quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Fusão Uem/Fafipa - Entrevista do Prof.José Paszczuck à Rádio CBN/Maringá

Esta entrevista foi levada ao ar hoje (9) pelas rádios Caiuá FM e Cultura AM no Jornal do Meio-Dia.
Vocês poderão observar que o prof.José Paszczuck , diretor da Fafipa, será um forte opositor dessa idéia.
Ouça: -
Para comentar clique AQUI

9 comentários:

  1. De Paula, essa "vontade institucional" que o Sr José Paszczuck fala é uma das condições para a fusão. Mas daí falar que 90% dos professores são contra... não condiz com a realidade. Fazer uma assembleia dirigida com truculência e, onde mais de duas horas da mesma falaram com exclusividade o todo poderoso Anibal, da FAFIPA e, o Diretor da FECILCAM, que veio a convite para falar contra... é cercear o verdadeiro debate. É preciso abrir o debate com toda a comunidade... e realizar um plebiscito... aí sim teremos a verdadeira "vontade institucional". É preciso abrir mão do monopólio do poder para que a FAFIPA cresça e se desenvolva em todos os aspectos da vida acadêmica... que se modernize e passe efetivamente a valorizar a pesquisa científica na instituição. Que o tide não seja uma complementação salarial e esteja a serviço da pesquisa, do ensino e da extensão.
    Que o debate continue!

    ResponderExcluir
  2. "vontade institucional" é uma balela! a única vontade que deve ser levada em consideração é a da população atendida pela FAFIPA!

    ResponderExcluir
  3. A verdade é simples, não há dados concretos.
    Então, o bom senso mostra que o melhor seria um trabalho sério a ser feito pela Comissão Tripartite com representantes da (FAFIPA, UEM e sociedade civil), o diretor não é dono da FAFIPA, os professores também não. A FAFIPA, assim como a UEM é um patrimônio público estadual, pertence à sociedade paranaense.
    Somente um trabalho sério, objetivo e transparente dessa Comissão, poderá trazer elementos/dados materiais para um posicionamento maduro sobre se a fusão seria positiva ou negativa.
    É preciso agir sem paixão, rancores e irracionalismo.

    ResponderExcluir
  4. A inteligência diz que ainda não dá para ser a favor ou contra a fusão. Simplesmente, não sabemos o que seria isso.
    Então, paremos de discurso e vamos ao trabalho. No final, depois de analisados os prós e os contras, poderemos dizer se a UEM ou a UNESPAR seria melho.
    NÃO ESQUECER QUE É PRECISO DISCUTIR TAMBÉM COM O GOVERNO.
    Ficar dois anos em discussão de gabinete sobre a UNESPAR pode levar a alguma coisa?
    Vamos tirar as coisa dos gabinetes e dos papéis.

    ResponderExcluir
  5. E aquela comissao que foi formada por segmentos da sociedade(inclusive o bispo diocesano)já foi pro espaco,pois o Pasczuck nem esperou mais reunioes e já fez uma(só seus chegados) demonstrando total falta de respeito.Gente,assim nao dá...vamos ferrar esse diretor,e rapidamente.Em tempo:na próxima eleicao para diretor esse atual vai ser o último colocado,quem quiser apostar é só ligar para 8888-llll e falar no valor da aposta!

    ResponderExcluir
  6. O Paszczuck,diga aí, quem é este acadêmico, brasileiro que não desiste nunca?

    ResponderExcluir
  7. Voces ficam dando muita moral pra esse tal de Pasczuk,pergunto:quem gosta dele,principalmente lá na Fafipa,e fora dela,só mesmo o Rogério,mas o troco vem aí,e a primeira derrota do Rogério será a derrota(feia) do Diretor da Fafipa na proxima eleicao.Esperem....

    ResponderExcluir
  8. O Paszczuck, delira,ou é inocente
    ou esta com problenas neurológicos.
    UNESPAR é um projeto morto e enterrado do governo JAIME LERNER, tinha objetivo puramente político, que era a candidatura do então deputado Hermas Brandão, presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, a governo ou a senador, uma aventura que foi pro espaço e junto a tal Malfadada UNESPAR. Na realidade a direção da fafipa da época permitiu de forma irresponsável, que a instiutição fosse usada para tal aventura, compraram bilhete premiado, os espertalhões da fafipa na época, caíram no conto do vigário.Bem errar uma vez ,tudo bem, mas duas e burrice, ressuscitar isto agora,é querer nos dar o diploma de otário , além de ser uma forma de agreção ao Governo Requião, que não é contra a FUSÃO fafipa/uem ,ao contrário vê com simpatia este movimento liderado pela comunidade de paranavaí e região. O diretor se levar esta idéia adiante ,estará cavando a própria sepultura e colocando o prefeito Rogério e o deputado Teruo, numa tremenda saia justa, perante ao governador Reguião, o mesmo é quem nomeia o diretor da fafipa, será que diretor esqueceu deste pequeno detalhe ?

    ResponderExcluir
  9. que baita mentira hein Diretor. Existe uma portaria do governo do parana que proibe qualquer universidade ou faculdade de abrir novos cursos no Paraná. e outra a Unespar como ele mesmo disse ja existe de fato mas não de direito a mais Dois anos nunca sequer foi discutido com os academicos e com a população de Paranavai essa questão.

    ResponderExcluir