mais do que sei acerca da música daqueles tempos em Paranavaí e dessas pessoas aí... todas insquecíveis para mim, de coração. Sobretudo os saudosos Miguelzinho e Armando, este, que um dia atendendo a um pedido de m´sucia de minha saudosa mãe Elvira, pronunciou o nome dela como sendo ÉLVIRA... ela ouviu de fato, e riu muito dele pronunciar assim seu nome...Foto 3: Dos que aí aparecem fotografados, agora só conheço o MIGUELZINHO... abração

3 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Um dos guitarristas chama-se Ricardo Borges,hj ele é piloto de avião em Cuiabá-Mt

Anônimo disse...

De Paula, que majestosa surpresa você me trás hoje no blog, com a ajuda de seu amigo Gimenes (de quem não me lembro agora a feição ou de tê-lo conhecido...)!

Novamente você, De Paula, conseguiu me fazer viajar magicamente no tempo, retramente, como diria Guimarães Rosa. Fiquei molequinho de novo agora.

Então vamos lá, vou me arriscar a responder à sua pergunta sobre o inesquecível THE MARVEL’S (este era o nome da banda, que naquele tempo a gente chamava só de conjunto mesmo):

Foto 1 : os três de trás, da esquerda para a direita, são:

- PATO (eu nunca soube o nome verdadeiro dele);

- MIGUELZINHO e seu indefectível sax que tanto me fez rir certa vez (Miguel foi quem deu a mim e ao Polaco (Evaldo) a primeira oportunidade de tocarmos profissionalmente; anos depois trabalhamos juntos na HM;

- SALVADOR, com sua famosa guitarra-base (irmão do Miguelzinho, e que atualmente tem um apelido de Bongotti. Confesso, quando eu soube desse apelido dele me soou estranho. Sempre o tive por Salvador. No tempo dessa foto aí ele não tinha tal apelido.)

Agachados:

- JOSÉ RICARDO BORGES (era o solista do The Marvel’s; é meu primo de sangue, e mora em Cuiabá, onde é piloto de aviões, profissão que aprendeu financiado pelos patrões – Os Bergamini.)

- ADAIR RABELO, o “Santo”, por nós intimamente chamado de “SANTÃO”, um contrabaixista de mão cheia.

Detalhes sobre o “SANTÃO”:

1 - Santão é irmão do Athaydes Rabelo, sonoplasta que trabalhou com você, cuja foto você publicou no blog recentemente;
2 – O contrabaixo com que o Santão aparece aí na fotografia FOI ELE QUEM O FABRICOU, lá na marcenaria do tio dele, ELIAS FERNADES COSTA, de quem também nunca me esqueço. Sou testemunha dessa “construção instrumental”;

Foto 2:

- MIGUELZINHO com seu “outro” instrumento, o acordeon;
- ARMANDO TRINDADE FONSECA, o animador;
- JOSÉ RICARDO BORGES, empunhando uma guitarra Gemini-Gianinni (nome em homenagem a uma nave espacial levada ao espaço pelos EUA naqueles anos), à época uma BMW dos instrumentos; três captadores e linda pra valer. O aparelho de som aí era um TREMENDÃO, da Gianinni, com efeito de reverber que deixava a gente “bobo-da-silva”, babando. Esse aparelho já pertencia aos Marvel’s, que em verdade era do Miguelzinho;
- O momento da fotografia foi um programa na Rádio Paranavaí, quando ainda era nos altos do edifício na esquina da Av. Getulio Vargas com a atual Mar. Cândido Rondon.

Era um programa aos domingos de manhã (o nome me foge agora à lembrabça), só para a meninada. Zé Ricardo e Miguel (às vezes também o Salvador) eram os músicos que levantavam cedo para ir dar o tom para a piazada cantar (Não havia ensaio, nem nada...).

Hoje eu consigo ver: o programa era uma loucura, gente desafinando, a molecada cantando o que queria, em qualquer tom, e tal e coisa, mas é de se reconhecer: o programa era de uma pureza só. Por ali passaram lindas vozes, e um destaque que me lembro: CIDINHA BORGES, com sua bela voz, foi especial naquele palco. Ela é irmã do Zé Ricardo, o guitarrista meu primo aí da fotografia.

... em outra oportunidade lhe contarei mais do que sei acerca da música daqueles tempos em Paranavaí e dessas pessoas aí... todas insquecíveis para mim, de coração. Sobretudo os saudosos Miguelzinho e Armando, este, que um dia atendendo a um pedido de m´sucia de minha saudosa mãe Elvira, pronunciou o nome dela como sendo ÉLVIRA... ela ouviu de fato, e riu muito dele pronunciar assim seu nome...

Foto 3: Dos que aí aparecem fotografados, agora só conheço o MIGUELZINHO...

abração

Anônimo disse...

Na foto 3 o primeiro da esquerda para a direita é o seu Zé, da Antartica, já falecido. Pai da Sony, esposa do Zé Augusto Fellipe.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO