domingo, 23 de março de 2008

Conhecendo melhor Cecílio do Rego Almeida

Matéria publicada no blog do Ancelmo Gois (O Globo)

Obituário
A morte de um encrenqueiro
Empreiteiro não tem boa fama em nenhuma parte do mundo. Há uma velha piada que diz que Deus e o Diabo combinaram construir uma ponte entre o céu e o inferno para facilitar o trânsito de almas penadas e que cada um iria construir 50% da obra. Ao final, o Diabo fez sua parte da ponte e Deus não, alegando que não tinha conseguido achar um empreiteiro no céu.
O empresário Cecílio do Rego Almeida, o dono da CR Almeida e que freqüentou a lista dos brasileiros mais ricos da revista Forbes, não tinha boa fama nem mesmo entre seus colegas empreiteiros. Ele quebrava sempre o voto de silêncio que impera no setor. Em 1993, por exemplo, acusou a OAS de transformar as licitações públicas no governo Collor "em um grande balcão de negócios".
Cecílio era uma metralhadora giratória ambulante para o bem e para o mal. Sua fama de grampear conversas dos inimigos começou com uma boa ação. Em 1971, gravou em plena ditadura, na praia de Copacabana, uma conversa sua com o então governador do Paraná, Haroldo Leon Peres, que lhe pedia uma propina de 1 milhão de dólares. Peres perdeu o cargo.
Ao longo de sua vida colecionou acusações de falcatruas. Por tudo que fazia não corria risco de morrer de tédio. Morreu de infarto, sábado (22), aos 78 anos.
* Nota do JP - Pegou pesado o jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, mostrando o lado obscuro desse empresário. Cecílio do Rego Almeida foi sepultado no final da tarde deste domingo (23) no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. Em nosso blog, logo abaixo, publicamos a nota de seu falecimento, ocorrido neste sábado (22), pela manhã, no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Cecilio era pai do dep.federal Marcelo Almeida (PMDB/PR). Comenta-se que o pai de Marcelo (Cecílio), poderoso como era, teria influenciado na indicação de Reinhold Stephanes para o Ministério da Agricultura, o que abriu uma vaga para seu filho, que era o primeiro suplente do PDMB.

1 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Caro Joaquim de Paula,
Como sempre, a gente encontra os companheiros da blogosfera nevegando nas pesquisas. Descobri o seu blog assim e gostei. Já o marquei para frequentes visitas. Gostei do estilo e da diversidade (e atualidade) do conteúdo. Parabéns.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO