sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Hélio Gracie, lenda do jiu-jítsu, morre aos 95 anos

O jiu-jítsu mundial perdeu nesta quinta-feira uma de suas maiores referências. Hélio Gracie, patriarca da mais famosa família de lutadores brasileiros, morreu aos 95 anos, na cidade de Itaipava, região serrana do Rio. Ele sofria de leucemia e foi internado na quarta-feira.
Nascido em Belém, no Pará, Hélio é considerado - ao lado irmão Carlos - o criador do jiu-jítsu moderno. Sua importância para o esporte é tão grande que, no exterior, a modalidade ganhou os nomes de Gracie jiu-jítsu e Brazilian jiu-jítsu. Hélio era o mestre com maior graduação em jiu-jítsu no mundo, e também dominava o judô, arte marcial em que chegou ao sexto Dan da faixa preta.
Com base em seus ensinamentos, os Gracie tornaram-se referência mundial na prática do esporte. Atualmente, há academias da família na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa.

0 comentários - clique aqui:

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO