domingo, 21 de setembro de 2008

O Rádio poderia ser bem melhor

Nota do blog do Edson Lima, postada hoje às 5h17 (que cara tarado, meu...trabalhando a essa hora de domingo)

Hoje é Dia do Radialista.
*Abraço a todos que - como eu - vivem do rádio. Não é fácil. Não existe radialista rico. Em Maringá, três radialistas ganharam dinheiro: Paulo Pucca, José Alves e Ferrari Junior. Depois deles, nenhum.
Nesta nota do blog do Edson Lima eu postei o comentário abaixo :
Três radialistas ganharam dinheiro aí em Maringá ? Que beleza ! Que terra abençoada ! Aqui em Paranavaí, eu não conheço sequer um radialista que tenha conseguido ganhar dinheiro com rádio.E a cada dia que passa, essa nossa atividade fica pior. A maior culpa é dos donos de rádio - na maioria, políticos. A maioria dos radialistas é formada por gente idealista, sonhadora e de bons propósitos. Edson, quer um exemplo de que o dono da rádio faz o sucesso dos radialistas, dando a eles segurança e condições de trabalho ? É a Rádio Paiquerê AM de Londrina, cujo dono tem o rádio no sangue e fez dessa Emissora uma das melhores do Brasil. Seu nome: J.B.Faria. Hoje os donos de rádio não investem nos profissionais e nem na parte técnica das Emissoras. Lamentavelmente.

5 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

O dia que deixarem de ser simples vassalos dos donos das rádios, em geral políticos e empresariado endinheirado, aí, sim, vcs, radialistas, muito dos quais idealistas e com bons propósitos, poderão, de fato, prestar serviço à sociedade.

Tal como demais jornalistas atuantes em outras mídias, o radialista tem margem de atuação limitada na profissão, pois reproduz o pensamento e ações do dono, pois, caso contrário, estará irremediavelmente na rua. Se tal ocorre em grandes corporações de mídia nos grandes centros de poder, é normalíssimo que isso venha a ocorrer nos rincões do Brasil.

O profissional radialista é a expressão da instrumentalização do rádio no exercício do mando político em determinado contexto.

Ze Telles

joaquim de paula disse...

Ze Telles.
Voce tem razão. Assino embaixo. Infelizmente, vai ser difícil mudar essa situação.

Anônimo disse...

e o que os comerciantes e empresários fazem para mudar essa situação? A maioria, nada. Quantos anunciantes temos nas rádios de Pvai? Eu conheço um programa que é uma luta para arrumar um anunciante.
A cultura em pvai é que se faz um "patrocinio", e não um anúncio.
Enquanto essa mentalidade não mudar, todos ficarão reféns da prefeitura, ou igual as rádios que batem, batem, batem, até acertar com a prefeitura.
Ricardo Sant'Anna

Anônimo disse...

Caro Ricardo.
Eu entendo que aqui em Paranavaí a coisa vem acontecendo de forma errada de alguns anos pra cá, quando a Prefeitura passou a "comprar" a editoria do jornalismo nas emissoras de rádio. Acho que se o Poder Público tem interesse em anunciar suas realizações nestes programas, que o faça através de inserção de spots. Vender a editoria de um rádio jornal é o mesmo que vender a alma pro capeta. Infelizmente isso está se tornando muito comum aqui no rádio de Paranavaí.

joaquim de paula disse...

Outro detalhe, meu caro Ricardo. Existem grandes empresas aqui na cidade que investem em alguns programas jornalisticos do rádio, não porque precisem da publicidade e sim porque por trás estão outros interesses. Por exemplo: interesse político, tipo "mete o pau no fulano ou ciclano", como v.bem citou. Quem se presta a isso desonra a profissão que exerce. É uma vergonha !

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO