sábado, 24 de maio de 2008

Lula pode fazer a diferença na eleição deste ano, inclusive em Paranavaí

Todo mundo sabe que o pres.Lula está com a “bola cheia” e seu apoio pode ser decisivo para muitos candidatos.

Confiram : em 2002 Lula foi eleito e , dois anos depois - na eleição de 2004 - não teve muita influência no pleito .
Em 2006, quando ele foi reeleito, seu apoio no segundo turno foi fundamental para que vários governadores ganhassem a eleição, inclusive o gov. Requião.
Nesta eleição de 2008, o pres.Lula tem um alto índice de aprovação popular e seu apoio pode fazer a diferença para muitos candidatos.
Já imaginaram o candidato apoiado por Lula lançar um vídeo ao lado do presidente no horário eleitoral gratuito da TV ?
Isso pode influenciar muitos eleitores, principalmente os beneficiários do Bolsa Família. E isso pode acontecer aqui em Paranavaí. Essa gente (grata e leal ao presidente) vai despejar seus votos em quem o presidente indicar.
Pode se repetir neste ano de 2008 a mesma enxurrada de votos que o MDB recebeu na eleição de 1974, nas eleições proporcionais, quando muitos candidatos a dep.estadual, dep.federal e senador, foram eleitos com votações baixas, inexpressivas. Foi o resultado do clamor popular contra a ditadura e isso se manifestou nas urnas, com total repúdio à Arena, partido do Governo.
E aqui em Paranavaí, como é que fica ?
Em nossa modesta opinião, a coisa fica mais ou menos assim : o pré-candidato do PT , vereador César Alexandre, deve ser o mais cortejado para alianças, ou por outra, o PT local já deve estar sendo assediado por vários partidos, alguns propondo ao petista que ele seja o vice.
Sendo assim, pergunta-se : quais seriam as alianças possíveis?
PT e PSDB (Rubens Felippe) parece que não combinam. Pelo menos, a nível nacional e também estadual, o que deve prevalecer nos municípios.
PT e PMDB (Rogério Lorenzetti) até que combinam em níveis federal e estadual. Porém, o perfil do candidato peemedebista de Paranavaí parece que não “dá liga” com o PT.
PT e PP (Mauricio Yamakawa) podem combinar, pois o dep. fed. Ricardo Barros, pres.do PP no Paraná, é o vice-lider do Governo na Câmara dos Deputados.
PT e PDT (Alziro Melli Lopes) não combinam a nível estadual.
E tem alguns outros partidos que pretendem fazer aliança com o PT em Paranavaí.
Um complicador: será que o PT local aceita isso, estaria disposto a negociar alianças, coligação com os partidos que estarão disputando a eleição deste ano ?
Uma coisa é certa, nos próximos dias teremos respostas para todas essa perguntas.

4 comentários - clique aqui:

Anônimo disse...

Joaquim.

No caso de Paranavaí é um pouco diferente.
Pega os números de votos que o Lula fez aqui.
Realmente ele tem um influência muito grande, mas em Paranavaí não é tão grande assim.

Valmir Trentini disse...

Joaquim, importante análise essa sua.
Duas coisas:
Transferência de votos numa eleição cujos temas municipais devem ser a tona da campanha parece ser algo pouco provável;
Se o PT for de fato tudo isso nessas eleições, seria disperdício ele ir em apoio de alguém, e deixar de ser cabeça-de-chapa.

Anônimo disse...

De Paula, duvido que o PT, de Paranavaí ou doutra cidade paranaense, queira fazer aliança com outro partido. E não é só agora que, como você diz, o nonidáctilo está deitado-na-carne-seca, mas sempre foi assim: o PT é mesquinho, não gosta de dividir nada. Talvez seja por isso que já vimos nesse governo federal petista tantos "delúbios", tantos "dirceus", tantos "silvinhos", e tantos outros. Gostam de manter a "coisa" sempre em casa, loge dos olhos desconhecidos ou ingotos... Valei-me meu São Serapião, protetor dos órfãos. abs. BOM DOMINGO PRA VOCÊ E OS SEUS.

Anônimo disse...

Joaquim,

Concordo com o KK e tive a curiosidade de pesquisar a votação do Lula em 2006.
No 1º turno, Lula teve 14.112 votos (31,9%) e Alckmin, 27.115 (61,3%). No 2º turno, Lula conseguiu 17.655 votos (41,8%), mas continuou perdendo para Alckmin, 24,553 (58,1%).
Outro ponto: é impressão minha, ou estão mesmo tentando costurar uma aliança entre o prefeito e o vereador César Alexandre?

Praxedes

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO