quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fusão Fafipa/Uem

Um leitor d0 blog nos enviou um artigo a respeito da fusão Uem/Fafipa, que vem sendo debatida em nossa comunidade.

Ele é contra a fusão.
===============================================
Pantomima Paranavaiense: FAFIPA fusão com a UEM
A discussão sobre a Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), se tornar universidade sempre vem a tona no Município com a participação de vários seguimentos, porém sempre estamos protegidos por uma força chamada empreendedorismo cívico que cria uma espécie de anti- vírus ao fracasso do futuro.
A retomada da discussão de tornar a FAFIPA uma extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), idéia que está sendo bastante divulgada e debatida, deve ter vários pontos dialetizados. Quando pensamos no desenvolvimento de Paranavaí supomos alicerçar a posição estratégica realmente transformando-a em cidade pólo da região Noroeste, e com isto compreendendo que ao mesmo tempo o desenvolvimento de nosso município cria uma contraposição natural a Maringá.
Na entrevista de Olavo de Carvalho concedida a Karla Correia do Jornal do Brasil ele explica que “O poeta austríaco Hugo von Hofmannsthal dizia que nada está no ambiente político de um país que não esteja primeiro em sua literatura. Porque é do imaginário formado que você tira as idéias. Agora, você estupidificou a cultura superior e, em conseqüência, a política. Veja a que se dedica o governo brasileiro hoje: a destruir o país e a cuidar de futilidades. Ele quer doar um pedaço do território, doou um pedaço da Petrobras para a Bolívia, quer doar um pedaço de Itaipu para o Paraguai. Deixa aí duas ou três cidades à mercê do PCC, que é o mesmo que as Farc. Está entregando tudo. E ao mesmo tempo está preocupado com a perseguição aos gays. Que perseguição, meu Deus do céu?
Parece que novamente queremos entregar alguma coisa, desta vez é a FAFIPA a Maringá, todo sujeito que se deixa moldar à idéia de seu inimigo (metaforicamente), já está derrotado. É a vitória perfeita, Lênin já dizia que a vitória perfeita era obtida sem lutar, o adversário se entrega. Como desenvolver Paranavaí colocando uma instância Pública de formação dos pensadores na mão de outra cidade e universidade que está a todo custo tentando se fortalecer.
Uma tática muito inteligente criada pelo Antonio Gramsci, o pensador italiano, consiste em dominar primeiro todo o universo da cultura, das idéias, da educação, antes de conquistar o poder, esta desgraça social não é o cerne da nossa preocupação, porque não estamos discutindo a nível ideológico, mas concreto, certo? Errado, isto é subliminar!
As perguntas que sempre entram em evidência: Porquê os Professores não abraçam isto com todas as forças? Seria porquê uma fusão FAFIPA UEM remanejaria todos os professores com maior graduação e responsabilidade para Maringá? Ou porquê todas as pesquisas que gerassem resultados significativos para o avanço econômico, social e cultural seria implantados em Maringá? Mais ainda, como está a situação econômica da UEM? Será que acadêmicos podem participar desta discussão? Os pais sabem o papel de uma Universidade em sua cidade? Está é uma série de questionamentos que constróem uma linha de raciocínio.
Querer ter um diploma de uma Universidade é algo bastante importante (sem ser universidade o curso de pedagogia da FAFIPA em 2006 ganhou o titulo de melhor curso do Brasil), mas não quer dizer que a médio e a longo prazo isto será bom para o indivíduo. Qual é o preço que será pago? Provavelmente a eliminação na germinação de qualquer autoridade dentro do estado da nossa universidade (então a FAFIPA não é mais antiga que a UEM?), concluímos neste parágrafo que a definição não pode partir de manifestações acadêmicas, já que os mesmos tem um interesse particular.
Os pais não percebem que precisamos fortalecer a idéia de cidade universitária em Paranavaí, fortalecendo assim as instâncias já existentes, sem querer trazer para o município a universidade que seu filho estuda, o desencadeamento desta situação é a o equilíbrio da economia financeira da família, certo! mas cadê o que José Monir Nasser diz ser “o empreendedorismo cívico que catalisa interações sociais para desenvolver os indivíduos. Justamente por causa disso, ele não será confundido com aquilo que se chama empreendedor social, pessoa motivada, na melhor hipótese, pelo desejo de fazer bem ao próximo no que é mero sucedânio da caridade cristã e, na pior, pela tentação do politicamente correto. O empreendedor cívico trabalha fenômenos, o empreendedor social epifenômenos, cuja presença ou ausência não alteram os primeiros. O empreendedor cívico produz capital social, no sentido que lhe dá Robert Putnam, professor de Havard, que estudou a Itália “do meio” durante vinte anos para chegar à conclusão de que lá os governos regionais são melhores e a economia é mais próspera, porque existe mais civismo, ou mais capital social.”
As lideranças de Paranavaí poderiam se unir não para a fusão FAFIPA/UEM, mas para que a FAFIPA alcance a universalização, e assim forjar-se uma tradição dando possibilidade no futuro para que Paranavaí se desenvolva com apoio de suas entidades de ensino superior, sem ter que pedir licença para ninguém, ou isso será uma discussão teatral com mímica.
Leandro Machado
Pedagogo formado pela FAFIPA
=============================================
A T E N C Ã O ! O leitor Cássio Augusto postou um comentário nesta matéria, disponibilizando um link que tem um artigo sobre esse tema. Clique AQUI
É BOM SALIENTAR QUE ESSE LEITOR - CÁSSIO AUGUSTO - É DE NOVA LONDRINA, CIDADE ONDE TRABALHEI DURANTE ALGUNS ANOS NA RÁDIO PONTAL AM. O CÁSSIO TEM UM EXCELENTE BLOG, COM MATÉRIAS INTERESSANTES E QUE JÁ ACESSEI VÁRIAS VEZES. A PARTIR DE HOJE, O BLOG DO CÁSSIO ESTÁ EM NOSSOS FAVORITOS.
BLOG DO CÁSSIO AUGUSTO
===============================================

10 comentários - clique aqui:

Cássio Augusto disse...

comentário sobre este texto do Leandro: http://moverfafipa.blogspot.com/2008/11/fafipa-e-uem.html

Anônimo disse...

Muito interessante o texto do Cáasio Augusto. Já o texto do Leandro mistura alhos com bugalhos, um horror.

Anônimo disse...

Este texto do Leandro é uma idiotia, se não, vejamos os seguintes fatos:
1- Na UEM lecionam muitas pessoas de diversos Estados/Cidades do Brasil e de outros países;
2- Na UEM estudam pessoas de todas as regiões do Paraná, de outros Estados e do exterior;
3- 1/3 dos professores da FAFIPA moram em Maringá;
4- A FAFIPA e a UEM são instituições públicas mantidas com recursos do Estado do Paraná, portanto, pertencem aos paranaenses e não ao município A ou B;
5- Os servidores de ambas as instituições são pagos com recursos do tesouro estadual e não dos municípios;
6- Em ambas as cidades (Maringá e Paranavaí) a ideologia dominante é provinciana e conservadora. Portanto, espera-se que a Universidade possa contribuir para desocultar esta ideologia e pensar o desenvolvimento regional e não apenas o umbilical;
7- Misturar Olavo de Carvalho com Lenin, Gramsci etc é pura miscelânea e relativismo bobo. Pois Olavo é o máximo do conservadorismo ao contrário dos outros dois.
8- A opção tem que ser, não queremos continuar como Faculdade, pois isto é medíocre.

Anônimo disse...

ESSE LEANDRO TENTA FILOSOFAR...MAS ATÉ PRA ISSO ELE TEM DIFICULDADE. ME DESCULPA OS FILÓSOFOS.
LEANDRO....VAI PRATICAR A REALIDADE DA VIDA VAI...SAI DE TRAS DA MESA DA ACIAP, PARA DE LER UM POUCO E PRATICA O QUE JÁ LEU ATÉ HOJE....VOCE FOI MAL, DIVAGOU.
SEJA SIMPLES, JOGUE FORA SEU CONCEITO DOUTRINAL.

Anônimo disse...

Vou escrever bem pouco,porque esse tal de Leandro Machado(deve ser parente do Lauro)só escreveu m----,tem razao é pedagogo...aaaaahhhhh Já o Cássio Augusto foi mais fundo ao assunto,e merece um crédito

Anônimo disse...

Falar da importância de Universidade no lugar de Faculdade é lenga-lenga. Nunca me perguntaram onde fiz minha Faculdade, nem mesmo pós-graduação. Avaliaram minha competência e hoje atuo numa das grandes empresas brasileiras - reconhecida internacionalmente, com um belo salário, diga-se de passagem.

Cássio Augusto disse...

Caro Joaquim de Paula... fico grato pelos elogios ao meu Blog e pela indicação... tbém acompanho o seu através do meu companheiro Valmir... estamos juntos!!!

Qto ao meu texto... quero apenas contribuir para um debate sério... sem pré-conceitos provincianos!!!

Anônimo disse...

O TEXTO SEM NEXO DESSE LEANDRO DEPÕE CONTRA O CURSO DE PEDAGOGIA DA FAFIPA (O MELHOR DO PAÍS). UMA VERGONHA DE ARGUMENTOS E MISTURA DE CONCEITOS.

Anônimo disse...

De Paula, sempre que deixo meus comentários em blogs que admiro – o seu UM DELES –, procuro não ler as opiniões antes; só depois. Todavia, agora meus olhos saltaram sobre a palavra "idiota" que o "anônimo das 23:41" escreveu aí.

Olha, sou contrário a esse tipo de opinião adjetivosa, com claro objetivo de denegrir a opinião alheia. Tenho pra mim que toda opinião deve ser vista e ouvida, embora possa não ser admitida.

Até mesmo um "anônimo" pode dar sua opinião contrária a de outrem, mas que o faça com inteligência, e não com manifesto rancor (e quiçá, inveja), como é o caso aí.

Ainda que esse "anônimo" esteja certo em sua opinião, pretender que o outro o acompanhe em tudo é negar o progresso (ou não) das pessoas. É preciso entender a razão pela qual cada árvore tem sua história.

Essa é a dinâmica da vida, creio. Até o tolos devem ter direito de dizerem o que querem, porque só assim, aclarando e publicando o que têm em mente é que podem ser classificados como tal. Entretanto, se por um lado o comentário de Leandro possa parecer estranho ao blogleitor por força de sua erudição, por outro, o de Cássio foi mais palatável, mas ambos têm seu valor na contribuição de idéias. Não vi asneira em nenhum deles. Ambos merecem meu respeito.

É preciso que olhemos para a democracia das opiniões como quem olha para uma mulher caprichosamente maquilada; é linda, mas também carrega consigo recônditas imperfeições.

A democracia é fácil, mas é difícil...

abs

P.S.: De Paula, um aviso para quem não sabe: ainda não conheço Leandro nem Cássio; sou nascido em Paranavaí, onde fiz o primeiro e segundo graus; desde 1984 moro em Maringá, depois de haver morado em outros Estados do Norte e do Sul; sou advogado, formado pela UEM (todos de minha família também: quatro advogados, uma psicóloga, duas professoras, um economista). Nem por isso tenho mais ou menos orgulho de meu diploma; na convivência acadêmica também enxerguei as qualidades e falhas que a UEM possui, e que são normais a qualquer faculdade/universidade.

Anônimo disse...

Será que o artigo do Leandro, tem o apoio do codep?, é no mínimo curioso, o secretário do conselho do desenvolvimento de Paranvaí, se manifesta contrário ao desenvovimento regional, ou ele pirou ou será que o codep mudou de missão?

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO