terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fusão Uem/Fafipa - Uma rápida análise do Prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) sobre esse tema

Ontem (2) no Jornal do Meio-Dia, entrevistei o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti. No final da entrevista, pedi a ele que falasse algo sobre esta tão propalada discussão em nossa cidade e região.

O áudio tem só 2 minutinhos.
Ouça o que Rogério disse: -
Meu amigo leitor, você que está acompanhando através do nosso blog este salutar debate, concorda com a observação do nosso prefeito ?
Comente em nosso blog

24 comentários - clique aqui:

Cássio Augusto disse...

é... pelo visto ele é pessoalmente contra, mas espero que tenha a atitude de um verdadeiro representante do povo, isto é, que atenda e lute pelos interesses e expectativas da maioria da população!

Anônimo disse...

Na entrevista concedida ao Joaquim de Paula sobre Fusão
Fafipa/uem, concordo com o Rogério quando ele vai ouvir a maioria das partes interessada, discordo quando coloca em dúvida o aprendizado dos alunos, das escolas de de segundo grau de Paranavaí,talvez seja por isso que seus filhos estudam fora ,pelo jeito o prefeito é muito exigente pois seu filho estuda fora do Brasil. Bem eu como não posso dar um estudo de qualidade, que não existe em Paranavaí,segundo o Prefeito Rogério,vou oforecer aos meus filhos o estudo de minha cidade,com as escolas e com os professores que tem ,muito embora o prefeito de forma indireta , chamos os estudantes de Paranavaí de burros e os professores de incopetentes,mas na verdade talvez burro fui eu de acreditar, em você Rogério, mas o tempo vai mostrar pra voce, pra todos nos, quem de fato vai ser o burro da história.

Anônimo disse...

NÃO DA PARA DIZER QUE O ANÔNIMO DAS 02:11 PEGOU PESADO. ELE NA VERDADE FALOU O QUE MUITOS NÃO CONSEGUEM FALAR.
FALTA AO PREFEITO ROGÉRIO, CONHECIMENTO DE CAUSA.
AONDE O PREFEITO ROGÉRIO CONCLUIU OS ESTUDOS ANTERIORES AO ENSINO DE 3º GRAU. CASO ELE RESPONDA ESSA PERGUNTA, PODEREMOS SABER QUAL A BASE DE FUNDAMENTAÇÃO DO PREFEITO. ELE TINHA O 2º GRAU IMCOMPLETO E EM 2006 FOI APROVADO NO VESTIBULAR.
TALVES ELE TENHA CONCLUIDO O ENSINO SECUNDÁRIO EM OUTRO MUNICIPIO NO ANO DE 2O05.
OU ELE FEIIIIZ O MADUREIRA???

Anônimo disse...

O Rogério nao pode e nao deve dar entrevistas sem ter ao seu lado um grande assessor,pois fala muitas burradas...como o que disse para o Joaquim,pois quando nao tem conhecimento de causa,fique quieto,pois em boca fechada nao entra mosquito.Rogério de mancada em mancada voce tá mostrando sua infantilidade política.

Anônimo disse...

BOm dia gostaria de ouvir a entrevista do Prefeito Rogerio de Sexta feira dia 30/01 com eu faço??????

joaquim de paula disse...

Ao anônimo das 9:17
Eu tenho a gravação da entrevista. Entre em contato comigo que eu te arrumo.
Fone 3045-4235

Anônimo disse...

Vejo que o prefeito não foi muito feliz em seus comentários, pensar se os paranavaienses teriam capacidade ou não de serem aprovados em um vestibular da UEM, nos leva a julgar que a qualidade de ensino no município não é das melhores e coloca em dúvida a capacidade dos profissionais. Quanto a perca de identidade cultural, será que isso também não ocorreria se a tão sonhada UNESPAR de alguns professores fosse viável como afirmam por aí.
Espero que o prefeito analise e veja o que é melhor para a sua cidade e faça como ele mesmo disse a vontade da população.

Anônimo disse...

