
Pequenos gestos podem ser a semente de grandes ações sociais, especialmente na área da Educação Infantil. Pelo menos é o que pensa a professora do Ensino Fundamental, Luzia Fernandes de Souza (foto), da Escola Municipal Naymi Abrão Nasser, na pequena cidade de Marilena - quase sete mil habitantes - próximo a Nova Londrina, no extremo noroeste do Paraná.
Com uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela conseguiu dar início a uma biblioteca infantil na cidade. A professora conta que o governo federal, por meio do Ministério da Educação, doou 300 obras infantis após ler o apelo dela.
Luzia teve a idéia de escrever ao presidente depois de coordenar um trabalho na Olimpíada de Português, evento promovido pelo Governo do Estado.
“Percebi que muitas crianças tinham talento para poesia e literatura, mas não dispunham de boas obras que servissem de base para uma formação nesta área”, conta.
A escola municipal improvisa uma biblioteca em uma pequena sala e conta com poucos livros doados pela comunidade.
Fonte : Vanda Munhoz - O Diário do Norte de Maringá
De Paula, é de nos deixar muito contente quando vemos dessa rara notícia; alguém preocupado de verdade com nossa literatura, nossa língua portuguesa, com o saber que tão cedo deve começar em nossa vida, na infância.
ResponderExcluirNeste ponto aflora minha saudade e eternos agradecimentos às professoras Rozinha de Oliveira (hoje uma grande poeta curitibana, irmã do Paulo Cesar/Gralha Azul) e Alba Dantas Montenegro (de quem não consigo obter notícias...), do meu inesquecível Externato Nísia Floresta (antes do Mini-ginásio Luther King), aí em Paranavaí.
Muito se batem nos professores, nos seus indignos salários, nos métodos de ensino. É tanta discussão teórica pra lá e pra cá, mas atitudes objetivas como essa da abnegada Professora Luzia, de Marilena, fazem com que a gente não perca nunca a esperança quanto ao progresso do ensino básico e fundamental.
Aliás, apesar de estar sendo tão manipulado o ensino básico e fundamental por prefeitos, como é o caso aqui em Maringá, cujo prefeito, apoiado pela maioria dos vereadores, desrespeitosamente acabou com a eleição direta pela comunidade, para a escolha de diretores de escolas municipais. Certamente os filhos estudam em alguma escola particular cara... onde certa vez ele foi buscá-los com o carro oficial, e depois foi condenado pela Justiça por isso.
De Paula, então podemos dizer: não é a toa que essa dedicada professora se chama LUZIA... só mesmo sendo "Luzia" pra luzir, brilhar de verdade, se destacar na escuridão das inércias...
Com essa atitude, De Paula, a Professora Luzia demonstrou que segue à risca o sentido de uma frase - que uns dizem ser de Pitágoras, outros de Aristóteles, mas que eu acho ter sido de Sêneca:
“Educai as crianças, e não será preciso punir os homens.”
Parabéns à Professora Luzia Fernandes de Souza!!
abs