Olá, De Paula... parabéns pela sua ousadia. Quanta ignorância por parte do prefeito. Será que ele não sabe que muitos professores da FAFIPA trabalham da rede estadual de ensino de Paranavaí? Alguns são até diretores de escolas. Perda de Identidade? Que identidade prefeito? Olha para Umuarama e veja se ela não quis ser universidade "campus da UEM"? Olha para Cianorte, "campus da UEM" etc.

Senhor prefeito, As escolas públicas de Paranavaí vão continuar formando excelentes alunos, que serão excelentes profissionais e políticos na nossa cidade. Hoje, senhor prefeito, muitos alunos que estudam na FAFIPA são pessoas de fora, até porque, em Paranavaí, o Ensino Médio deve formar cerca de 500 alunos por ano e o ingresso na FFIPA é superior a mil... Nossos alunos, em sua maioria entram na FAFIPA.

Quanto ao vestibular, acredito que será unificado, mas terão a participação dos professores da FAFIPA.

Senhor prefeito, para terminar, não me importa se seus filhos estudam fora... a dignidade dos estudantes e, da própria sociedade de Paranavaí, só terão ganhos com a fusão... maior campo de pesquisa, mais recursos para o fomento de cidade... outros olhares e investimentos na cidade, com a transformação da cidade em cidade universitária, maior vida noturna e entrada de recursos oriundos dessa transformação... maior volume de recursos financeiros para o município. Por isso Senhor prefeito, a prefeitura deveria encampar o projeto de fusão, chamando para sí essa responsabilidade, pois veremos o Campus Frei Ulrico tomado de universitários de manhã, de tarde e de noite, coisa que não vemos hoje. Vá lá, no turno diurno e verás uma "FAFIPA" quase morta, com pouco atividade e quase nenhuma prestação de serviços à comunidade.
Saudemos o tempo novo, tempo de suplantar o marasmo da FAFIPA.

Anônimo disse...

Senhor prefeito,
seus argumentos foram muito fracos. Parece que o sr. anda ouvindo demais o Paszczuk e outros oriundos dos anos 70/80, sem visão de Universidade e que não estão no Ensino superior por aprovação em Concursos Públicos.
Meu caro Rogério, em primeiro lugar é preciso que o sr. conheça o vestibular da UEM, que é elaborado a partir das Diretrizes Curriculares e livros didáticos do Ensino Médio. O Ensino Médio dos Colégios de Paranavaí e região é o mesmo do restante do Estado do Paraná.
Os cursos hoje existyentes na FAFIPA se assemelham a cursos existentes na UEM e que a concorrência não é muito alta. Portanto, não muda nada, pois a concorrência será baixa.
Os cursos da UEM que são muito concorridos são Medicina, Odontologia, Direito, Agronomia, Zootecnia, Veterinária, aí sim a concorrência é alta.
Mas, o que é mais importante sr. Prefeito é que, não sei se o senhor sabe que a UEM tem uma po0lítica de quotaspara alunos de Escolas Públicas, que garante acesso a todos os cursos.
Sr. Rogério, com todo respeito, peço que o sr. não subestime a juventude de Paranavaí, pois nossos jovens estudantes são esforçados, aplicados, dedicados e batalhadores. Nossos jovens não são inferiores aos jovens de Maringá, Londrina, Curitiba...
Meu caro prefeito, penso que o senhor deve voltar no JORNAL DO MEIO DIA e pedir desculpas aos jovens de Paranavaí e região. Mais ainda, penso que o senhor deve se desculpar com os professores de toda esta região, por ter posto em dúvida a qualidade do Ensino que eles ministram.
Sr. Prefeito, não deixe o trem passar despercebido. assuma sua condição de mandatário, de líder, dialogue, ouça todos os lados e, aproveite este vasto movimento da sociedade civil para colocar o Ensino superior de Paranavaí nos trilhos.
O senhor como prefeito deveria conversar pessoalmente com a reitoria da UEM, com a Secretaria Lígia, com o governador Requião e ajudar, garantir conquistas para Paranavaí e região.
Prefeito, cuidado para não cair na arapuca dos "intelectuais orgânicos da mediocridade".

Cássio Augusto disse...

"intelectuais orgânicos da mediocridade"... boa!!! rsrs

Cássio Augusto disse...

Texto em nosso Blog, da representante do DCE/FAFIPA, Débora Fernandes de Paiva, sobre a última reunião ocorrida.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:42, você está repleto de rezão. Um pedido de desculpas aos alunos e professores de Paranavaí e Região é o que deveria fazer o Prefeito de Paranavaí. Aqui, em Nova Esperança, apesar da crise na educação, muitos de nossos alunos fizeram e fazem seus estudos na FAFIPA, e, em sua maioria, são alunos das nossas escolas públicas.

Meu caro Anônimo, o Paszczuk está dando aulas para o Rogério? Ouvindo as entrevistas do mesmo e do Rogério, me pareceu que sim... Prefeito, você foi o eleito... você tem que dar resposttas ou é sim ou não à fusão. Ficar em cima do muro, aí sim, Paranavaí vai perder sua identidade e sua representatividade na região. Rogério e o deputado Teru, se Loanda tivesse mais ação do prefeito a UEM estaria em Loanda, que uma cidade em potencial desenvolvimento e aí, meu caro Rogerio e Teru, Paranavaí pederia de vez sua "regionalidade". Pensar no presente com um olhar no futuro é a maior grandez de um homem público. Ficar com os que nada querem mudar é pensar o presente de volta ao passado.

Olhe para Paranavaí e verá que a cidade quase nada mudou com a FAFIPA, UNIPAR e outras instituições que existe. Olhe para Umuarama e verá a grandez que é a cidade, pois tem a UEM, tem a UNIPAR que investem na cidade. Tem políticos com visão de futuro e sabem "brigar" pelo que querem, isto a tornou forte e representativa... existe, de fato, na vida política do Paraná. Paranavaí, meus caros Rogerio e Teru, podem crescer ou ficar estagnada... vocês e que serão chamados à responsabilidade de seuas atos. Perecer ou fomentar os destinos da cidade passa pela discussão da fusão FAFIPA/UEM, pois ampliará de maneira considerável os serviços prestados na cidade e os serviços prestados pela universidade à comunidade.

Espero que a sociedade e o prefeito não entrem em choque, quem perde é a região.

Só para lembrá-los, nós, aqui, já temos faculdade e estamos esperando uma ação da prefeitura para trazer para cá um campus da UEM.
Abraços fraterno ao povo de Paranavaí.

Anônimo disse...

Prefeito Rogério,eu como professora me senti ofendida,na minha longa jornada no magistério, contribui com a formação de muitos alunos, hoje médicos, engenheiros,advogados, dentistas e tantas outras profissões importantes, e não posso concorda com seus comentários de colocar em dúvida o ensinamento dos nossos colegas professores aos nossos estudantes de Paranavaí , me desculpe, acho que o senhor prefeito não foi feliz no comentário.

Anônimo disse...

.......que escorregada em Rogério...O Álvaro Dias, soltou a cavalaria em cima dos professores do Paraná, você detonou as escolas ,os professores e os estudantes de Paranavaí...pegou mal

Anônimo disse...

Sr. Rogério o senhor sabe o significado da plavra TIDI,se nào sabe pede para seu diretor o a esposa dele.Isso quer dizer que o professor tide tem que trabalhar quarenta horas semana na FAFIPA, tem vinte tidi lá hoje, e dos vinte quantos trabalham esse periodo? Ninguém Sr, PRÉÉÉ- FEITO

Anônimo disse...

Lembro quando o vice prefeito deu uma entrevista na mesma rádio sobre o assunto. Foi bem mais feliz que o rogério. Pelo menos não ficou em cima do muro.

Anônimo disse...

Pessoal, sem pressa. O prefeito não falou por mal. Ele, simplesmente, ignora o potencial dos nossos alunos.

Ao anônimo das 14:12, o TIDE é dedicação exclusiva, exige de quem os tem que desenvolva seu trabalho na setor administrativo ou na pesquisa. Muitos na FAFIPA os tem, mas, será que todos estão fazendo pesquisa? Porque não torna público os pareceres emitidos pela comissão do tide as pesquisa que estão em andamento, seus resultados.... Isso significa dar transparência aos atos administrativos.

Prefeito, não de ouvidos aos que não querem debater o futuro da FAFIPA, pois é um retrocesso que só prejudica Paranavaí como um tudo.
Os nossos professores, acredito que, perdoa suas ofensas, pois as palavras proferidas foram feitas da boca do Diretor José Paszczuk, da FAFIPA, que não conhece as escolas públicas da cidade.

Anônimo disse...

Rogério nós temos que transformar a fafipa numa universidade, e a fusão é o melhor caminho, falar em nostálgia e querer transformar a fafipa num museu, nós queremos graduação de qualidade, o mercado de trabalho exige isso.

Cássio Augusto disse...

Texto da Débora do DCE em nosso Blog sobre o tema!!!

Anônimo disse...

O Rogério de fato não foi feliz no seu comentário e agora tentar explicar o inexplicavél,tarefa difícil para o chefe do executivo municipal. Esperamos que ao menos cumpra com o compromisso de decidir pela vontade da maioria da população paranavaiense que quer a FUSÃO FAFIPA/UEM, e como o prefeito disse, ira levar a decisão ao governo Reguião, que ve com bons olhos a Fusão.

Anônimo disse...

Com a palavra os diretores do NOBEL , OBJETIVO e PAROQUIAL, afinal os colégios de Paranvaí tem o não, qualificação para preparação dos seus alunos para o vestibular da UEM, UEL, UFPR e etc e tal

Anônimo disse...

Tudo bém que o Rogério foi mal na entrevista com o Joaquimdepaula,
mas acho que ele foi salvo pelo gongo, quando diz que vai ouvir toda a comunidade interessada no assunto da Fusão fafipa/uem. Amenizou o impacto, mas cuidado nas entrevista Rogério,peixe morre pela boca.....

Anônimo disse...

É.. pelo que parece, nosso querido prefeito é contra fusão..concordando com o Cássio Augosto espero que ele, tome a decisão infundida pela maioria, quanto a essa história de valorização da cultura, por favor!!! me poupe... isso é conversinha de enrrolação...

A Fafipa só tem a ganhar e ser revalorização isso sim, pois o prestigio dela deu uma caída depois daquela história de duas listas de aprovados no vestibular de verão de 2007/2008.
E vindo um vestibular com o nível da UEM, aí sim que a coisa que fica boa.. nós estudantes paranavaienses não somos burros caro prefeito...
Eu passei na Uem, me formei na Uem e hoje estudo na fafipa, todos temos capacidade, de fazer um vestibular da UEM sim..
Aliás meus amigos do 2ºgrau na sua maioria estudaram na UEM e estudam, são e nasceram em Paranavaí, tendo uma faculdade com nível da Uem aqui vai ser bem melhor, até pelos pais que não terão que bancar republicas p/seus filhos em Maringá, pois a maioria dos universitários de lá são daqui.
Espero que não me arrependa de ter votado em você caro, estimado e querido Prefeito Rogério Lorenzetti.

Anônimo disse...

Acho que o prefeito Rogério foi tremendamente infeliz no seu comentário, sou professora e sei do potencial que tem nossos alunos e professores, claro que tenho ciência que, como em qualquer outra profissão, tem os bons e maus profissionais, agora, generalizar é complicado.O Colégio que trabalho é um exemplo de preparação para qualquer vestibular, haja visto o grande número de aprovações nas Universidades de ponta do país. Mas, parece que o prefeito esqueceu que as pessoas que hoje, por tabela, são chamadas de "limitadas", são as mesmas que o elegeu, sendo assim, inapta para escolher nosso dirigente. Cuidado com as palavras prefeito, elas têm um poder enorme, uma vez dita, fica dificil reverter, talvez se o senhor vier à público se retratar, quem sabe, ameniza - se as coisas.

Ouça o Jornal do Meio-Dia pelo link da Cultura AM - Clique na logon da Caiuá

Quem sou eu

Paranavaí, Paraná, Brazil
Radialista, apresentador do Jornal do Meio-Dia, na Caiuá FM e Cultura AM (Paranavaí-PR-Brasil) de segunda a sexta, das 12.00h. às 13.00h. E-mail : joaquimpintoster@gmail.com





Arquivo do blog

PARA BUSCAR NO BLOG CLIQUE AS PALAVRAS ABAIXO